Troca do fluido da direção elétrica… É isso mesmo?

Por BORIS FELDMAN18/05/18 às 21h30

A troca do fluido da direção sempre gerou muitas dúvidas e, a falta de conhecimento tem favorecido alguns picaretas de plantão. É bom se informar para não jogar dinheiro fora.

[TRANSCRIÇÃO]

Eu comentei recentemente no nosso AutoPapo que a direção hidráulica não exige a substituição do fluido, só checar seu nível periodicamente para se verificar um eventual vazamento. Um nosso ouvinte reclamou ter levado seu carro na concessionária Volkswagen e de terem cobrado a troca do fluido da direção. Eu confirmei que a fábrica não recomenda essa troca e ele decidiu voltar na concessionária para pedir esclarecimentos.

E qual não foi o seu espanto ao perceber que sua reclamação foi parar no gerente da oficina, e daí para o diretor da concessionária, que veio lhe pedir desculpas pessoalmente. Sabe qual foi a picaretagem? “Seu carro tem um projeto mais moderno e assistência da direção não é mais hidráulica, porém elétrica”. O único fluido utilizado ali deve ter sido a cachaça tomada pelo mecânico que fez a revisão.

A troca do fluido da direção

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Deixe um comentário