Porsche reedita o purista 911 Carrera T para geração 992
Porsche 911 Carrera T volta ao mercado pela terceira vez; versão tem transmissão manual e peso aliviado para quem quer cair na estrada
Porsche 911 Carrera T volta ao mercado pela terceira vez; versão tem transmissão manual e peso aliviado para quem quer cair na estrada
O Porsche 911 Carrera T está de volta. A versão em que a consoante é uma abreviação de Turismo passa a ser oferecida pela terceira vez, nestes 59 anos de existência do Nine Eleven.
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Essa versão surgiu em 1968, na geração original do 911, e voltou a ser oferecida em 2017, já na geração 991. Agora ela estreia na 992, como a versão mais leve da linha, com apenas 1.470 kg.
A ideia desse carro é ser um Gran Turismo nato. Leve, rápido e com acesso para apenas dois ocupantes e uma aventura rodoviária diante do volante. Tanto é que a Porsche removeu os dois “banquinhos” da versão. Espaço para uma garbosa bolsa em couro, já que o porta-malas, sob o capô, não cabe muita coisa.
Mas o grande barato desse 911 está em seu conjunto mecânico. Ele utiliza o conhecido boxer 3.0 biturbo de 385 cv e 45 kgfm de torque. A grande diferença é que no lugar da transmissão PDK de dupla embreagem e oito marchas, o Carrera T utiliza uma caixa manual de sete marchas.
E como se trata de um 911 purista, o cupê tem tração traseira. Os números de desempenho empolgam, com aceleração de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos e máxima de 391 km/h.
No entanto, se o consumidor fizer questão da caixa automatizada (que é como colocar adoçante num expresso), ela está disponível como opcional. Tomara que seja bastante cara.
Por dentro, o Carrera T oferece as comodidades da geração 992, com quadro de instrumentos com conta-giros central analógico e relógios virtuais nas laterais, multimídia com conexão para smartphones, ar-condicionado digital de duas zonas, freio de estacionamento elétrico, assim como assistentes de condução. O seja, praticamente tudo que se tem num Carrara “básico”.
No entanto, o Carrera T também recebeu bancos de fibra de carbono, para ajudar na redução de peso. Comprador pode optar por ajustes elétricos. Revestimento de couro “estendido” também entra no pacote de opcionais.
A versão chega às concessionárias europeias em fevereiro de 2023, com preço inicial de 123.845 euros (R$ 640 mil). Por aqui, ele deve chegar até o final do próximo ano. Se fosse lançado hoje, giraria em torno dos R$ 800 mil.
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