Retirar a válvula termostática vai esquentar sua cabeça com prejuízos

Aparentemente, o carro continua rodando bem sem a válvula termostática. Mas, aos poucos, você sentirá o problema no seu bolso!

Por Boris Feldman20/09/19 às 06h15

Desde a época do carro com carburador que os mecânicos já tiravam a válvula termostática. Eles diziam: “isso é uma bobagem que só serve para os países europeus muito frios. Aqui, no Brasil, um país tropical, não precisa dessa válvula termostática”.

E o carro rodava aparentemente bem. Porém, o motor não atingia a temperatura ideal de funcionamento. E tanto isso é importante que alguns carros têm até uma luz que alertava para o motor ainda frio.

Se já não era legal com o carburador, piorou com a central eletrônica. Pois ela tem um sensor no circuito de água que percebe que o motor não atingiu a temperatura de funcionamento e aumenta o volume de combustível injetado até que se atinja a temperatura ideal, que nunca será atingida, pois o mecânico jogou a válvula termostática no lixo.

E o que é pior: ninguém, nem mesmo aquele mecânico, é capaz de descobrir porque o carro está consumindo tanto.

valvula termostatica 2
Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (4 votos, média: 5,00 de 5)
loadingLoading...
Clique na estrela para avaliar.
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Irisam Goncalves de Araujo 20 de setembro de 2019

    Gostei d +.

Avatar
Deixe um comentário