Vale a pena ter um carro para usar só 2 horas por dia? 

Você, por acaso, já fez as contas de quanto custa um carro? Seguro, manutenção, desvalorização... Vale a pena bancar tudo isso?

Por BORIS FELDMAN10/04/18 às 11h51

Você, por acaso, já fez as contas de quanto custa um carro? Seguro, manutenção, desvalorização… Vale a pena bancar tudo isso?

Boris fala sobre o tema e das alternativas possíveis. Confira!

[TRANSCRIÇÃO]

Muito se fala hoje nas profundas transformações pelas quais o automóvel está passando, não só pela motorização que provavelmente será elétrica num futuro próximo, como também na automação, os carros provavelmente não terão mais motoristas. Mas, ao mesmo tempo, discute-se também o não-automóvel.

Basta fazer as contas de quanto custa um carro, computados os impostos, IPVA, os seguros, DPVAT, o capital investido e parte dele que será perdida ao se vender o carro, o que se paga por estacionamento, pelas vagas, será que vale a pena bancar tudo isso para rodar de uma a duas por dia? Ou quem sabe seria mais inteligente fazer uso do carro compartilhado, às vezes [alugado], ou então do Uber e seus congêneres?

vale a pena ter um carro pra usar 2 horas por dia?

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

7 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Hermes 1 de julho de 2018

    Oi Boris! O que você acha da proposta da porto seguro do carro fácil?

  • Olavo Sampaio Santos 19 de junho de 2018

    Verdades… E em resumo o motorista de Uber fica fazendo escada para clientes e os donos do Uber economizar e prosperarem !!!
    Necessário seria brasileiros criarem seu próprio Uber, agora vem os americanos implantam o Uber aqui no Brasil e se dão bem.
    Uber brasileiro mas justo “Já” !

  • Reinaldo Manfrin 25 de maio de 2018

    Que tal usar e contratar um TÁXI PELO MENIS VC SABERÁ QUE SERIA UM MOTORISTA PROFISSIONAL O TRANSPORTANDO

  • Rodolfo 11 de abril de 2018

    Exatamente… quando por exemplo viajamos para outros estados, distâncias que seriam inviáveis de ir de carro, como por exemplo 2000 km devido ao tempo curto disponível, então a solução é ir de avião, e a opção seria alugar um carro ou usar Uber.

  • Cássio Murakami 10 de abril de 2018

    A pergunta é: como você chegou nesse lugar? rs

    Brincadeiras à parte, concordo que cada caso deva ser analisado, mas se você se imagina num lugar deserto, no meio do mato, e não tem carro próprio, provavelmente você alugou um carro. Logo, você não está desamparado.

  • Eraldo 10 de abril de 2018

    Faça esta mesma pergunta, se você estiver de madrugada, em um lugar sem internet e precisar de transporte, cercado de mato. Depender de recursos externos na civilização pode até ser uma boa, fora dela, é suicídio.

  • Rodolfo 10 de abril de 2018

    Exatamente! Somado a isso o custo de manutenção do carro e do combustível. Aqui em São Paulo/SP o trânsito não anda e o seguro dependendo do carro é muito caro devido ao alto índice de roubo, então usar Uber seria um bom negócio. E em casos de viagens porque não alugar um carro.

Deixe um comentário