Quanto custa encher o tanque de um caminhão no Brasil?

Hoje, o combustível pode responder por até 60% do valor arrecado com o frete e o consumo pode ser de até 1,5 km/l de diesel

enchendo tanque caminhao shutterstock
Alguns pesados têm capacidade para quase 1.000 litros de combustível (Foto: Shutterstock)
Por Érico Pimenta
Publicado em 28/05/2022 às 10h03
Atualizado em 19/10/2022 às 14h41

Atualmente, com os consecutivos aumentos do diesel nos postos brasileiros, quanto custa encher o tanque de um caminhão no Brasil? Algumas variáveis devem ser levados em conta.

Participe do nosso Canal no WhatsApp

Primeiro, temos que entender alguns pontos. Caminhões, dependendo do modelo, têm dois tanques de combustível.

Isso não é apenas para ter uma grande autonomia, mas também porque esses veículos, dependendo da aplicação, rota, peso e do próprior conjunto em si podem gastar de 1,5 a 4 litros de diesel por quilômetro rodado.

VEJA TAMBÉM:

Vale lembrar que no Brasil existem diferentes tipos de conjuntos, mas usamos os três para exemplo:

Agora podemos agora ver quanto custa encher o tanque de um caminhão – em média. Para o nosso exemplo, vamos usar o Volvo FH 540, modelo da categoria “Pesado” mais vendido no Brasil em 2021 e segue como o mais vendido nos 4 primeiros meses de 2022.

O Volvo FH 540 6x4T (sem redução nos cubos) apresenta três diferentes de entre eixos, e com isso apresenta três diferente escolhas para os tanques de combustíveis sendo elas:

  • Entre eixos de 3.000 mm, tanques duplos de 285 + 210 litros, com total de 495 litros.
  • Entre eixos de 3.200 mm, tanques duplos de 330 + 210 litros, com total de 540 litros.
  • Entre eixos de 3.600 mm, tanques duplos de 490 + 490 litros, com total de 980 litros.

Bom, com essas informações em mãos, agora precisamos saber o valor do diesel e calcular quanto custa encher o tanque de um caminhão.

A ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) realiza um levantamento de preços semanal chamado de SLP (Sistema de Levantamento de Preços) e vamos usar esses valores como referência.

A ANP divulgou três preços, sendo o mais baixo, o preço médio é o mais alto. Vamos usar a pesquisa feita entre os dias 15/5/2022 e 21/5/2022. Nessa pesquisa foram pesquisado o valor do diesel S10 em 4.422 mil postos e encontrou os valores:

  • Preço mínimo: R$ 5,79 o litro
  • Preço médio: R$ 7,07 o litro
  • Preço máximo: R$ 8,40 o litro

Dessa forma, para abastecer um Volvo FH 540 o valor seria de:

Preço  Mínimo (R$ 5,79) Médio (R$ 7,07) Máximo R$ 8,40
Tanque de 495 litros R$ 2.866,05 R$ 3.499,65 R$ 4.158
Tanque de 540 litros R$ 3.126,60 R$ 3.817,80 R$ 4.536
Tanque de 980 litros R$ 5.674,20 R$ 6.928,60 R$ 8.232

Encher o tanque custa mais de 60% do frete

Vale lembrar que pesquisas mostram que o valor do diesel já impacta em mais de 60% do valor do frete, ou seja, os outros 40% ficam para pagar impostos, pedágios, alimentação entre outros.

Isso faz com que os caminhoneiros autônomos sofram cada vez mais para encher o tanque de um caminhão.

Além disso, muitos caminhoneiros alegam que os embarcadores não respeitam a tabela de fretes e ofertam valores abaixo, fazendo com que a lucratividade do frete seja menor.

Em 2019, em apenas 6 dias de fiscalização na região de Ourinhos em São Paulo, a ANTT emitiu 139 autuações relativas ao descumprimento da tabela mínima de frete, 77 referentes ao vale-pedágio, 21 sobre produtos perigosos, 14 sobre pagamento eletrônico de frete e oito a respeito do Registro Nacional de Transportador Rodoviário de Cargas (RNTRC).

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
SOBRE
8 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Carlos Eduardo 23 de junho de 2022

???
Façam arminha e dancinha pra comemorar o preço do diesel passar do triplo do preço no tempo do PT!
Eh gado!

Avatar
Lisboa 7 de julho de 2022

O frete era quanto??? Quando o pt quebrou o país, tinha frete?

Avatar
Cadillata 28 de maio de 2022

Faltou dizer que nesses 40% ainda é preciso guardar dinheiro para a manutenção e troca do caminhão depois de velho.

Avatar
Cadillata 28 de maio de 2022

Primeiro é preciso construir ferrovias.
Desde a década de sessenta fala-se em construir uma ferrovia leste/oeste em Santa Catarina e até agora nada.
De tempos em tempo a pauta volta, discutem, não chegam a lugar nenhum e tudo volta a estaca zero.

Avatar
Andre Rocha 28 de maio de 2022

Volta à estaca zero porque não compensa pra eles a construção do ponto de vista de recolhimento de impostos. Vamos fazer um supositório, digamos que a ferrovia em SC seja construída. de Balneário Camboriú a São Miguel do Oeste, em LINHA RETA, são 486km. Vamos colocar que a ferrovia construída se dê em torno de 800km (curva vai, curva vem…). Digamos que uma locomotiva consiga transportar 20 caminhões simultâneamente. De Balneário a São Miguel são 646km por rodovia. Se um caminhão faz, em média, digamos 2km/L, são IDA E VOLTA R$4.600,00 SÓ de combustível, fora pedário entre outros. 20 caminhés saem aproximadamente R$92.000,00 e o governo vai arrecadar em cima desses 92mil fora outros. Se uma locomotiva transporta esses mesmos 20 caminhões a um valor digamos de R$1.000,00 por passagem (2.000 ida e volta), o motorista não vai mais gastar os R$4.600,00 de combustível. Vai gastar, sei lá, R$500,00 de diesel, porque ele não vai precisar rodar tanto do ponto de partida até a estação, e da estação ao ponto de chegada. O governo vai deixar de arrecadar em cima dos 92.000 pra arrecadar muito menos, pois como falei não é só combustível, tem pedágio, manutenções, refeições, etc. De trem você não tem nada disso, entãoa caba reduzindo o valor do frete, reduzindo custos para empresa e motorista, consequentemente reduçõa de recolhimento pro governo… e se for pra mexer no bolso do governo, ele fará de tudo para que isso nunca seja viabilizado.

Avatar
Alves 28 de maio de 2022

Uma locomotiva em media leva a carga de 10 carretas e gasta o combustivel de tres carretas pata tal… uma economia basica de aprox 70% no frete… mas no Brasil, o lobby dos caminhões e estradas ainda é muito forte… e quem paga mais CARO pelo nosso feijão & arroz somos todos nós. Não sou contra nossos irmãos caminhoneiros, deixar isso claro, a questão é que eles poderiam ser recapacitados para maquinistas e etc entre outros postos de trabalhos em que eles ficariam perto até de suas familas e menos expostos a roubos de carga. Abraço.

Avatar
Cadillata 28 de maio de 2022

Quantos veículos Um trem substitui?
Ou seja, cada vagão movimenta o volume de quase quatro caminhões . Na prática, um trem composto de 100 vagões substituição 357 caminhões.
É mole?
Verifique em sites americanos trens cargueiros e veja a diferença.

Avatar
José lopes 28 de maio de 2022

Fácil resolver isso, basta ativar o sistema ferroviário no brasil e os caminhões serem transportados por trens até a cidade de destino para fazer a devida entrega, economiza diesel e pedagio, mas não vai dar lucro para concessionárias das rodovia, então não fazem né

Avatar
Deixe um comentário