Revenda cobra fluido de direção…elétrica!!!

Por BORIS FELDMAN25/12/16 às 17h06

Eu comentei recentemente nesta coluna que direção hidráulica não exige a substituição do fluído: basta verificar seu nível periodicamente pois ele pode baixar devido a um eventual vazamento. Neste caso, pode haver o sintoma de um chiado vindo da direção quando se vira o volante. E a recomendação não é simplesmente completar o nível, mas levá-lo para reparo na concessionária ou oficina de confiança. Ao contrário do óleo do motor, este fluido não “baixa o nível”.

A dica foi pelo questionamento de leitores que levam o carro para a revisão e a oficina inclui a troca do fluido no orçamento. Entretanto, este líquido pode durar a vida toda (e mais seis meses…) pois ele não é sujeito aos mesmos “sacrifícios” que o óleo do motor, por exemplo. Não sofre altíssimas temperaturas nem contaminação por combustível. Então, exceto se um defeito no sistema de direção tiver provocado um problema no fluido, ele tem durabilidade quase eterna. Sugerir sua troca sem motivo é pura picaretagem. Basta procurar no manual do proprietário a indicação de prazo para sua substituição: não existe.

Mas, um leitor trocou e-mails com a coluna contando uma história (quase) inacreditável.

No primeiro e-mail ele diz ter levado seu carro para revisão numa concessionária Volkswagen, que incluiu (e cobrou) a troca do fluido da direção. Eu confirmei que a fábrica não recomenda essa troca e ele decidiu então voltar à concessionária e pedir esclarecimentos. Percebeu que o recepcionista da oficina confabulou daqui e dali e acabou levando o caso para o gerente de assistência técnica.

Mais alguns minutos se passaram e qual não foi seu espanto ao aparecer um diretor da concessionária que foi pessoalmente pedir desculpas pelo ocorrido e ter o valor pago prontamente devolvido.

Só que a pi-ca-re-ta-gem foi muito mais grave do que se pensava: seu carro tem um projeto mais moderno e a assistência da direção não é mais hidráulica, porém elétrica, que não tem fluido nenhum.

O único fluído utilizado na revisão da direção deve ter sido a cachaça tomada pelo mecânico…


Boris Responde

Tem alguma dúvida sobre o funcionamento do seu carro? O que vai melhor no carro flex: gasolina ou etanol? Quando substituir o cinto de segurança? Com que frequência trocar o óleo do motor? O Boris responde essas e outras dúvidas. Digite sua pergunta na caixa abaixo.


0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Deixe um comentário