Celular com pouca bateria aumenta preço de Uber e 99? Usuário relata caso
Usuário fez uma simulação de corrida no aplicativo de viagem 99, e constatou que o preço da corrida pode dobrar, caso esteja com pouca carga
Usuário fez uma simulação de corrida no aplicativo de viagem 99, e constatou que o preço da corrida pode dobrar, caso esteja com pouca carga
No último fim de semana viralizou no TikTok e no Twitter o vídeo de um usuário que mostrava a alta variação de preço de uma mesma corrida no aplicativo de viagem 99.
O perfil Jeannascimento.real expos a teoria de que – tanto no 99 quanto na Uber – quando o usuário está com o telefone com carga cheia, ou plugado ao carregador, o valor a ser pago pela viagem será de X. Mas caso a bateria esteja próxima do fim, o preço pode ser de 2x.
VEJA TAMBÉM:
Essa teoria já circulava entre algumas pessoas e Jean mostrou, na prática, isso acontecendo. Em um primeiro momento, às 17h21, com o smartphone conectado a um carregador portátil, ele fez uma simulação de corrida que lhe custaria R$8. Cerca de nove minutos depois ele desconectou o carregador e tentou uma nova simulação. O preço, no entanto, mais que dobrou, e foi para R$16,10.
Posteriormente ele voltou a fazer o teste, dessa vez em um intervalo de tempo consideravelmente menor. Às 17h53 ele acionou o app da 99 sem o carregador e o valor da corrida estava em R$26,60. Às 17h54 Jean voltou a utilizar o carregador e o valor despencou para R$8.
Em nota, a assessoria da Uber respondeu:
A Uber informa que essa informação é falsa. A duração da bateria do celular não é um fator para determinar o preço das viagens.
Algumas variações de valores podem acontecer em função do preço dinâmico, que é uma ferramenta cujo objetivo é equilibrar a oferta e a demanda por viagens em tempo real. Quando a demanda é maior do que o número de motoristas parceiros ativos na região naquele momento, o preço dinâmico é ativado automaticamente e o valor da viagem pode se tornar mais caro do que o habitual (em condições de equilíbrio de mercado).
O preço dinâmico é sempre informado no aplicativo do usuário no momento em que a viagem é solicitada. Ele é aplicado para incentivar que mais motoristas parceiros se conectem ao aplicativo e, assim, seja possível que os usuários consigam realizar uma viagem sempre que tiverem necessidade. Quando o equilíbrio oferta-demanda é restabelecido, os preços voltam aos valores normalmente praticados. No site da Uber é possível encontrar mais detalhes sobre o funcionamento dessa tecnologia.
Ao AutoPapo, a 99 falou:
A 99 informa que o preço final da corrida é definido por uma equação que considera a distância percorrida e o tempo de deslocamento, que é definido de acordo com a oferta e demanda de motoristas parceiros por região. Importante ressaltar que o valor final pode ser afetado por variantes como excesso de trânsito, chuva ou aumento de pedidos de carros por aplicativo.
A empresa ainda reforça o seu compromisso com a sociedade e com a mobilidade acessível. A plataforma é uma das soluções que colaboram com a mobilidade nas cidades e tem como compromisso garantir transporte acessível e de qualidade a seus usuários e motoristas parceiros.
@jeannascimento.real #uber #99pop ♬ som original – Jean Nascimento
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Não vou defender app 99 e nem Uber. Porque os dois deixam muita coisa a deseja. Mas como alguns outros motoristas relataram, não faz sentido mesmo. Eu já carreguei celular de passageiro com 1% de carga dentro do carro e não teve alteração nenhuma. Tenho app destes, para quando preciso. E em muitas vezes precisei e não teve nem uma alteração. E se tivesse, eu tinha notado. Se quiser entrar com ação ou pedi CPI, fiquem a vontade. O quanto mais puder pressionar estes apps para melhor postura, nunca é demais. Mas se fosse assim a gente pegaria só corridas boas, ou com uma frequência muito boa. Porque o tanto de gente que chega no carro pedindo para colocar celular no carregador, é de perder as contas. E detalhe a maioria destes passageiro são corridas de valor normal. Então não acho que seja isso.
Vamos lá sou usuário da plataforma uber e 99 por algumas vezes
Usei os apps com a bateria no fim e posso afirmar a única coisa que fiz foi enviar msg
Parap motorista pedi do para não cancelar corrida
Expliquei q celular estáva com pouca carga de bateria.
Obs: sobre valor da corrida paguei mais barato q imaginava tratando-se
De estar dentro do supermercado.
Eu já venho observando o comportamento das duas plataformas e cheguei a uma conclusão tanto o usuário quanto o motorista tem a privacidade do seus smartphone violadas já tive diálogo com muitos passageiros e o que descobri deixaria as duas plataformas literalmente desesperadas a descoberta cabe um processo judicial violento.
Não procede , várias vezes já carreguei o Cel de passageiro , e o valor não mudou em nada .
Eu fico triste por ver o quanto não conseguem pensar…. Exatamente as 17:30 onde 5 mil pessoas acabam de sair de seu turno e precisam dos motoristas… É sério, decepção de ter que dividir emprego e espaço com seres humanos
Perfil .Real? Será que tem alguém se passando por um completo desconhecido para ele levar essa extensão? Quem seria louco de fingir ser um João ninguém?
Quer e se aparecer só isso esse cara
A teoria dele sobre a questão da carga ter influência sobre o valor não procede.
Como motorista de ambos aplicativos posso afirmar que já fiz corridas de baixo valor e o passageiro recarregar o seu celular dentro do carro, o que pode ter ocorrido foi…
No horário que ele fez os testes teve variação na dinâmica, dependendo do local ela oscila muito e o horário de pico normalmente vai mais alto devido a alta procura.
Não estou defendendo as empresas mas já passei por essa situação várias vezes.
Acho que a explicação pode ser outra nesse pequeno intervalo de tempo aumentou a procura do aplicativo e consequentemente a tarifa dinâmica. Para ter certeza acho que deveriam fazer o seguinte teste no mesmo local duas pessoas pedirem veículos do sindicato simultaneamente, uma com a bateria cheia e outra com a bateria quase vazia.