33º Congresso & ExpoFenabrave debate futuro do setor

Evento em São Paulo reuniu 12 mil participantes, celebrou os 60 anos da Fenabrave e debateu futuro da distribuição automotiva

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Fenabrave prevê crescimento para 2025, mas juros ainda é um problema (Foto: Shutterstock )
Por AutoPapo
Publicado em 05/09/2025 às 20h00
Atualizado em 08/09/2025 às 14h02

O 33º Congresso & ExpoFenabrave, realizado entre 26 e 28 de agosto no São Paulo Expo, consolidou-se como o maior encontro do setor de distribuição automotiva da América Latina. O evento, que coincidiu com a celebração dos 60 anos da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), reuniu cerca de 12 mil participantes e 200 marcas expositoras, ampliando em mais de 20% o público em relação à edição anterior.

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Na abertura, o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, destacou que a taxa Selic deve permanecer elevada por mais tempo, devido ao descumprimento da meta de inflação em 2024 e 2025. O cenário econômico foi central nas discussões, uma vez que o crédito é fator determinante para a venda de veículos. Diante desse contexto, a Fenabrave revisou sua projeção para 2025, estimando crescimento de 4,4% no mercado e vendas de aproximadamente 2,75 milhões de unidades, abaixo da previsão inicial de 5%.

Expansão de rede

A expansão da rede de concessionárias foi outro tema em evidência. O país já conta com 8.225 estabelecimentos, resultado da abertura de 1.225 novas unidades nos últimos anos. A entidade também reforçou a importância da Lei Renato Ferrari, de 1979, que regula a relação entre fabricantes e concessionários. Embora questionada no Supremo Tribunal Federal, a lei segue em vigor. Tentativas de alteração, como a proposta da BYD de substituir o modelo por representação comercial simplificada, foram suspensas após resistência do setor.

As oficinas independentes também estiveram em pauta. Representantes do Sindirepa-SP defenderam que as montadoras sejam obrigadas a disponibilizar manuais técnicos, softwares e equipamentos de diagnóstico, permitindo reparos fora da rede autorizada. O tema tramita na Câmara e deve ser encaminhado ao Senado nos próximos meses.

O futuro da mobilidade elétrica ganhou destaque com a apresentação de novas baterias de recarga ultrarrápida por empresas como GWM, BYD e CATL, capazes de repor energia em cerca de cinco minutos. Apesar do avanço, especialistas alertaram para desafios relacionados à segurança, durabilidade das baterias e necessidade de expansão da infraestrutura de recarga no país.

Papel da Fenabrave

O congresso reforçou ainda o papel institucional da Fenabrave, que desde 1965 representa concessionárias de automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas, tratores e implementos rodoviários. Atualmente, são 58 associações de marca filiadas à entidade. Além da representação política, a federação mantém iniciativas de capacitação, como a Universidade Fenabrave, voltada à formação de profissionais do setor.

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