Limpeza do ar condicionado não é picaretagem!

Se uma oficina incluir ela no orçamento, não se preocupe, pois a manutenção é mesmo necessária e deve ser feita periodicamente

Por BORIS FELDMAN05/08/18 às 09h00

Está enganado quem pensa que apenas a limpeza do ar condicionado da casa é exigida periodicamente, pois o do carro exige até mais cuidados. Ambos operam de acordo com um mesmo princípio, de obter uma redução de temperatura comprimindo e descomprimindo um gás.

limpeza do ar condicionado do carro

Ambos possuem um filtro para evitar sujeira no ambiente que está sendo refrigerado. Com o agravante de que o automóvel circula em diversos ambientes, pode ser estacionado sob uma árvore com possibilidade de receber folhas secas ou detritos. E rodar atrás de um caminhão diesel que expele rolos de fuligem pelo escapamento.

Se o automóvel foi levado à oficina da concessionária (ou de sua confiança) para uma revisão periódica e um dos itens do orçamento é a limpeza do ar condicionado, não pense tratar-se de mais uma dessas picaretagens: é um cuidado que deve ser tomado, que afeta sua saúde e que tem mesmo de ser feita periodicamente.

Na manutenção anual se troca o filtro e se injeta um líquido especial pelos dutos do ar para eliminar fungos, bactérias e ácaros nocivos à saúde e que se instalam devido ao liga e desliga de ar quente e frio. Em algumas situações dá até para perceber que já passou da hora dessa manutenção. É quando se liga o ar condicionado e nos primeiros segundos de funcionamento, vem um desagradável mau cheiro.

Outro cuidado a se tomar com o ar condicionado é de evitar mantê-lo inativo durante meses. Se o inverno já acabou mas a temperatura ambiente não subiu, não há necessidade teórica de ligá-lo. Entretanto, convém acioná-lo cada três semanas para não deixar borrachas e mangueiras se ressecarem. O equipamento de ar condicionado é como o próprio automóvel: não foi projetado para ficar inativo durante meses.

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

1 Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Danilo de Freitas Fernandes Fernandes 5 de agosto de 2018

    Dica importante: Quando for chegando em casa, desligue o AC e também o botão de recirculação e gire para direita o botão da faixa azul para vermelha até o final, assim começará a sair ar quente ajudando a eliminar ácaros e mofos nos dutos. Deixe agir de 5 a 10 minutos e desligue o carro na garagem.

Deixe um comentário