Motor do automóvel desgasta menos ou mais na estrada?
Conduzir o seu automóvel somente no trânsito urbano não irá garantir que o motor do carro irá se desgastar menos em relação a quem roda muito na estrada
Conduzir o seu automóvel somente no trânsito urbano não irá garantir que o motor do carro irá se desgastar menos em relação a quem roda muito na estrada
Existe uma ideia inteiramente falsa a respeito dos automóveis que rodam predominantemente nas estradas e em elevadas velocidades, de que seu motor sofre um desgaste muito maior do que o carro que roda mansinho na cidade, só no trânsito urbano. E por que é falsa essa ideia?
Porque não é a alta velocidade que provoca desgaste do motor do automóvel. O momento em que o motor mais sofre é de manhã, depois que ficou algumas horas desligado. Porque ao ser acionado, a lubrificação entre as suas partes móveis ainda é deficiente, o óleo ainda não chegou, vindo lá do cárter ao motor.
Então, cada vez que se aciona o motor do automóvel que ficou desligado durante horas, o desgaste provocado pelo atrito entre as partes móveis, que se movimentaram com uma lubrificação deficiente, é muito maior do que um carro que rodou direto dezenas de quilômetros numa estrada.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Aproveitando
Ao trocar os pneus e rodas de um veículo por outro jogo de maiores dimensões mas, dentro da tolerância de 3%, devemos manter a mesma pressão recomendada no manual ou alterá-la? De que forma?
Grato