Porsche reedita o purista 911 Carrera T para geração 992

Porsche 911 Carrera T volta ao mercado pela terceira vez; versão tem transmissão manual e peso aliviado para quem quer cair na estrada

porsche 911 carrera t 2024 verde movimento
Porsche 911 Carrera T volta ao catálogo da marca alemã para quem busca condução purista (Fotos: Porsche | Divulgação)
Por Marcelo Jabulas
Publicado em 19/10/2022 às 14h47

O Porsche 911 Carrera T está de volta. A versão em que a consoante é uma abreviação de Turismo passa a ser oferecida pela terceira vez, nestes 59 anos de existência do Nine Eleven.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

VEJA TAMBÉM:

Essa versão surgiu em 1968, na geração original do 911, e voltou a ser oferecida em 2017, já na geração 991. Agora ela estreia na 992, como a versão mais leve da linha, com apenas 1.470 kg.

porsche 911 carrera t 2024 verde perfil
Carrera T vem de série com rodas aro 20, no eixo dianteiro, e 21 na traseira

A ideia desse carro é ser um Gran Turismo nato. Leve, rápido e com acesso para apenas dois ocupantes e uma aventura rodoviária diante do volante. Tanto é que a Porsche removeu os dois “banquinhos” da versão. Espaço para uma garbosa bolsa em couro, já que o porta-malas, sob o capô, não cabe muita coisa.

Transmissão do 911 Carrera T

Mas o grande barato desse 911 está em seu conjunto mecânico. Ele utiliza o conhecido boxer 3.0 biturbo de 385 cv e 45 kgfm de torque. A grande diferença é que no lugar da transmissão PDK de dupla embreagem e oito marchas, o Carrera T utiliza uma caixa manual de sete marchas.

E como se trata de um 911 purista, o cupê tem tração traseira. Os números de desempenho empolgam, com aceleração de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos e máxima de 391 km/h.

porsche 911 carrera t 2024 verde traseira
Motor boxer do Carrera T tem os mesmos 385 cv do Carrera “básico”, que garantem muita esportividade

No entanto, se o consumidor fizer questão da caixa automatizada (que é como colocar adoçante num expresso), ela está disponível como opcional. Tomara que seja bastante cara.

Por dentro, o Carrera T oferece as comodidades da geração 992, com quadro de instrumentos com conta-giros central analógico e relógios virtuais nas laterais, multimídia com conexão para smartphones, ar-condicionado digital de duas zonas, freio de estacionamento elétrico, assim como assistentes de condução. O seja, praticamente tudo que se tem num Carrara “básico”.

porsche 911 carrera t 2024 interior
Mesmo sendo uma versão com peso aliviado, não falta comodidade no interior do Carrera T

No entanto, o Carrera T também recebeu bancos de fibra de carbono, para ajudar na redução de peso. Comprador pode optar por ajustes elétricos. Revestimento de couro “estendido” também entra no pacote de opcionais.

A versão chega às concessionárias europeias em fevereiro de 2023, com preço inicial de 123.845 euros (R$ 640 mil). Por aqui, ele deve chegar até o final do próximo ano. Se fosse lançado hoje, giraria em torno dos R$ 800 mil.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário