Válvula termostática: por que ela não deve ser retirada?
Aparentemente, o carro continua rodando bem sem a válvula termostática. Mas, aos poucos, você sentirá o problema no seu bolso!
Aparentemente, o carro continua rodando bem sem a válvula termostática. Mas, aos poucos, você sentirá o problema no seu bolso!
Desde a época do carro com carburador que os mecânicos já tiravam a válvula termostática. Eles diziam: “isso é uma bobagem que só serve para os países europeus muito frios. Aqui, no Brasil, um país tropical, não precisa dessa válvula termostática”.
E o carro rodava aparentemente bem. Porém, o motor não atingia a temperatura ideal de funcionamento. E tanto isso é importante que alguns carros têm até uma luz que alertava para o motor ainda frio.
Se já não era legal com o carburador, piorou com a central eletrônica. Pois ela tem um sensor no circuito de água que percebe que o motor não atingiu a temperatura de funcionamento e aumenta o volume de combustível injetado até que se atinja a temperatura ideal, que nunca será atingida, pois o mecânico jogou a válvula termostática no lixo.
E o que é pior: ninguém, nem mesmo aquele mecânico, é capaz de descobrir porque o carro está consumindo tanto.
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Depois de quatro anos com o carro,recoloquei a válvula! Opção minha,já que mal aconselhado e por falta de conhecimento,não a usava ! Melhorou bastante !
se o carro vem de fabrica com a valvúla termostática,porque tira-la? ela salta a agua de forma contrlolada e,o carro tem uma economia de combustivél bem interessante.