Adesivos para carros pode ser perigoso: Entenda o risco!
Adesivos refletivos para carros ganharam popularidade nas redes mas podem representar perigoso se não forem aplicados corretamente
Publicado em 28/07/2023 às 16h02
Adesivar o carro é uma coisa comum para muitos motoristas que gostam de dar um toque especial ao seu veículo. Tem surgido nas redes uma nova moda que é o chamado “decalque refletor”. Trata-se de um adesivo que parece ter luz própria, especialmente em superfícies escuras. Os modelos dos adesivos para carros mais populares são do rosto do Homem de Ferro e do Venom, mas também há muitos outros modelos disponíveis.
Com a popularidade que esse acessório tem ganhado, surge a dúvida se eles de fato são permitidos pela lei. Já que são tão comuns e fáceis de encontrar em qualquer plataforma de venda online.
VEJA TAMBÉM:
- Carro nao liga? Tente a chave reserva
- Multa por estepe vencido: fato ou fake?
- [Usado] Fiat Mobi Drive Firefly é a melhor versão do urbano
Adesivos para carros são permitidos?
- Os decalques refletivos não são proibidos por lei, mas há algumas restrições sobre onde eles podem ser colocados. Por exemplo, eles não podem ser colocados nos vidros dianteiros e traseiros do carro, pois podem bloquear a visão do motorista. Além disso, os decalques não podem ser maiores que 10% da área do vidro.
- As leis de trânsito proíbem o uso de adesivos nos para-brisas e nos vidros dianteiros laterais dos veículos. Isso porque essas áreas são essenciais para a visibilidade do motorista. Quando os adesivos são colocados nessas áreas, eles podem bloquear a visão do motorista, o que pode aumentar o risco de acidentes.
- O uso de adesivos nas áreas indispensáveis à dirigibilidade do veículo é uma infração de trânsito grave, prevista no artigo 230, inciso XVI, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A infração prevê uma multa de R$ 195,23, mais cinco pontos no prontuário do proprietário e retenção do veículo para regularização.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
|
|
|
|
X
|
|
|
Siga no
|
||||
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio
|
AutoPapo Podcast
|
No brasil eles querem que vc ande com pneu novos na rodovia e não dão uma rodovia decente pra vc andar cheio de buraco sem manutenção fazem leis mais não compram as lei de quem cê deve ser cobrado hoje pode colocar isu filme era proíbo 100%no vidro traseiro hoje pode munda .eita cois
No Brasil todo o tempo saem leis para complicar vida de condutores, porém não saem leis obrigatórias pra modernizar estradas, tapar buracos de ruas, melhor ou ate colocar pavimento decente numa rodovia. Por isso sempre 3° mundo e mediocre.
