Rodar com tanque na reserva queima a bomba de combustível?

Muita gente pensa que rodar com muito pouco combustível no tanque pode queimar a bomba. E a resposta é: depende!

Por Boris Feldman02/10/19 às 06h15

Volta e meia o pessoal me pergunta se é verdade que rodar com o combustível muito baixo no tanque estraga a bomba. E eu sei a origem dessa pergunta. É porque hoje a bomba elétrica trabalha mergulhada no tanque, envolta em combustível.

E muitos afirmam, enganadamente, que se o combustível vai baixando até o fundo do tanque, a bomba deixa de ser refrigerada, esquenta e queima. Ora, quem diz isso apenas ouviu o galo cantar sem saber aonde, porque essa bomba elétrica de combustível é refrigerada, sim, pelo líquido; mas por aquele que passa dentro dela, que ela puxa do tanque e joga para o motor.

Então, faltar combustível em volta da bomba não provoca dano nenhum. O que não pode é acabar o combustível e a bomba passar a puxar ar do fundo do tanque. Pois aí vai mesmo faltar a refrigeração, e a bomba vai se aquecer até queimar.

bomba combustivel corsa celta Tanque na reserva
Avalie o conteúdo:
Clique na estrela para avaliar.
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
4 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Roberto 3 de outubro de 2019

    Não me preocupo muito com a possibilidade de queimar a bomba de combustível.
    Não sei até onde tem fundamento, mas quando o tanque fica bem vazio tenho a impressão que há mais chance de impurezas e resíduos que decantam no fundo do tanque possam ser bombeados para o sistema de injeção, prejudicando o funcionamento do motor.
    Desta forma, sempre que possível, evito deixar o tanque muito vazio.
    .

  • Avatar
    Bartolomeu Casemiro 3 de outubro de 2019

    Faz 11 anos que coloco 15,00 de álcool no meu celta toda semana e nunca queimou a bomba.

  • Avatar
    José Ricardo 3 de outubro de 2019

    Dei valor esse comentário,é só o que eu escuto,é isso,a bomba vai queimar,se andar na reserva!
    Obrigado,pelo o esclarecimento!

  • Avatar
    Martin Eman 2 de outubro de 2019

    Outro fator que também influencia é que toda vez que a bomba envia o combustível para o motor parte do líquido não é utilizado e retorna para o tanque e neste processo o combustível sofre um aquecimento pelo calor do ambiente do motor. Se existe pouco combustível no tanque o mesmo vai se aquecendo além do normal, diminuindo o poder de refrigeração da bomba de combustível, aí sim prejudicando a bomba a longo prazo.

Avatar
Deixe um comentário