VW up! e Fiat 500 voltarão elétricos

Os subcompactos da Volkswagen e Fiat andam um pouco sumidos no mercado, mas em breve eles voltarão como carros elétricos no Brasil

volkswagen up fiat 500 carros eletricos
Versões europeias do VW up! e Fiat 500 como carros elétricos (Foto: AutoPapo | Montagem)
Por Boris Feldman
Publicado em 11/03/2021 às 07h30

Está lembrado do Fiat Cinquecento, uma simpática e glamourosa reedição retrô, em homenagem à sua primeira geração. A Fiat importou para o nosso mercado o novo 500, mas depois ela sumiu do mercado.

Sabe por quê? Porque ela está de volta e já está rodando experimentalmente, mas na nova versão eletrificada…

O carro elétrico tem motor de 118 cv, velocidade máxima de 150 km/h e uma autonomia de 320 quilômetros. Uma pena que o Governo tenha concedido um fraco pacote de incentivos para produção ou importação de elétricos.

E então, tanto o como o Volkswagen up!, que também voltará elétrico, vão chegar no nosso mercado custando duas ou três vezes mais que o modelo convencional.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
16 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Jorge Franco 20 de maio de 2021

Ainda em 2021 pagamos o custo Brasília produzido por JK, o maldito que deixou essa conta impagável por ter emitido dinheiro sem as cautelas financeiras, para elevar essa máquina de sugar impostos, direitos de trabalhadores conservando a corrupção o STF politico-petista-partidário, com tudo isso é essa pandemia esse ínfimo veículo atrelado a política desse presidente da VW argentino, como dizem na voz popular:
Por apenas
Por apenas,
200 mil reais.
Vai vender menos que o Golf GTE.
Um veículo apenas, ela trouxe 30 sendo que 29 está parado em São Caetano ou São Bernardo.
Vai rasgando Di Sí, (Si de sínico).

Avatar
Sir.Alves 20 de agosto de 2021

Pois é amigo, pura verdade, Esse maldito vírus chines acabou com qualquer expectativa de eletrificação a curto prazo…

Avatar
Alvaro Abrantes Cerqueira 18 de março de 2021

A maioria dos que reclamam votam em partidos conservadores, DEM, PSDB, MDB, até em Bolsonaro. Quando aprenderem a votar em progressistas, de esquerda, independentes do sistema, o país dará valor às novas tecnologias, à educação e à ciência.

Avatar
Eu 20 de agosto de 2021

Otário; acorda é justamente o contrário; você quer a volta dos talibãs; porque estão desesperados para voltarem ao poder; o que essa esquerda já fez pelo Brasil?; a não ser roubar.

Avatar
Messias ferreira da silva 11 de março de 2021

Volta não.

Avatar
Leandro 11 de março de 2021

Infelizmente chegarão aqui por preço de carro de luxo. O país não incentiva importação. Não reduz o IPVA para elétricos. Aqui é o país onde nada se pode, onde as tecnologias chegam com décadas de atraso. Burocracia, hipocrisia e demagogia sempre travando nosso progresso.
AQUI É O BRASIL.

Avatar
Lorranne S. 11 de março de 2021

Concordo plenamente.

Avatar
YURI PATRICE PINTO DE OLIVEIRA 11 de março de 2021

A desculpa de ter que mantêr impostos nas alturas para socorrer os menos necessitados não cola mais.
O Brasil está vivendo agora o que a Itália viveu nos anos 70… Quero ir embora…

Avatar
Fabiano 11 de março de 2021

O que vende de fato carro elétrico não é meio ambiente… É o custo de manutenção 70% para baixo. Imagina uma Mercedes Sprinter elétrica. Só felicidade. O preço do tanque. 30 reais para rodar 400 km. Não tem comparação. Aí tu vai no posto, bota R$ 250 num tanque para compra combustível todo adulterado. Adeus máfia de combustíveis.

Avatar
Bruno 11 de março de 2021

Bingo Rodolfo! Você acha que estão feito leões famintos em cima da Eletrobrás porquê? Quando a eletrificação “chegar, chegando”, os mega empresários vislumbram estar com o controle dessas fontes. Aí já viu…. certamente já como comódities eles irão se aproveitar da flutuação cambial manipulável pra além de ganhar horrores no mercado de especulação, sangrar nossos bolsos a fim de buscar suas metas e resultados.
Não existe diferença entre roubar e lucrar ….nos dois você acaba pagando uma conta alta que não é sua. Diga-se de passagem poderia pagar um valor bem menor por essa mesma conta. A Petróleo Brasileiro tem condição de praticar no mercado doméstico um valor muito menor do quê se vinha praticando antes desses reajustes consecutivos. Afinal o valor para o petróleo com base em sua cotação se aplica apenas à comercialização no mercado externo. Ela explora, ela refina ele vende internamente derivados! Não tem justificativa que para que ela impute em seu custo valor de mercado do barril.
O que está se fazendo é vender o que se produz e comprar o que se refina como manobra “justificável” se alinhamento de preço. Isso é manobra grosseira. E pior quem comanda está permitindo isso para que o valor dos derivados fique “equiparado” ao de outros países e se possa importar pagando em um dólar num patamar estratosférico. Manobra burra que benefícia meia dúzia e compromete todo um país que praticamente roda em cima de matriz energética fóssil.

Avatar
Rodolfo 11 de março de 2021

Bruno,
No Iraque hoje (11/03/2021) a gasolina está 0,513 Dollar, nos EUA 0,822 Dollar e aqui no Brasil 0,900 Dollar.
São três países de realidades econômicas muito diferentes, como podem querer aplicar preço de mercado internacional? E o triste é que o etanol está acompanhando o preço da gasolina, então não temos para onde correr.
Creio que a solução seria o governo investir mais em transporte público, pois ônibus e trens menos lotados atrairão quem precisa economizar dinheiro no dia a dia do trabalho.
Pois se formos por na ponta do lápis o gasto com gasolina para ir trabalhar em 1 ano em quem mora em cidade grande como por exemplo São Paulo-SP iremos cair de costas…

Avatar
Bruno 11 de março de 2021

Não vou e nem posso me aprofundar, mas deixo a observação. O preço do petróleo é alinhado no mundo. Dos derivados não! Poderíamos ter a gasolina mais Barata e ainda assim lucrar 30 bilhões? SIM. Quando a política se mistura a interesses é isso que você vê. O Etanol é um pobre coitado refém inseparável da gasolina. Se ele não sobe, ele simplesmente falta. O preço é para gerar mero equilíbrio e lucro por consequência. Já transporte público é dono dos sindicatos mais mafiosos de nosso país. Presidentes de sindicato do setor de transporte são os que mais pagam com a vida. Daí se tem uma idéia de quem comanda essa máfia. Entenda… transporte público é dinheiro vivo faturamento em dinheiro e sem emissão de nota é prato cheio para o quê? ENTENDEU AGORA?

Avatar
Rodolfo 11 de março de 2021

Quero ver pra manter um carro desses quando chegar o fim da vida útil das baterias… e ainda quando todo mundo tiver usando carro elétrico a conta de energia elétrica será uma fortuna.
A propósito no futuro o preço da energia elétrica será corrigido ao valor do mercado internacional assim como é a gasolina hoje?

Avatar
Rodolfo 11 de março de 2021

Corrigindo o texto:
“e ainda quando todo mundo tiver usando carro elétrico a conta de energia elétrica será tão vantajosa como é hoje para carro elétrico?”.

Avatar
Jean 11 de março de 2021

Custando o mesmo que a gasolina ou não, carros elétricos não poluem o meio ambiente. Carros a combustão são pré históricos e só são comercializados porque o ser humano prefere o capital do que a preservação do meio ambiente.

Avatar
Matheus de Oliveira Leite 14 de março de 2021

Ainda são caros porque são poucos produzidos. Um carro a combustão é muito mais complexo e cheio de peças mas ainda sim é barato porque já existe todo um sistema. Quantas empresas que produzem peças para carros que nem estão mais na linha? Retificas, auto-peças, enfim.
Eu acredito que as baterias ficarão melhores na medida em que a demanda for maior. E essas ainda duram por volta de 8 anos, um carro comum nessa idade já deve estar no terceiro dono para lá e já gastou muito mais que o preço de uma bateria.

Avatar
Deixe um comentário