Teste de colisão do Latin NCAP: se for pago…

Entidade sediada no Uruguai testa carros em crash testes e alguns veículos de imprensa publicam os resultados sem questionar métodos ou critérios

crash teste peugeot 2008 latin ncap
Novo 208 ganhou apenas 1 estrelinha (Foto: Latin NCAP | Divulgação)
Por Boris Feldman
Publicado em 18/06/2025 às 07h00

Tem lá no Uruguai a Latin NCAP, que faz crash tests para verificar o nível de proteção aos ocupantes dos veículos e confere de zero a cinco estrelas de acordo com o resultado.

VEJA TAMBÉM:

O último que a Latin NCAP anunciou foi do Peugeot 2008, e já se imaginava que o resultado seria o pior possível. E não deu outra: uma das cinco estrelas possíveis, o que não é difícil de explicar. A Stellantis não paga a Latin NCAP para realizar os testes, os uruguaios que comprem o carro.

A Volkswagen, ao contrário, só recebe quatro ou cinco estrelas. Fácil imaginar por que, não? E alguns veículos da imprensa sequer questionam os métodos e os critérios adotados pela Latin NCAP. Por que ela não publica junto do teste se a fábrica pagou ou não por ele?

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Santiago 21 de junho de 2025

Entidade privada, mantida com receitas privadas, tendo a missão de fornecer informações imparciais e de interesse público….
Sabemos que no mundo real isso não costuma funcionar de forma idônea e transparente.
Não existe almoço grátis. Ou seja, a conta do almoço sempre chega!

Avatar
Polvo 18 de junho de 2025

Pra mim sempre foi nítido que esses testes são pagos e sempre estranhei que só os modelos da VW não levarem pau, agora tá explicado!

Avatar
Deixe um comentário