As duas montadoras têm grandes designers em seus times, mas os italianos levaram vantagem no desenho do seu SUV cupê
Quando se fala em centro de estilo de automóveis no Brasil, nós temos que tirar o chapéu para dois designers, José Carlos Pavone da Volkswagen e Peter Fassbender da Fiat. O Tera, um recente sucesso meteórico da marca alemã, por exemplo, foi assinado por Pavone.
VEJA TAMBÉM:
Enquanto isso, Fassbender foi responsável por nada mais, nada menos, que o Fiat Fastback. Esse carro é um enorme sucesso no nosso mercado e está chegando agora com algumas modificações.
A principal delas está no estilo, contando com a nova grade com barras verticais, que já foi apresentada no Fiat Pulse e passa a ser uma espécie de family image, uma imagem da marca. Inclusive, uma grande vantagem do Fiat Fastback em relação ao Volkswagen Nivus, seu concorrente direto, é que o SUV da Fiat vem com teto solar, impossível no Nivus. Nessa, o Fassbender deu de um a zero no Pavone.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |
Defender o FastBack não dá não hein. Bixo feio da peste, o Nivus sempre teve um visual muito mais harmônico. O único argumento pro FastBack ganhar é o teto solar?
O FastBack tem seus atributos amigo, é sim realmente meio desarmônico na lateral, é sim, fato, mas tem seus bons atributos…. é mais espaçoso, porta malas digno, mais potente na versão 1.3T, e tem motor com corrente de comando, nestes quesitos… o Nivus perde feio…. Na minha humilde opinião o Nivus é um Polo HighLine e concorrente mais adequado do Pulse! O pulse por sua vez, também é apenas um Argo Trekking. Sem nenhuma demérito, Nivus e Pulse são opções interessantes, mas apenas isso.
Se precisar fazer uma manobra de desvio ou uma curva fechada, chama que o Nivus faz…. já o fastback é melhor não passar de 100 km/h, senão vc pode virar de ponta cabeça……kkkk
Por isso que o Nivus vendeu 22 mil e o Fastback apenas 25 mil
Texto mais sem pé nem cabeça.
Sou fã da escola italiana de design,mas o fastback é estranho, principalmente a caixa de roda muito alta,mas tem um ar de exclusividade por ser diferente dos demais Fiat.Já o nivus é harmônico mas parece muito um gol bombado.Esse e o mau da VW os carros não tem diferenciação ,na dianteira então nem si fala.vc não sabe si é Jetta ,nivus,virtus !
Concordo plenamente, a Fiat tem melhores designs mas a lateral do Fiat Fast Back, o perfil de um “ferro de passar roupa”.
A VW quem viu um Gol continua tudo igual
São carros com propostas absolutamente diferentes, fastback com maior entreeixos e portamalas generoso, mas criado para america latina e só. Nivus carro menor, mais ajustado ao motor 1.0 turbo e que extrapolou a america latina sendo vendido na europa sob o nome taigo. Nivus claramente campeão em harmonia e em sucesso. Pessoalmente ainda vou a favor do Nivus por não usar CVT
Na verdade, o entre-eixos é quase o mesmo, o do Nivus ainda é um pouco maior.
Só tem um problema com o fastback com teto: quem tem mais de 1,75, fica raspando a cabeça no teto porque o forro do teto desceu. Um pouco limitada essa alteração. Ainda 1,75 com cabelo cortado kkkkkk
Design do Fastback é claramente desproporcional devido a ter reaproveitado a plataforma do Cronos. Carro estranho!
Concordo! Acho que o principal é o desenho dos paralamas. Mesmo o abarrh com rodas 18 fica parecendo que são pequenas para o carro. Na minha opinião o fastback poderia ser um dos carros mais bonitos com pequenas alterações de desig. E o formato do paralamas meio quadrado é p principal.
O cara me coloca teto solar como vantagem, sendo que o Nivus tem algo muito melhor, que é o ACC.
O mal da VW são estes motores com correira dentada cara…. há quem defenda estes TSI 1.0… Só presta para o primeiro dono, o segundo pega com o pavil acesso….
Eu acho o Fastback muito feio.
Não tem comparação o Nivus é muito mais bonito que o Fastback.
O design desse Fastback é muito estranho, todo desproporcional, porém em espaço é muito melhor que o Nivus. Já o VW tem um design bem mais resolvido, porém o espaço interno e acabamento deixam a desejar.
Pois é cara, Desvantagem do Nivus é o motor menos potente e com a temida correira dentada…. menos espaço no porta malas e acabamento com mais plástico. A desvantagem do FastBack é a feiura lateral e teto mais baixo para ocupantes mais altos…. em fim… detalhes que devem ser levados na hora da compra.