Revenda cobrou “fluido de direção elétrica”!!!

A cada dia as concessionárias inventam mais picaretagens para tirar vantagem em cima do cliente, como essa que um leitor nos contou

Por BORIS FELDMAN04/07/18 às 17h00

Eu comentei recentemente nesta coluna que direção hidráulica não exige a substituição do fluido: basta verificar seu nível periodicamente pois ele pode baixar devido a um eventual vazamento. Neste caso, pode haver o sintoma de um chiado vindo da direção quando se vira o volante. E a recomendação não é simplesmente completar o nível, mas levá-lo para reparo na concessionária ou oficina de confiança. Ao contrário do óleo do motor, este fluido não “baixa o nível” – muito menos se for o fluido de direção elétrica!

fluido de direcao eletrica

A dica foi pelo questionamento de leitores que levam o carro para a revisão e a oficina inclui a troca do fluido no orçamento. Entretanto, este líquido pode durar a vida toda (e mais seis meses) pois ele não é sujeito aos mesmos “sacrifícios” que o óleo do motor, por exemplo. Não sofre altíssimas temperaturas nem contaminação por combustível. Então, exceto se um defeito no sistema de direção tiver provocado um problema no fluido, ele tem durabilidade quase eterna. Sugerir sua troca sem motivo é pura picaretagem. Basta procurar no manual do proprietário a indicação de prazo para sua substituição: não existe.

Mas, um leitor trocou e-mails com a coluna contando uma história (quase) inacreditável.

No primeiro e-mail ele diz ter levado seu carro para revisão numa concessionária Volkswagen, que incluiu (e cobrou) a troca do fluido da direção. Eu confirmei que a fábrica não recomenda essa troca e ele decidiu então voltar à concessionária e pedir esclarecimentos. Percebeu que o recepcionista da oficina confabulou daqui e dali e acabou levando o caso para o gerente de assistência técnica.

Mais alguns minutos se passaram e qual não foi seu espanto ao aparecer um diretor da concessionária que foi pessoalmente pedir desculpas pelo ocorrido e ter o valor pago prontamente devolvido.

Só que a pi-ca-re-ta-gem foi muito mais grave do que se pensava: seu carro tem um projeto mais moderno e a assistência da direção não é mais hidráulica, porém elétrica, que não tem fluido nenhum. Ou seja, não existe fluido de direção elétrica!

O único fluido utilizado na revisão da direção deve ter sido a cachaça tomada pelo mecânico.

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

4 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Alan Rezende 26 de outubro de 2018

    É uma pena que a justiça neste país seja completamente inócua; é a impunidade que faz com que o brasileiro em geral seja o rei da picaretagem… Se o final do relato acima fosse o pagamento de gorda indenização por danos morais, em pouco tempo essa prática teria fim… Mas infelizmente o contrário acaba sendo bem conveniente pra maioria das pessoas.

  • Rodolfo 5 de julho de 2018

    Caro Boris Feldman, boa tarde!
    …. Tudo indica que neste caso relatado acima por você nada foi feito no carro e tudo foi cobrado… seria como uma obra pública fantasma… por exemplo como se fosse a construção de uma escola que nunca foi construída, mas o seu valor foi devidamente pago a corrupção.
    …. Depois um mecânico charlatão desses que passa pra trás um cidadão de bem com seu carro 0 km vai querer falar mal de políticos do Brasil… é aquela famosa frase:
    “Ouça o que eu digo, não faça o que eu faço!”.
    Um grade abraço,

  • Joelson dantas 4 de julho de 2018

    Esse pessoal da VW sempre foi um bando de picaretas. Eu mesmo tenho um Fox 2014 e ja fui vitima das pilantragens desse povo. Entao decidi não fazer mais nenhuma revisão lá na VW. E não me arrependo de minha decisão

  • Francisco Alves Vieira 4 de julho de 2018

    Sem comentários já vi isso e qundo era coordenador técnico de uma consencinaria Fiat minha sorte e que tinha que acompanhar todas as vendas executadas na recepção da oficina ..resepicinists vende oque não existe no veículo infelizmente.. Francisco Vieira técnico em automóveis..limpeza de detecção elétrica essa é boa tenho dó dos clientes..

Deixe um comentário