Tração nas quatro rodas é item de segurança

Se engana quem pensa que este tipo de tração é apenas útil e eficaz na prática do off-road; entenda como ela pode ser útil no asfalto

Ford ranger raptor 2024 interior console seletor de tracao
Em dias de chuva a tração integral pode te salvar (Foto: Ford | Divulgação)
Por Boris Feldman
Publicado em 25/03/2025 às 07h00

A maioria dos motoristas está enganada ao pensar que a tração nas quatro rodas serve apenas para rodar na areia, na terra ou na lama. E não é bem assim, já que todos os veículos que devem enfrentar estes trechos mais complicados, só mesmo com a tração integral.

VEJA TAMBÉM:

Entretanto, a tração integral é de extrema valia também no asfalto, principalmente quando está  molhado. Isso porque é muito mais difícil o automóvel deslizar se as quatro rodas o estiverem tracionando.
Inclusive, muitos carros são equipados com a chamada tração nas quatro on demand, ou sob demanda. Ele anda, por exemplo, só com a tração dianteira, mas tem um sensor que percebe as rodas deslizando e aí ele aciona automaticamente também a tração do traseiro.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Luiz 25 de março de 2025

Como esse “engenheiro” diz bobagens. Impressionante
Ele ainda vive nos anos 80.

Avatar
Deixe um comentário