Devo substituir o filtro de óleo quando faço a troca do lubrificante?

"Não faça economia de palito": Boris esclarece que o filtro de óleo deve ser trocado toda vez que se faz a substituição do lubrificante

Por BORIS FELDMAN27/10/17 às 14h08

Boris esclarece que o filtro de óleo deve ser trocado toda vez que se faz a substituição do lubrificante.

Você já ouviu falar em economia de palito? Pois é o que eu penso quando me perguntam sobre a troca do filtro de óleo apenas a cada duas vezes que se troca o óleo do motor.

Eu não sei quem inventou essa regra, que não faz o menor sentido, pois o custo do filtro de óleo é quase simbólico em relação à manutenção de um automóvel. E, principalmente, quando se fala da lubrificação do motor, um dos itens de reparo mais caros da mecânica do carro.

Ora, não trocar o filtro quando se troca o óleo, significa deixar nesse filtro todas as impurezas que ele conteve no uso do óleo antigo.

Então não vale à pena deixar esse restinho de óleo antigo, cheio de impurezas, junto do óleo novo. Ou seja, nada de economia de palito: está trocando o óleo do motor? Troque também o filtro.

troca do filtro de óleo

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Deixe um comentário