Conta-giros: você pode usá-lo para economizar combustível

"Hoje, com a eletrônica, nem que o motorista queira ele consegue fazer o ponteiro entrar na faixa vermelha. Então, pra quê o conta-giros?"

Por Boris Feldman26/06/19 às 18h30

Tem muito motorista que pergunta: pra quê o conta-giros no painel do meu carro, com aquele ponteiro indicando qual que é a rotação do motor, se antes da central eletrônica o motorista tinha que observar o ponteiro e não deixá-lo entrar na faixa vermelha de rotações, que podia quebrar o motor?

Hoje, com a eletrônica, nem que o motorista queira ele consegue fazer o ponteiro entrar na faixa vermelha. Então, pra quê o conta-giros? É que o motor tem uma rotação ideal para máximo desempenho com o mínimo consumo. É só conferir no manual qual é a rotação em que o motor tem torque máximo.

Então, se o motorista dirigir observando o conta-giro e mantendo a rotação do motor sempre no entorno daquela do torque máximo, ele vai obter o melhor desempenho possível com um mínimo de consumo do combustível.

conta giros
Foto Shutterstock
Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Clique na estrela para avaliar.
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário