Motor do automóvel desgasta menos ou mais na estrada?

Conduzir o seu automóvel somente no trânsito urbano não irá garantir que o motor do carro irá se desgastar menos em relação a quem roda muito na estrada

compass na estrada
Por Boris Feldman
Publicado em 10/10/2019 às 19h30

Existe uma ideia inteiramente falsa a respeito dos automóveis que rodam predominantemente nas estradas e em elevadas velocidades, de que seu motor sofre um desgaste muito maior do que o carro que roda mansinho na cidade, só no trânsito urbano. E por que é falsa essa ideia?

Porque não é a alta velocidade que provoca desgaste do motor do automóvel. O momento em que o motor mais sofre é de manhã, depois que ficou algumas horas desligado. Porque ao ser acionado, a lubrificação entre as suas partes móveis ainda é deficiente, o óleo ainda não chegou, vindo lá do cárter ao motor.

Então, cada vez que se aciona o motor do automóvel que ficou desligado durante horas, o desgaste provocado pelo atrito entre as partes móveis, que se movimentaram com uma lubrificação deficiente, é muito maior do que um carro que rodou direto dezenas de quilômetros numa estrada.

Motor do automóvel
Jeep Compass – Foto Jeep | Divulgação
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Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
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Jorge 15 de outubro de 2019

Aproveitando
Ao trocar os pneus e rodas de um veículo por outro jogo de maiores dimensões mas, dentro da tolerância de 3%, devemos manter a mesma pressão recomendada no manual ou alterá-la? De que forma?
Grato

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