Alerta: este acidente ‘comum’ no trânsito equivale a uma queda de 5 andares

A escada de 16 metros representa o impacto de um carro a 64 km/h sobre um pedestre, comparado a uma queda de cinco andares

Você empurraria alguém de uma escada de 16 metros?
Uma escada de 16 metros foi instalada em Richmond para mostrar a força de impacto de um carro em alta velocidade sobre um pedestre (Foto: Reprodução das redes sociais)
Por Tom Schuenk
Publicado em 10/08/2025 às 06h00

O Departamento de Veículos Motorizados da Virgínia (DMV), uma espécie de “Detran” local, lançou uma campanha ousada e visualmente marcante para alertar os motoristas sobre os perigos da velocidade.

Participe do nosso Canal no WhatsApp

VEJA TAMBÉM:

A mensagem central da campanha

O destaque principal da ação é uma escada amarela de 16 metros de altura instalada ao lado do estádio The Diamond, em Richmond. A estrutura ilustra visualmente a força do impacto que um carro causa ao atingir um pedestre em diferentes velocidades.

Segundo o DMV, um carro a cerca de 64 km/h gera um impacto semelhante a uma queda de cinco andares, o que equivale à altura da escada. Marcadores em diferentes níveis mostram o equivalente em altura para uma colisão. Dessa forma, a campanha propõe a reflexão: “Você empurraria alguém de uma altura de 15 metros?” Uma pergunta provocativa que busca atingir o lado emocional dos motoristas que passarem pelo local.

Ainda segundo o órgão, Gerald Lackey, comissário do DMV, disse à imprensa que a campanha busca transformar dados estatísticos em sensações mais compreensíveis. Com isso, visa-se fazer com que os motoristas entendam os riscos de forma mais pessoal e imediata.

Durante a divulgação, um vídeo mostra um alpinista subindo os 16 metros da escada. A estratégia une arte, engenharia e psicologia comportamental. A estrutura ajuda a representar algo que costuma parecer abstrato: o risco de morte no trânsito.

‘Visão Zero’ em ação

A campanha faz parte da política “Visão Zero”, adotada por várias cidades norte-americanas, que tem como objetivo eliminar mortes e acidentes graves no trânsito até 2030.Segundo os dados divulgados, acidentes de trânsito mataram 410 pessoas no estado da Virgínia em 2024, incluindo dez em Richmond.

Para alcançar esse objetivo, a cidade instalou 200 radares de velocidade e 13 câmeras em zonas escolares. Além disso, houve investimento em infraestrutura para acalmar o tráfego em bairros residenciais. O projeto foi desenvolvido em parceria com empresas locais e engenheiros especializados, bem como com apoio da Região 3 da Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário (NHTSA).

A campanha combina inovação visual com dados de segurança, com o objetivo de reduzir a velocidade nas vias e salvar vidas no trânsito.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário