Tanque na reserva: rodar assim danifica a bomba de combustível?
Muita gente pensa que rodar com muito pouco combustível no tanque pode queimar a bomba. E a resposta é: depende!
Muita gente pensa que rodar com muito pouco combustível no tanque pode queimar a bomba. E a resposta é: depende!
Volta e meia o pessoal me pergunta se é verdade que rodar com o combustível muito baixo no tanque estraga a bomba. E eu sei a origem dessa pergunta. É porque hoje a bomba elétrica trabalha mergulhada no tanque, envolta em combustível.
E muitos afirmam, enganadamente, que se o combustível vai baixando até o fundo do tanque, a bomba deixa de ser refrigerada, esquenta e queima. Ora, quem diz isso apenas ouviu o galo cantar sem saber aonde, porque essa bomba elétrica de combustível é refrigerada, sim, pelo líquido; mas por aquele que passa dentro dela, que ela puxa do tanque e joga para o motor.
Então, faltar combustível em volta da bomba não provoca dano nenhum. O que não pode é acabar o combustível e a bomba passar a puxar ar do fundo do tanque. Pois aí vai mesmo faltar a refrigeração, e a bomba vai se aquecer até queimar.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Por via das dúvidas sempre tenho um galão para transporte junto no meu fucão. Se chegar perto da reserva já coloco no tanque. Mas sei lá se faz sentido ou não. Meu mecânico sempre diz que não é pra rodar na reserva. Quem quiser uma dica boa de galão pra armazenar combustível sugiro algo como esse que é super resistente e não tem perigo algum de vazar
Um posto de Teresópolis, POA., esta com problemas, o marcador do carro não marca o que deveria ser. o gerente respondeu que e falha do carro, E NAO É CARRO VELHO. acontece que outros postos não tem essa falha. VERIFICAR OS POSTOS PARA QUE TRABALHEM HONESTAMENTE.
TEM QUE IR EM CANA, GASOLINA CARA E AINDA ROUBAM. 23/0522
Com certeza absoluta pouco combustível não estraga a bomba porque existe o copo da bomba a bomba é resfriada na parte interna da bomba é mais fácil queimar com filtro de combustível entupido combustível adulterado muita sujeira no tanque pode entupir o pré filtro eo o comustivel volta pelo retorno e sai dentro do copo da bomba mas é melhor evitar dando manutenção correta uso de aditivo pode melhorar a vida útil da bombas bicos até do motor falo meu
Depende de alguns fatores como : falta de combustível , baixo nível de combustível e se for associado aí clima quente pode queimar a bomba em pouco tempo de uso , o fato e que , se estiver baixo o mesmo combustível que refrigera pode aquecer a bomba , pois ele trabalha circulando entre motor e tanque e se houver pouco no tanque , essa ida e vinda ao motor aquece o combustível perdendo a propriedade de refrigerar a bomba .
Entendo que a queima da bomba está relacionado com a fabricação e grau de qualidade.
Ex: quando compramos um veículo zero Km em regra seus componentes tem uma durabilidade de 03 anos; já quando passamos a adquirir peças no mercado comum essas mesmas peça tem uma durabilidade no mínimo 50% menor.
Comprei zero km um festa em 2012 tem 148000 rodado e até hoje todo com o tanque na reserva e nunca deu problema
Leiam o Manual, o meu recomenda abastecer com 1/4 e evitar rodar com menos que isso, ou seja, nem esperar entrar na reserva. Já vi muitos relatos na internet de VW Polo TSi com menos de 20.000km e bomba queimada, provavelmente não leram o manual.
Todo mês encho o tanque do meu Vectra e ando até piscar a reserva nunca deu problema na bomba.olha que já tive golf,meriva,C3,uno, Sandero,E nunca tive problema.
Queima sim pelo menos do JAC j3 sim queimou
Bom de mais
Não tem muito noção quem fala que queima a bomba ,,, pois o fabricante já faz o conjunto bem feito , se caso o combustível acabar a bomba já mais ficar em funcionamento pois sem alimentação o motor apaga e a bomba para de funcionar , seria muito bom se ficasse puchando ar e o motor ficasse sendo alimentado com ar , só assim daria tempo de chegar em um posto de combustível kkkk , ela foi projetada pra puchar todo o combustível do tanque , isso é conversa pra boi dormir já os fabricantes iriam fazer uma bomba nessa condição de funcionar e queimar porque teria passado pra reserva , nesse caso ele fariam um sistema pra o motor apagar antes de acabar todo o combustível
A bomba quando trabalha com pouco combustível ela vai perdendo sua pressão então é melhor andar com o tanque com pelo menos no meio . O carro fica mais forte e vc não terá problema com a bomba
Depende ser anda na reserva direito queimar bomba de combustível força
Gostei da explicação
Tenho um palio 2016 com 310 mil km trabalho como motorista uber em PORTO ALEGRE e nunca troquei a bomba de gasolina dele as vezes chego no posto de gasolina para abastecer so na banguela!!!!
Tenho um Palio fire 2009, com originais 20150mil e a bomba de combustível ainda e a mesma que saiu de fábrica. Como eu consegui isso?? Simples, giro a chave e deixo a bomba carregar e só depois ligo o carro, e é raro deixar entrar na reserva,
Tenho um palio 2007, 227 km rodado nunca troquei a bomba de combustível uma vez por semana anda só no vapor até chegar no posto pra abastecer….. E agora…
Boa noite
Não queima nada
Troquei a bomba com 145 mil km, queimou de repente. Agora, carro 188 mil km, 2 anos e pouco depois, ela está cantando na primeira virada de chave quando está frio, quando está calor, funciona normal. Não precisa dar partida. Se desligar a chave e ligar novamente já não canta. Original Bosch. Mas a pressão e o desempenho do carro estão ótimos. Vamos ver até quando que ela aguenta
Discordo do texto. A bomba queima sim, já aconteceu duas vezes comigo, então eu sei na prática que queima e não só na teoria.
Boa noite
Não queima nada
Estava a 100 km por hora, na esquerda, sentir que o carro deu uma falhada, acelerei e não respondeu, fui jogando para faixa do meio, até conseguir ir para direita e entrar no acostamento, tentei ligar o carro e nada, esperei uns dez minutos, liguei e não funcionou, chamei um guincho, da própria rodovia. Parei perto de um posto de combustível, depois da algumas tentativas em vão, ainda que escutava o barulho da bomba acionando bem fraca, fui até o posto, comprei 3 litros de gasolina, coloquei no tanque, e fui e liguei, fez o barulho da bomba bem alto e o carro funcionou, cheguei em casa.tirei a bomba, tudo normal, liguei o carro e a luz de reserva acendeu e vi que estava com pouco combustível, isso quer dizer que a bomba não queima, simplesmente o carro não liga o motor..isso aconteceu a 3 dias atrás..
A três dias atrás, estava na rodovia a 100 km, e quando acelerei, senti que deu uma caída brusca na rotação do motor, fui para faixa do meio, conseguir chegar na direita e depois no acostamento com o embalo, acelerando e o carro não funcionava, fiquei parado cinco minuto, acionei a chave e não ouvi o barulho da bomba, liguei e não pegava, chamei o guincho da rodovia e me rebocaram até um posto de combustível e eu achei que era a bomba, pois a luz de reserva não acendeu, eu achava que tinha combustível, tentei ligar o carro e nada, fiquei em silêncio e acionei a chave de ignição, ouvi um barulho bem fraco da bomba, resolvi ir no posto e comprei um galão de gasolina e coloquei no tanque, ao ligar o carro a bomba fez um barulho mais alto, liguei o carro e funcionou normal, então entendi que a bomba não queima, pois o motor não funciona, deve queimar tentando ligar e o tanque seco.. até a luz de reserva voltou a funcionar.
Seu mecânico deve estar te enrolando.
A matéria está corretíssima. O que queima a bomba é forçar o funcionamento do carro, sabendo que não tem combustível. Isso esquenta a bomba e faz queimar. De resto, pode acabar quantas vezes quiser que vai funcionar. Ela foi feita pra isso, puxar o combustível. Agora atenção depois da pane seca. Pois, ao reabastecer, depois de uma pane seca. Deve se ter um pouco de calma ao tentar funcionar o carro. Ele não vai pegar de primeira. Tenta funcionar o carro de forma gradual, pois neste processo também pode se queimar a bomba. Tendo em vista, que ainda não tem combustível suficiente circulando na mangueira do sistema. Vai tentando de forma pausada até ele religar, para não esquentar a bomba. Mas falta de combustível não queima bomba nada. Acabou o combustível? vai buscar mais e para de forçar o carro. Vai ligar de novo? Vai com calma.