Bancos de couro de carros tem ligação com incêndios na Amazônia

Segundo apuração do The New York Times, um grande fornecedor couro para a indústria automotivo importa o material de fazendas em áreas ilegais

cadillac escalade platinum bancos em couro
Fornecedor de couro de grandes fabricantes importam a matéria prima do Brasil (Foto: Cadillac | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 19/11/2021 às 16h44

Ter bancos de couro em um carro sempre foi sinônimo de luxo. Atualmente muitos dos “couros” que vemos no mercado são materiais sintéticos, com o material de origem animal sendo limitado a carros de luxo.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Marcas de alto luxo se orgulham da origem do couro usado em seus carros. A Rolls-Royce faz questão de usar o material de vacas criadas longe de cercas de arame farpado para não ter defeitos. Segundo o The New York Times, General Motors, Ford, Daimler, Volkswagen e Stellantis usam couro de uma origem muito menos nobre e ligado aos incêndios na floresta amazônica.

VEJA TAMBÉM:

Couro brasileiro para o mundo

O fornecedor desses fabricantes é a Lear, que importa o couro do Brasil. Um dos fornecedores do produto bruto dessa empresa é a brasileira JBS — sim aquela dos escândalos políticos. Os pastos onde o gado é criado ficam em áreas da Amazônia que foram desmatados ilegalmente.

A JBS foi procurada pelo jornal e constatou que os pastos realmente estavam em áreas consideradas ilegais, mas garante que cumpre todas as exigências do governo. Outras empresas que fornecem couro vindos de áreas ilegais são a Minerva e a Marfrig.

A resposta dos fabricantes

O jornal procurou a Lear, a Ford, General Motors e Volkswagen. O fornecedor diz que possui um robusto processo de fornecimento e que trabalha com as fontes mais capazes e avançadas. A empresa também diz que se um fornecedor violar suas politicas, o contrato poderá ser cancelado e ações legais serão tomadas.

A GM disse que espera que os fornecedores cumpra as leis e normas oficiais. A Ford diz que só usa fornecedores que produzem matérias primas de forma sustentável. A Volkswagen apenas disse que seus fornecedores atingiram um alto nível de sustentabilidade.

Pensando em instalar couro no seu carro? Confira a origem dele e siga essa dica do Boris caso ele tenha airbags laterais:

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
5 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Felipe 21 de novembro de 2021

Mentira ,isso não deve representar 0,5% da produção de couro no país ,produção extensiva de gado na Amazônia não vira ,é mto menos lucrativa e não representa nem 2,5% do rebanho brasileiro ,99% do produtores rurais brasileiros respeitam e colaboram para que mais de 66% da vegetação nativa do país esteja intacta ,mto diferente dos nossos concorrentes ,fato .

Avatar
Manuel Vasconcelos 20 de novembro de 2021

Só no Brasil só há erros . Na China , eles tem os melhores rios para se navegar , limpos , com peixes , tem Internet livre , liberdade de expressão , de acesso livre . Só que uma MENTIRA .

Avatar
Jorge Nicolau 19 de novembro de 2021

É, o time de blogueiros da UÓ não cansa de fazer campanha contra o agronegócio brasileiro.

Avatar
Manuel Vasconcelos 20 de novembro de 2021

Concordo .

Avatar
Eduardo Teixeira Kull 19 de novembro de 2021

ENTÃO SÓ ME RESPONDAM UMA COISA; Sendo os Estados Unidos também um grande produtor de carne, bem como a Austrália, O QUE ELES FAZEM COM O COURO DOS ANIMAIS ABATIDOS POR LÁ? Até concordo que, sim, uma parte da produção brasileira do agronegócio pode ser mal executada, mas colocar nas nossas costas tudo, é campanha pilantra e mal intencionada.

Avatar
Deixe um comentário