A escada de 16 metros representa o impacto de um carro a 64 km/h sobre um pedestre, comparado a uma queda de cinco andares
O Departamento de Veículos Motorizados da Virgínia (DMV), uma espécie de “Detran” local, lançou uma campanha ousada e visualmente marcante para alertar os motoristas sobre os perigos da velocidade.
VEJA TAMBÉM:
O destaque principal da ação é uma escada amarela de 16 metros de altura instalada ao lado do estádio The Diamond, em Richmond. A estrutura ilustra visualmente a força do impacto que um carro causa ao atingir um pedestre em diferentes velocidades.
Segundo o DMV, um carro a cerca de 64 km/h gera um impacto semelhante a uma queda de cinco andares, o que equivale à altura da escada. Marcadores em diferentes níveis mostram o equivalente em altura para uma colisão. Dessa forma, a campanha propõe a reflexão: “Você empurraria alguém de uma altura de 15 metros?” Uma pergunta provocativa que busca atingir o lado emocional dos motoristas que passarem pelo local.
Ainda segundo o órgão, Gerald Lackey, comissário do DMV, disse à imprensa que a campanha busca transformar dados estatísticos em sensações mais compreensíveis. Com isso, visa-se fazer com que os motoristas entendam os riscos de forma mais pessoal e imediata.
Durante a divulgação, um vídeo mostra um alpinista subindo os 16 metros da escada. A estratégia une arte, engenharia e psicologia comportamental. A estrutura ajuda a representar algo que costuma parecer abstrato: o risco de morte no trânsito.
Ver essa foto no Instagram
A campanha faz parte da política “Visão Zero”, adotada por várias cidades norte-americanas, que tem como objetivo eliminar mortes e acidentes graves no trânsito até 2030.Segundo os dados divulgados, acidentes de trânsito mataram 410 pessoas no estado da Virgínia em 2024, incluindo dez em Richmond.
Para alcançar esse objetivo, a cidade instalou 200 radares de velocidade e 13 câmeras em zonas escolares. Além disso, houve investimento em infraestrutura para acalmar o tráfego em bairros residenciais. O projeto foi desenvolvido em parceria com empresas locais e engenheiros especializados, bem como com apoio da Região 3 da Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário (NHTSA).
A campanha combina inovação visual com dados de segurança, com o objetivo de reduzir a velocidade nas vias e salvar vidas no trânsito.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |