Tanque vazio não queima bomba, só o filme de quem divulga
A bomba de combustível não depende da quantidade de líquido inflamável presente dentro do tanque para ser resfriada
A bomba de combustível não depende da quantidade de líquido inflamável presente dentro do tanque para ser resfriada
Dois leitores já conferiram eu afirmando aqui, recentemente, que o nível do combustível no tanque não tem nada a ver com a refrigeração da bomba elétrica que fica mergulhada nele.
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O nível pode estar na metade, em um quarto, lá embaixo do tanque, a refrigeração da bomba é feita pelo que ela própria suga do tanque, ou seja, pelo combustível que passa no seu interior, não pelo combustível que está em volta da bomba.
Esses dois leitores afirmaram ter visto num programa de automóveis, num canal de televisão, exatamente o contrário: pra jamais deixar o nível baixar muito no tanque pois pode danificar e até queimar a bomba.
Fake news. Uma informação falsa que já corre há muito tempo aí pela internet e que a imprensa dita especializada, ao invés de esclarecer as coisas, ainda contribui para aterrorizar ainda mais o motorista.
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Boas dicas e esclarecimentos para proprietários de veículos, o meu fiesta troco óleo original com filtro aos 6.000 quilômetros e nunca completo o.óleo. Com relação a bomba de combustível e bicos injetores são da fábrica ainda é funciona perfeitamente, no caso do bico só manutenção preventiva e troca de oringues.
Acredito que deixando pouco combustível no tanque ele vai terminar aquecendo diminuindo assim a eficiência para refrigerar a bomba de combustível .
Nossa quantos especialistas kkk, agora o digo a única verdade, risco de andar com pouco combustível é não abastecer antes da “pane seca” e assim faltando combustível o motor desliga quem está dirigindo não desligar a chave e a bomba fica tentando puxar combustível caso quem estiver dirigindo ficar dando partida ou ligando e desligando a chave, assim ela super aquece e danifica rápidamente!!!!rapido msm!!!!!, no caso de puxar sujeira nao é verdade porque a bomba já puxa no fundo do tanque sempre, tem já a peneira dela para proteger de ir alguma sujeira, e o que passa por ela normal fica no filtro de combustível…. aulinha gratis para todos …. :p
Exatamente , meu filho já queimou a bomba duas vezes por estar na reserva.
Antes de tudo, é preciso entender o que se entende de “queimar a bomba de combustível”.
Andar com pouco combustível no tanque, mesmo na reserva, não prejudica a bomba de combustível “por aquecimento”, mas pode fazer com que a bomba sugue impurezas que se acumulam no fundo do tanque. Quando o tanque está quase vazio, as impurezas ficam mais concentradas, ao contrário de quando o tanque está mais cheio. Logo, a lógica recomendável seria evitar rodar com tanque com pouco combustível.
Dificilmente uma bomba de combustível queima, mas ela pode ser prejudicada (não queimada) se sugar muita impureza ou se ficar funcionando em vazio por muito tempo, como em situações de pane seca. Pane seca por falta de combustível é um problema sério que pode prejudicar todo o sistema de alimentação.
Em tempo: O meu carro atual tem tanque muito pequeno. Assim, geralmente, só reabasteço quando a luz indicadora de reserva acender. Não tenho medo da bomba queimar.
Se no seu caso nunca queimou uma bomba de combustível, como pode afirmar que andar na reserva ela queima?
Eu já tive uma bomba queimada em um veículo Voyage 2018 flex. Ela queimou mesmo chegou a derreter.
O mecânico disse que eu andei com pouco álcool.
O que houve então?
Sou técnico em elétrica, eu que nunca vi uma bomba de combustível “QUEIMADA”. por falta de combustível ou baixo. Já abri o motor da bomba e vi q algumas perdem a pressão e outras as escovinhas se gastam devido ao tempo de uso.
Isso deve ser similar a bomba de agua que queima quando fica puxando seco. Como no carro isso não é possível tendo em vista que o motor logo desligaria. Puxar sujeira do fundo pode puxar com tanque quase vazio ou cheio levando em consideração que o combustível nao fica parado no tanque.
Acredito que a grande jogada é sempre manter a troca do filtro de combustível em dia que gira em torno do valor de uma sobremesa em um restaurante mas que mesmo assim o pessoal negligência.
E no caso de um motor girando no gás?
A bomba funciona até queimar se não tiver nenhum álcool?
Boa tarde! No caso de veículos equipados com GNV, dependendo de quem instala o kit, dar pra instalar um “salva bomba”, quando se passa para o GNV a chave comutadora através de um relé, desliga a bomba de combustível. Se não tiver algum dispositivo pra desligar a bomba, mesmo no GNV ela estar virando sempre. Digo isto pois já trabalhei em uma oficina convertedor para GNV.
20 l da mais ou menos 20 kg, em anos carregando esse peso transformando em consumo adicional da pra trocar uma bomba caso estrague, então, queimando ou não tanto faz com quanto de combustível cada um costuma dirigir.
Sou mecânico e cansei de rodar com meu carro na reserva e nunca troquei a bomba de combustível, mais de 210.000 km
A primeira vez que tive que abrir o tanque foi para trocar o sensor de nível, com 200.000 km e a flange da bomba que estava com vazamento. O tanque não tinha nenhuma sujeira o que contribuiu para a longevidade da bomba. O grande problema que faz a bomba de combustível travar (queimar) é sujeira. De vários carros que já troquei a bomba de combustível, em todos o problema foi sujeira no tanque de combustível, que acabava entupindo o pré filtro e a bomba trabalhava forçada até queimar.
Faz todo sentido a causa da queima da bomba ser a sujeira acumulada no fundo do tanque. Talvez o que aconteça é que quando há mais combustível no tanque, a chance de a bomba sugar a sujeira, entupir e consequentemente queimar é menor. Se andar sempre na reserva, mas manter o tanque limpo é bem provável que a bomba nunca queimará.
Amigos todos os componentes dos veículos, sejam eles qual forem, tem uma vida útil. Bombas não queimam só por falta de combustível. (Se for provado). Cada um tem uma opinião e debater esse assunto é enxugar gelo.
Boris parabéns por suas reportagens! Trabalho na área de reparação automootiva a 15 anos com especialidade em elétrica. Venho por meio desta passar meu conhecimento e opinião referente ao assunto citado. Não podemos afirmar que queima a bomba pois ela aquece. Mesmo que o tanque esteja na reserva o “copo” onde fica armazenado o refil que por sucção faz o transporte do combustível até os bicos injetores fica cheio. O que pode acontecer é o fato de estar com pouco combustível sugar mais partículas de sujeira, mesmo com o pré-filtro , ocasionando assim o travamento da mesma e a sua queima.Conforme citado em alguns comentários, o fato de a bomba em carros zero km estarem na reserva dificilmente terá problema por ser nova e não apresentar sujeira no tanque , ou seja uma situação muito diferente de um carro com mais de 80 mil km já que a vida útil da peça pode variar de 80 a 130 mil km . Portanto aconselho a não rodar na reserva. Espero ter contribuído com minhas informações técnicas e experiência de trabalho! Um grande abraço a todos!
É esse assunto é meio complicado porque eu também tive esse probleminha com a minha moto só fala que não precisa aqui não precisa e acabei queimando a bomba de combustível com a moto que tem o que 10 km rodado e aí hein
Na dúvida, sempre deixe o tanque com combustível.
Não vou discorrer sobre quantos anos tenho de experiência ou meu currículo. Acho dispensável.
Como tudo após a era da internet, temos que cuidar com os radicalismos. Não soltar regras como universais.
Existe sim uma relação ao comportamento do motorista e a vida da bomba. Carro que roda muito pouco, álcool ruim e velho, gasolina ruim ou velha… Não trocar filtros ou pré filtros de acordo com a escolha do combustível e tipo de utilização…
O que resfria a bomba é de fato o que passa por ela e o próprio sistema de retorno e copo , muito otimizado desde a era flex. Se tem combustível no tanque, suficiente para ela puxar, significa que o retorno e copo estão com fluxo e nível de combustível.
Sendo assim, nos sistemas modernos é impossível relacionarmos queima de bomba ao hábito de andar na reserva.
A bomba queima sim’ se andar com pouco combustível sou taxista a 25 anos ando no gnv mais com o tanque cheio de combustível tenho este hábito e nunca troquei se quer uma bomba de combustível exemplo já rodei 430.000 mil km com um carro sem nunca trocar a bomba combustível
Papo furado seu amigão, os carros 0km não tem nem 1litro de combustível no tanque, outra coisa sou casado a 25 anos e sempre que saio com o carro da minha esposa está com a luz de alerta de combustível em nível crítico, nunca troquei 1 bomba de combustível sequer.
Toyota Etios tem filtro dentro do reservatório de combustível e se troca a cada 40 mil km.
Amigo,quando vc roda no GNV a sonda que analisa os gases informa a central o combustível usado, então a bomba de combustível é desligada.Entao ela não tem como aquecer,e posso afirmar que rodar com o tanque abaixo de 1/4, não queima a bomba,só rodo assim,só completo o tanque quando vou viajar, já são 150000 KM rodados.
Só se o seu carro for original GNV, porque em um carro adaptado a bomba de gasolina só desliga se for manual, o que desliga são os bicos.
Se no seu caso nunca queimou uma bomba de combustível, como pode afirmar que andar na reserva ela queima?
Não queima andar na reserva oq faz queimar a bomba é deixar o veículo apagar por falta de combustível por muitas vezes
Boris, esse assunto e polêmico, já troquei vários refis de bomba por conta de proprietário de veículo só andar na reserva… Acho que isso depende muito da bomba no caso fabricante do refil e de como esse carro e cuidado no que tange a combustível…
Bom dia à todos!
Caros leitores, em meus 37 aos trabalhando em uma montadora, nunca houve esse assunto sobre a bomba queimar, por andar com o tanque quase vazio.
Na linha de produção, o veículo é abastecido somente 2 litros de combustível.
Se fosse verdade as montadoras abasteceram com maior quantidade do mesmo
Correto Carlos, inclusive os veículos com essa pequena quantidade de combustível ficam no pátio por semanas até chegarem as concessionárias onde também podem ficar por meses com pouca quantidade de combustível e não queima por isso, 8 anos trabalhando em agência como mecânico só troquei bomba de combustível por falha de produto onde se ocasiona ruídos e dificilmente por queima dela.
Essa materia é baseada em fatos ou opinião sua caro Boris? Ja contactou a Bosch por exemplo e pediu uma confirmação tecnica? Você mesmo diz que ela é resfriada pelo líquido que ela puxa. Se o tanque está bastante baixo e o veiculo faz uma curva, o que acha que a bomba irá puxar? Não acha também que isso depende muito? Carros menos potentes usam bombas menos potentes, mas outros ja podem usar bombas mais potentes e mais dependentes de resfriamento.
Elias, os reservatórios e os “copos” onde a bomba fica alojada são desenvolvidos para não acontecer isso, a grosso modo numa curva o combustível não sai da cuba e a bomba sempre fica alimentada por combustível. Os carros mais antigos sim pode acontecer isso.
Aí já a qualidade do material já é outra coisa
Assunto meio controverso, hein Boris? Minha experiência de motorista tendo carros desde 96, nunca tive problemas de queima da bomba de combustível, porém foram raras as vezes em que andei com o tanque na reserva. Eu não deixo baixar menos de 1/4 do nível. Já o meu sogro tem o hábito de andar só na reserva e já teve que trocar a bomba algumas vezes e em diversos modelo que ele teve.
Sou mecânico não praticante KKK hoje não mais ,mas seguindo a lógica de funcionamento q é o combustível resfria a bomba por dentro e não por fora a bomba só vai queimar si não conseguir sugar combustível nenhum isso só vai acontecer si vc pegar uma subida muito ingrime e longa na reserva,uma situação muito rara . Eu já andei muito na reserva e nunca queimei bomba e olha q sou de BH ,q é cheio de morro ,então há um terrorismo desnecessário sobre andar na reserva.