Fique atento: carro automático não pega no tranco
Não se pode dar partida no tranco em um carro automático pois a conexão entre motor e transmissão é feita pelo conversor de torque e não pela embreagem
Não se pode dar partida no tranco em um carro automático pois a conexão entre motor e transmissão é feita pelo conversor de torque e não pela embreagem
Carro automático sem bateria, pega no tranco? Não, ele pode estar numa descida e mesmo soltando ele morro abaixo, com a alavanca em N (neutro) e quando o carro adquirir uma boa velocidade, puxá-la para o drive, o motor pega ou não pega?
VEJA TAMBÉM:
No câmbio automático convencional não pega. Porque no lugar da embreagem que acopla o câmbio manual ao motor, quem desempenha esta função é o conversor de torque que fica entre a caixa e o motor.
Então o carro pode estar andando, as rodas movimentando a caixa, porém o conversor de torque está parado, pois só funciona quando o motor está ligado.
Enquanto no manual, há uma certa velocidade, se soltar a embreagem com a marcha engatada o motor pega.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Fora que pra mover a alavanca pro drive e acionar a ignição ao mesmo tempo sendo ambas do lado direito, nem the flash…
Pra começar não tem como deixar a segunda marcha engatada em câmbio automático. Mesmo que transferisse a rotação das rodas pro virabrequim engatando o drive, a marcha seria a primeira, a rotação subiria abruptamente e poderia estourar a tampa do motor ou detonar o cabeçote. Marchas maiores que a segunda não geram rotação rápida o suficiente para fazer o motor pegar quando girar a ignição, a não ser em velocidades incompatíveis com o movimento empurrado ou ladeira a baixo.