Joe Biden recorre ao etanol para reduzir preço dos combustíveis nos EUA
Biden vai recorrer ao E15, mais poluente e com 15% de etanol, para conter a maior inflação vista nos últimos 40 anos nos Estados Unidos
Biden vai recorrer ao E15, mais poluente e com 15% de etanol, para conter a maior inflação vista nos últimos 40 anos nos Estados Unidos
Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, anunciou que o país vai permitir que a população continue comprando gasolina com maior teor de biocombustível, como o etanol, durante o verão americano. A medida é uma tentativa de conter a dependência de fontes estrangeiras e também de conter a inflação, que na última terça-feira atingiu uma alta não vista nos últimos 40 anos.
O combustível em questão é o E15, que utiliza 15% de etanol em sua mistura, e foi banido em boa parte dos Estados Unidos durante o verão (1º de junho a 15 de setembro) devido ao seu alto teor de poluição. O E15 estava proibido desde 2011 porque elementos poluentes no etanol podem reagir com a luz solar e provocar maior poluição atmosférica e emissão de gases-estufa.
VEJA TAMBÉM:
de acordo com a Casa Branca, a Agência de Proteção Ambiental dos EUA vai trabalhar junto aos estados americanos para tentar amenizar os impactos na qualidade do ar durante o verão.
De certa forma, a decisão acaba sendo uma vitória para o lobby do milho – base do etanol nos Estados Unidos – que há anos tentam acabar com o bloqueio temporário da mistura. Além disso, pode representar um réves para as refinarias de petróleo que vêem o etanol como concorrente.
No entanto, a economia no bolso dos consumidores pode não ser tão grande assim. Afinal, o E15 é apenas US$ 0,10 mais barato e possui um terço a menos de energia quando comparado à gasolina comum, precisando abastecer com maior frequência.
Contudo, funcionários do governo acreditam que essa economia pode ser válida, visto que durante o preço da gasolina sobe durante o verão, e a alta pode ser maior ainda no período dos conflitos na Ucrânia.
Entre etanol e gasolina, existe algum combustível mais limpo? Boris Feldman responde!
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Prezado Bernardo Castro, gostaria que vc esclarecesse (dar luz, sair da escuridão) as seguintes afirmações e informações do seu artigo, com base em fontes cientificas e técnicas:
1º) “O comentário que o E15 é mais poluente”:
Vc está comparando com o que? com a gasolina ou com uma mistura com mais Etanol, E25 ou até o etanol hidratado brasileiro! Digo isso pois é consenso cientifico que qualquer mistura de etanol com gasolina ou o etanol hidratado gera menos co2 e menos poluição que a gasolina.
Aproveito e deixo aqui o resultado de um estudo da universidade de Berkeley, na Califórnia, que desenvolveu um estudo sobre os efeitos do etanol em cidades brasileiras. O resultado, só em São Paulo, no período de 5 anos, foi uma redução de mais de 40% da poluição atmosférica. Temos estudos da USP sobre o mesmo tema também com resultados semelhantes.
Sua afirmação contradiz até mesmo um artigo doautopapo ( Por Boris Feldman
25 de maio de 2019 09:00) “O etanol é mais “limpo” nos dois sentidos: para o meio ambiente, pois não recolhe carbono no fundo do mar ou da terra (combustível fóssil) lançando-o na atmosfera pelo escapamento.Nos motores, o que queima etanol permanece mais limpo devido à menor presença de carbono em sua composição: apenas 35% contra 83% da gasolina, reduzindo praticamente a zero a formação de depósitos carboníferos em seu interior.”
2º) A Afirmação que “o etanol possui um terço a menos de energia quando comparado à gasolina comum”:
A diferença em rendimento energético da gasolina e do etanol é amplamente estudada e medida, e está muito longe desse número, em motores bicombustiveis o etanol tem rendimento de 70-75% da gasolina (maiores em motores modernos com injeção direta), em motores modernos monocombustível a etanol esse número fica em torno de 80% (Fiat E4), e se usássemos etanol anidro ficaria 74 -79% em motores bicombustiveis e em 84% nono a etanol, devido a eliminação do 5% de água do hidratado.
O número que você indicou, 66% (2/3) não tem respaldo em nenhum estudo prático ou teórico.
Espero que os erros de seu artigo seja apenas por desconhecimento técnico e falta de vontade de pesquisar mais a fundo o assunto, não por complacência com o lob poluidor do petróleo.
“A medida é uma tentativa de conter… a inflação, que na última terça-feira atingiu uma alta não vista nos últimos 40 anos.” Deve ser culpa de B o l s o na r o. ( Estou sendo sarcástico)