VW X Fiat: nesta, os alemães se deram mal

As duas montadoras têm grandes designers em seus times, mas os italianos levaram vantagem no desenho do seu SUV cupê

Fiat Fastback T200 2026 cinza silverstone frente
Fiat Fastback é um projeto assinado por Peter Fassbender (Foto: Stellantis | Divulgação)
Por Boris Feldman
Publicado em 02/07/2025 às 18h00

Quando se fala em centro de estilo de automóveis no Brasil, nós temos que tirar o chapéu para dois designers, José Carlos Pavone da Volkswagen e Peter Fassbender da Fiat. O Tera, um recente sucesso meteórico da marca alemã, por exemplo, foi assinado por Pavone.

VEJA TAMBÉM:

Enquanto isso, Fassbender foi responsável por nada mais, nada menos, que o Fiat Fastback. Esse carro é um enorme sucesso no nosso mercado e está chegando agora com algumas modificações.

A principal delas está no estilo, contando com a nova grade com barras verticais, que já foi apresentada no Fiat Pulse e passa a ser uma espécie de family image, uma imagem da marca.  Inclusive, uma grande vantagem do Fiat Fastback em relação ao Volkswagen Nivus, seu concorrente direto, é que o SUV da Fiat vem com teto solar, impossível no Nivus. Nessa, o Fassbender deu de um a zero no Pavone.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
18 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Henrique Mendes 8 de julho de 2025

Defender o FastBack não dá não hein. Bixo feio da peste, o Nivus sempre teve um visual muito mais harmônico. O único argumento pro FastBack ganhar é o teto solar?

Avatar
HAF 8 de julho de 2025

O FastBack tem seus atributos amigo, é sim realmente meio desarmônico na lateral, é sim, fato, mas tem seus bons atributos…. é mais espaçoso, porta malas digno, mais potente na versão 1.3T, e tem motor com corrente de comando, nestes quesitos… o Nivus perde feio…. Na minha humilde opinião o Nivus é um Polo HighLine e concorrente mais adequado do Pulse! O pulse por sua vez, também é apenas um Argo Trekking. Sem nenhuma demérito, Nivus e Pulse são opções interessantes, mas apenas isso.

Avatar
Eder Felipe Morschbacher 5 de julho de 2025

Se precisar fazer uma manobra de desvio ou uma curva fechada, chama que o Nivus faz…. já o fastback é melhor não passar de 100 km/h, senão vc pode virar de ponta cabeça……kkkk

Avatar
Wilson Howard 4 de julho de 2025

Por isso que o Nivus vendeu 22 mil e o Fastback apenas 25 mil

Avatar
Leonardo 4 de julho de 2025

Texto mais sem pé nem cabeça.

Avatar
Roni N 4 de julho de 2025

Sou fã da escola italiana de design,mas o fastback é estranho, principalmente a caixa de roda muito alta,mas tem um ar de exclusividade por ser diferente dos demais Fiat.Já o nivus é harmônico mas parece muito um gol bombado.Esse e o mau da VW os carros não tem diferenciação ,na dianteira então nem si fala.vc não sabe si é Jetta ,nivus,virtus !

Avatar
Mario Romano Filho 4 de julho de 2025

Concordo plenamente, a Fiat tem melhores designs mas a lateral do Fiat Fast Back, o perfil de um “ferro de passar roupa”.
A VW quem viu um Gol continua tudo igual

Avatar
Henrique 4 de julho de 2025

São carros com propostas absolutamente diferentes, fastback com maior entreeixos e portamalas generoso, mas criado para america latina e só. Nivus carro menor, mais ajustado ao motor 1.0 turbo e que extrapolou a america latina sendo vendido na europa sob o nome taigo. Nivus claramente campeão em harmonia e em sucesso. Pessoalmente ainda vou a favor do Nivus por não usar CVT

Avatar
Flávio 4 de julho de 2025

Na verdade, o entre-eixos é quase o mesmo, o do Nivus ainda é um pouco maior.

Avatar
Walter 4 de julho de 2025

Só tem um problema com o fastback com teto: quem tem mais de 1,75, fica raspando a cabeça no teto porque o forro do teto desceu. Um pouco limitada essa alteração. Ainda 1,75 com cabelo cortado kkkkkk

Avatar
Marco Antonio 4 de julho de 2025

Design do Fastback é claramente desproporcional devido a ter reaproveitado a plataforma do Cronos. Carro estranho!

Avatar
João 4 de julho de 2025

Concordo! Acho que o principal é o desenho dos paralamas. Mesmo o abarrh com rodas 18 fica parecendo que são pequenas para o carro. Na minha opinião o fastback poderia ser um dos carros mais bonitos com pequenas alterações de desig. E o formato do paralamas meio quadrado é p principal.

Avatar
Guilherme 4 de julho de 2025

O cara me coloca teto solar como vantagem, sendo que o Nivus tem algo muito melhor, que é o ACC.

Avatar
HAF 8 de julho de 2025

O mal da VW são estes motores com correira dentada cara…. há quem defenda estes TSI 1.0… Só presta para o primeiro dono, o segundo pega com o pavil acesso….

Avatar
Rodolfo 3 de julho de 2025

Eu acho o Fastback muito feio.

Avatar
Marcel9 3 de julho de 2025

Não tem comparação o Nivus é muito mais bonito que o Fastback.

Avatar
Polvo 2 de julho de 2025

O design desse Fastback é muito estranho, todo desproporcional, porém em espaço é muito melhor que o Nivus. Já o VW tem um design bem mais resolvido, porém o espaço interno e acabamento deixam a desejar.

Avatar
HAF 8 de julho de 2025

Pois é cara, Desvantagem do Nivus é o motor menos potente e com a temida correira dentada…. menos espaço no porta malas e acabamento com mais plástico. A desvantagem do FastBack é a feiura lateral e teto mais baixo para ocupantes mais altos…. em fim… detalhes que devem ser levados na hora da compra.

Avatar
Deixe um comentário