Temperatura do motor: além da luz vermelha há também a azul

A luz de temperatura azul no painel alerta o motorista para não pisar tão fundo no acelerador e poupar o motor até que suas partes internas se aqueçam

Por BORIS FELDMAN05/12/18 às 06h15

As luzes do painel são importantes para verificar o funcionamento do carro. Existem as de cores amarelas, vermelhas e também uma luz de temperatura do motor de cor azul. Você já ouviu falar nela?

[TRANSCRIÇÃO]

Um leitor do AutoPapo diz ter percebido uma luz azul de temperatura no painel. E ele ainda não tinha visto isso em outros automóveis, só a luz vermelha de temperatura indicando superaquecimento do motor. E a razão de ser dessa luz azul é indicar que o motor ainda está frio. Ou seja, a água do sistema de refrigeração do carro ainda não atingiu a temperatura ideal de funcionamento.

Neste caso, as partes internas do motor ainda não se aqueceram, não se dilataram e não atingiram suas medidas ideais de funcionamento e o motor não está operando em sua máxima eficiência. Então, se a luz vermelha alerta o motorista para parar o carro, a luz azul é simplesmente uma recomendação para que o motorista não pise fundo no acelerador. Assim ele poupa o motor até que ele atinja a temperatura ideal de funcionamento. E então, a luz irá se apagar.

Temperatura do motor
Modern illustration of instrument cluster

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Deixe um comentário