Joe Biden recorre ao etanol para reduzir preço dos combustíveis nos EUA

Biden vai recorrer ao E15, mais poluente e com 15% de etanol, para conter a maior inflação vista nos últimos 40 anos nos Estados Unidos

Estados Unidos vai recorrer ao uso do E15, com 15% de etanol, durante o verão
Estados Unidos vai recorrer ao uso do E15, com 15% de etanol, durante o verão (Foto: Shutterstock)
Por Bernardo Castro
Publicado em 13/04/2022 às 11h05

Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, anunciou que o país vai permitir que a população continue comprando gasolina com maior teor de biocombustível, como o etanol, durante o verão americano. A medida é uma tentativa de conter a dependência de fontes estrangeiras e também de conter a inflação, que na última terça-feira atingiu uma alta não vista nos últimos 40 anos.

O combustível em questão é o E15, que utiliza 15% de etanol em sua mistura, e foi banido em boa parte dos Estados Unidos durante o verão (1º de junho a 15 de setembro) devido ao seu alto teor de poluição. O E15 estava proibido desde 2011 porque elementos poluentes no etanol podem reagir com a luz solar e provocar maior poluição atmosférica e emissão de gases-estufa.

VEJA TAMBÉM:

de acordo com a Casa Branca, a Agência de Proteção Ambiental dos EUA vai trabalhar junto aos estados americanos para tentar amenizar os impactos na qualidade do ar durante o verão.

De certa forma, a decisão acaba sendo uma vitória para o lobby do milho – base do etanol nos Estados Unidos – que há anos tentam acabar com o bloqueio temporário da mistura. Além disso, pode representar um réves para as refinarias de petróleo que vêem o etanol como concorrente.

No entanto, a economia no bolso dos consumidores pode não ser tão grande assim. Afinal, o E15 é apenas US$ 0,10 mais barato e possui um terço a menos de energia quando comparado à gasolina comum, precisando abastecer com maior frequência.

Contudo, funcionários do governo acreditam que essa economia pode ser válida, visto que durante o preço da gasolina sobe durante o verão, e a alta pode ser maior ainda no período dos conflitos na Ucrânia.

Entre etanol e gasolina, existe algum combustível mais limpo? Boris Feldman responde!

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Ricardo 21 de julho de 2022

Prezado Bernardo Castro, gostaria que vc esclarecesse (dar luz, sair da escuridão) as seguintes afirmações e informações do seu artigo, com base em fontes cientificas e técnicas:
1º) “O comentário que o E15 é mais poluente”:
Vc está comparando com o que? com a gasolina ou com uma mistura com mais Etanol, E25 ou até o etanol hidratado brasileiro! Digo isso pois é consenso cientifico que qualquer mistura de etanol com gasolina ou o etanol hidratado gera menos co2 e menos poluição que a gasolina.
Aproveito e deixo aqui o resultado de um estudo da universidade de Berkeley, na Califórnia, que desenvolveu um estudo sobre os efeitos do etanol em cidades brasileiras. O resultado, só em São Paulo, no período de 5 anos, foi uma redução de mais de 40% da poluição atmosférica. Temos estudos da USP sobre o mesmo tema também com resultados semelhantes.
Sua afirmação contradiz até mesmo um artigo doautopapo ( Por Boris Feldman
25 de maio de 2019 09:00) “O etanol é mais “limpo” nos dois sentidos: para o meio ambiente, pois não recolhe carbono no fundo do mar ou da terra (combustível fóssil) lançando-o na atmosfera pelo escapamento.Nos motores, o que queima etanol permanece mais limpo devido à menor presença de carbono em sua composição: apenas 35% contra 83% da gasolina, reduzindo praticamente a zero a formação de depósitos carboníferos em seu interior.”

2º) A Afirmação que “o etanol possui um terço a menos de energia quando comparado à gasolina comum”:
A diferença em rendimento energético da gasolina e do etanol é amplamente estudada e medida, e está muito longe desse número, em motores bicombustiveis o etanol tem rendimento de 70-75% da gasolina (maiores em motores modernos com injeção direta), em motores modernos monocombustível a etanol esse número fica em torno de 80% (Fiat E4), e se usássemos etanol anidro ficaria 74 -79% em motores bicombustiveis e em 84% nono a etanol, devido a eliminação do 5% de água do hidratado.
O número que você indicou, 66% (2/3) não tem respaldo em nenhum estudo prático ou teórico.

Espero que os erros de seu artigo seja apenas por desconhecimento técnico e falta de vontade de pesquisar mais a fundo o assunto, não por complacência com o lob poluidor do petróleo.

Avatar
HAF 13 de abril de 2022

“A medida é uma tentativa de conter… a inflação, que na última terça-feira atingiu uma alta não vista nos últimos 40 anos.” Deve ser culpa de B o l s o na r o. ( Estou sendo sarcástico)

Avatar
Deixe um comentário