Vidros fechados e ar-condicionado é ‘investimento’ em segurança

A questão da economia de combustível costuma causar dúvidas aos motoristas em relação a rodar com os vidros abertos ou fechados

vidros do carro abertos dirigindo portal
Rodar com os vidros fechados e ar-condicionado ligado só é mais econômico a partir de cerca de 90 km/h (Foto: Adobe Stock)
Por Boris Feldman
Publicado em 25/08/2022 às 20h02

Ouvinte quer saber o que é mais econômico em termos de consumo de combustível. Rodar com ar-condicionado ligado e vidros fechados ou manter os vidros abertos e desligar o ar? E a resposta é: depende. Mas depende do quê? Da velocidade.

VEJA TAMBÉM:

O vidro aberto prejudica a aerodinâmica, pois há um fluxo de ar para o interior do carro, que deve ser vencido aumentando o consumo de combustível. Então, melhor ligar o ar e fechar os vidros? Sim, mas apenas em velocidades mais elevadas, acima de 90 km/h ou 100 km/h. Ou seja na rodovia.

Já no trânsito urbano, rodando mais devagar, não se compensa com os vidros fechados o consumo provocado pelo ar-condicionado. Mas convém manter os vidros fechados por uma questão de segurança.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário