Seta no painel: que bicho é esse?
Fique atento ao conta-giros no painel para saber o momento certo da troca de marcha, pois isso influencia no consumo do seu carro
Fique atento ao conta-giros no painel para saber o momento certo da troca de marcha, pois isso influencia no consumo do seu carro
Um leitor do AutoPapo disse que fica encucado toda vez que está dirigindo seu carro com uma marcha mais alta, quarta ou quinta, em velocidades baixas, no entorno de 30 m/h.
Toda vez que isso acontece, tem uma danada de uma setinha no painel que acende. Ela sugere a ele a troca de marcha por uma mais forte, segunda ou terceira.
E ele quer saber o motivo disso. Fácil de explicar: se ele estivesse observando o conta-giros, ele ia reparar que o ponteiro estava indicando uma rotação muito baixa do motor, 1.000, 1.500 rpm.
E com toda certeza, a faixa de rotação ideal para máximo torque, que resulta no mínimo consumo e emissões, deve ser no entorno de 2.500, 3.500 giros. Que é para onde o ponteiro vai apontar se ele seguir a indicação da setinha no painel.
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O uso correto do par contagiros e velocimetro analogicos está sendo esquecido. Quem sabe usar isso direito não quer “ler” coisa nenhuma e muito menos precisa de uma luzinha piscando para a troca de marchas. O bom desenho desse par de instrumentos também está em desuso, impedindo o bom uso em favor de grafismos estilosos. Esses dois ponteiros, quando bem desenhados, permitem que o piloto veja, num relance, o que o motor tem a oferecer em cada situação. Sem mesmo ler os números, é possível saber o momento da troca de marcha, a condição de cruzeiro, a necessidade de uma redução e por aí vai. Por exemplo, num painel de primeira categoria, os dos ponteiros para cima indicam condição de cruzeiro, ou a combinação rotação/velocidade mais eficiente do veículo. Mas isso se for de primeira categoria…
Discordo! Tenho mobi like 2022 que tem este sistema de setas,fiz como indica o painel ,troca de marchas quando setas indicar momento certo assim meu carro fazia carro12km/l.e nao ultimando as setas estou fazendo da seguinte forma,até a velocidade de 70km/h já tenho feito todas as trocas de marchas e utilizo a 5.marcha com velocidade constante entre 60 e 70 km.desta forma meu carro está fazendo 15.5km/h.
Um detalhe importante,ao andar constantemente em baixa velocidade e em marcha muito alta pode causar fadiga nas bronzinas e pinos de pistões.
Com a porcaria do CVT é impossível! Ele fica na simulação em primeira e mesmo chegando a 6.000 rpm e 100km/h não muda nem no modo esportivo. Estou faltando de um Toyota Corolla com 5.000 km e é assim desde novo e a assistência técnica é péssimos. Saudades dos câmbios mecânicos (manual), Automatic e dos melhores os fabulosos Hidramatic, q ñcolocam em carros populares por custarem de 10 a 20 vezes mais
O CVT com simulação é horrível. Essa porcaria de simulação é só pra agradar motorista ignorante que não entende a beleza de um CVT. Em 2008 eu tinha um Honda fit, era lindo ver o ponteiro do rpm coladinho do 3000 e o carro acelerando. Na estrada conseguia fazer quase 20km/l de consumo.
Cvt da Honda é top.
Simular marcha pra que?
“HIDRAMATIC” é apenas a marca registrada do câmbio automático da FORD. Este câmbio foi criado e patenteado por dois engenheiros brasileiros e que depois venderam a patente para a Ford que o lançou com a marca HIDRAMATIC.
Tenho uma Ecosport Freestyle 2014 nunca observei esta ceta obrigado
Nós idos de 93 uma versão do Chevette já contava com tal recurso, eram lâmpadas, verde, amarela e outra que não me recordo. Nada de novo!!
Já existia até nos minhas década de 80…
Na minha opinião a matéria está errada pois dependendo do carro não é necessário ir até 2.500 giros para mudança de marcha. Vale ressaltar que quanto mais aceleração maior é o consumo de combustível.
O que você está chamando de aceleração? Rpm ou simplesmente a variação de velocidade em m/s², ou o quanto você está pisando fundo? A ideia de quanto mais rpm maior o consumo é totalmente errada. Você pode estar em marcha alta com rpm a menos de 1000 com o pé no fundo, injetando bastante carga de combustível, o que é extremamente ineficiente e o carro não acelera porque não tem toque. Por outro lado, você pode estar em marcha baixa em alta rotação mas pisando leve só mantendo a velocidade, desta forma, consumindo bem menos. Como a matéria bem explicou a melhor eficiência de consumo é com a rotação que dá o máximo torque. A rotação específica varia de carro pra carro. Mas *geralmente*, em carros comum de passeio, está entre os valores que a matéria apresentou.
Falou tudo
Meu Gol Track além da seta apresenta uma mensagem no sistema de informação, para observar às marchas, gerando economia e conforto.
A matéria não se aplica a realidade e está equivocada em partes…Sou instrutor de motorista e posso provar o contrario.
Então…por favor, coloca aqui a sua tese em poucas palavras. Obrigado
Fiquei curioso em aprender.
Sou instrutor também.
Pode justificar? Por favor!!
Tenho uma Duster e durante algum tempo não sabia o que significava a seta, só depois de ler o manual entendi.
E quando o carro é automático como saber se ele está bem regulado na troca das marchas?
Seta pra cima quer dizer que vc precisa fazer a troca de marcha pra uma maior,seta pra baixo quer dizer que você precisa reduzir pra uma marcha menor,só isso! Meu veículo é uma Duster e ela já veio com indicador de marchas no painel!
exato, ta mais explicado sua resposta no painel existe muitas funções que ninguém sabe para que serve valeu!
No manual do proprietário do meu carro, tem a velocidade exata em que devo fazer a troca das marchas.
Anotei em um papel até decorar e as médias são excelentes.
Hoje mesmo em uma viagem de quase 300 quilômetros, consegui a média de 18,8 km/l.
Atrapalhando o trânsito…
Muito pelo contrário.
Segui o ritmo do trânsito e ainda assim fiz inúmeras ultrapassagens.
É fácil conseguir, desde que se use o câmbio corretamente.
O povo acha que o manual do carro é um enfeite …
É a pura verdade, Marcos.
Pior é que muitos não lêem e ainda pensam que sabem mais que os outros.
Cara a primeira vez q vi esse troço foi num monza ; encuquei , o carro era emprestado e achei que tinham virado o fundo do velocímetro; depois meu amigo me explicou. Lá se quase ?trinta? Anõs.
Em 1984 o Santana foi lançado com isso, só que eram luzes espias no painel, que acendiam quando era pra trocar a marcha, pelo menos no modelo top de linha, CD, já vinha.