Gasolina ou álcool: diferença de 70% não é mais a regra para escolher

Evolução dos motores flex e realidade de cada motorista trazem resultados diferentes em relação aos números divulgados pelo Inmetro

marcelo camargo agencia brasil
Motorista deve aferir o consumo do próprio carro, com gasolina e etanol, para calcular qual desses combustíveis será mais vantajoso (Foto: Marcelo Camargo | Agência Brasil)
Por AutoPapo
Publicado em 18/09/2018 às 08h00
Atualizado em 26/07/2022 às 18h06

Há quase 20 anos no mercado, os carros equipados com motor flex – que aceitam gasolina ou etanol em qualquer proporção – ainda são cercados de mitos. Um deles é quando usar gasolina ou álcool levando em conta o preço dos dois combustíveis.

No começo, foi estabelecido que, se o valor do etanol fosse até 70% do preço da gasolina, abastecer com o combustível vegetal seria vantajoso. Mas, pela evolução técnica dos motores e do próprio etanol, hoje, essa proporção está diferente e pode chegar a até 75%.

VEJA TAMBÉM:

O presidente da Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (Siamig), Mário Campos, sugere que cada motorista faça as contas e veja qual a proporção é a correta. Para ele, nem mesmo as medições do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, feitas pelo Inmetro, refletem a realidade.

“Os testes feitos pelo Inmetro tem como base a gasolina com uma mistura de 22% de álcool anidro. Hoje, a gasolina é vendida nos postos com 27%. O número que está ali pra gasolina não reflete a verdadeira quilometragem que aquele carro poderá rodar com gasolina. Se o teste fosse feito com a gasolina com 27% de anidro, o consumo com esse combustível seria maior”, afirma Campos.

Gasolina ou etanol?

Para exemplificar essa diferença, a entidade que representa os produtores de etanol de São Paulo – Unica – contratou o Instituto Mauá de Tecnologia para realizar testes, em campo, com automóveis usando etanol hidratado e gasolina vendida nos postos, com 27% de álcool anidro, para mostrar que os números de consumo divulgados pelo Inmetro não refletem a realidade em relação a esses dois combustíveis.

Foram utilizados 20 veículos: cinco unidades de quatro modelos diferentes (compactos 1.0 e 1.6, sedã médio e utilitário esportivo). Eles percorreram 27 km em trechos urbanos e 30 km em rodovias. Cada um desses circuitos foi repetido 15 vezes. Os trajetos foram definidos seguindo o padrão de testes e análises já realizados pelo Instituto Mauá em vias públicas.

Desempenho com álcool

Avaliado por meio de análise estatística, o desempenho médio do etanol comum em relação à gasolina comum, que contém 27% de etanol anidro, para os modelos de veículos testados variou de 70,7% a 75,4%. Como referência, os valores encontrados para os mesmos modelos de veículos pela norma do Inmetro foram, respectivamente, 66,7% a 72,1%.

Além disso, tal percentual também varia, principalmente com o perfil de direção do motorista e a tecnologia embarcada no veículo.

percentual para escolher entre etanol (álcool) ou gasolina na bomba do posto pode chegar a 75 por cento
Em alguns casos, etanol é a melhor opção mesmo se o preço do litro for equivalente a 75% do valor da gasolina (foto: Shutterstock)

Como calcular o consumo?

Carros equipados com computador de bordo apontam o gasto de combustível em quilômetros por litro (km/l). Dessa forma é possível avaliar melhor quando usar álcool ou gasolina.

Em modelos importados, pode não ser tão simples. Eles às vezes apontam o consumo em litros consumidos a cada 100 km rodados (l/100 km). Neste caso, é necessário fazer uma conta rápida para calcular o consumo: dividir a distância pela quantidade de combustível gasto. Por exemplo: um automóvel que faz 12 l/100 km tem uma média de 8,3 km/l (100/12 = 8,3)

Mas e nos carros que não tem computador de bordo? Neste caso, vai dar um pouco mais de trabalho. Complete o tanque (até o desarme da bomba) e zere o hodômetro parcial (ou anote o número exato do hodômetro total).

Após rodar a distância que for conveniente, complete o tanque mais uma vez (novamente, até o desarme) e divida a quantidade de litros abastecido pela quilometragem. O ideal, para calcular o consumo com maior precisão, é que a operação seja feita por três vezes.

O cálculo do rendimento do carro é importante, pois o motorista poderá verificar também qual combustível é mais econômico em função do preço na bomba. Existe a convenção de que o etanol é mais econômico se custar até 70% do preço da gasolina ou 30% mais barato (baseado no teste do Inmetro).

Mas se levarmos em conta os atuais testes do Instituo Mauá, o motorista poderá verificar que o carro rende muito mais e então economizará usando etanol, mesmo se o percentual estiver acima de 70%, podendo chegar até 75%!

Calculadora entre Gasolina ou Etanol



       

   




Em geral a melhor opção é:
(Na média, uma relação de 73% ou menos do preço do etanol em relação ao preço da gasolina, favorece o uso do álcool. Se for 74% ou mais, use gasolina.)

Veja, passo a passo, como fazer o cálculo para saber qual combustível é mais vantajoso:

  1. Divida o desempenho do etanol pelo desempenho da gasolina (se seu carro faz 7,3 km/litro com etanol e 10 km/l com gasolina, você deve dividir 7,3 por 10, que é igual a 0,73 ou 73%. Pronto, você achou o rendimento do carro com etanol).
  2. Faça agora o cálculo da relação do preço etanol/gasolina na bomba: divida o valor do etanol pelo do da gasolina (exemplo: se o litro do etanol custou R$ 4,95 e o da gasolina R$ 7,21, a relação, então, é de 0,69 ou 69%).
  3. A relação de preço acima (69%) dá uma enorme economia ao consumidor que optar por abastecer seu veículo com etanol. Se este cálculo resultar em 73%, por exemplo, o motorista também estará economizando ao optar pelo etanol.

Boris Feldman fala mais sobre esse assunto

Ouça a dica do Boris no programa AutoPapo nas rádios:

[TRANSCRIÇÃO]

Quando o dono de um carro flex vai abastecer, ele já conhece aquela regrinha da diferença dos custos. Se o etanol estiver custando até 70% do custo da gasolina, ele vale mais a pena. Caso contrário, abastece com gasolina. Mas aí vem a dúvida: todos os motores respeitam essa regrinha dos 70%?

Claro que não! Esse percentual pode variar de 68, 69, até 71, 72%. A quem diga que pode ser alterado até para 75%. Como saber? Fazendo as continhas. É só abastecer o carro com gasolina e fazer a conta: quantos quilômetros ele andou com 1 litro de gasolina?

Pois abastece com etanol, faz a mesma conta, quantos quilômetros por litro de etanol ele rodou. Se essa diferença de consumo for de 30%, vale então a regrinha dos 70% da diferença do custo. Se a diferença de consumo foi maior ou menor, ajuste a regrinha para esse percentual que você encontrou específico do seu carro.

Comente aqui: O amigo abastece para de olho no percentual de preços, ou é fiel ao álcool ou gasolina?

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
107 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Marcos 30 de junho de 2022

Com esse governo genocida imcompetetente misógino e homofóbico, logo logo a gasolina vai pra 10 reais por litro por pura incompetência desse desgraçado GENOCIDA.

Avatar
Rafael Silva 29 de julho de 2022

O genocida conseguiu baixar bem os combustíveis….

Avatar
fernando 9 de agosto de 2022

minha spin foi gás de 5 geração e alcool ,mais percebi que subidas e aceleradas consomem bem o allcool o que faz o custo final aumentar consideravelmente ,,vou passar pra 3 geração acho que vai ser mais economico apesar de ser um carro automatico

Avatar
VIVA 64 E 18 18 de setembro de 2022

CHORA SEM TETA !

Avatar
Davi 19 de outubro de 2022

Hahahahaha…….. Brasil foi o pais que menos aumentou o valor da Gasolina durante a crise atual….. Alias, se vc. fosse uma pessoa esclarecida, deveria saber que o governo federal (portanto o seu genocida) ZEROU os impostos federais para a gasolina. São os governadores dos estados que estão de olho grande no ICMS deles…. especialmente a onde tem governador do PT….

Avatar
Daniel 24 de novembro de 2022

Claro.. perto da eleição… só os bolsomions pra acreditar nisso

Avatar
yuri 24 de maio de 2022

Etanol é um veneno para qualquer motor, etanol e metal não combinam. Só aqui um Governo acha que tem o direito de decidir como funciona a tecnologia deve operar, não dá alternativas aos consumidores, nada. Só destruição. 30% de etanol e com a farra dos motor fréx começou a adulteração disseminada de combustível. Tudo graças ao Partido dos Trabalhadores.

Avatar
Jair 6 de junho de 2022

No meu carro eu coloco álcool e 10% de querosene gol 2011 150 mil rodados e nunca peguei pra limpar os bicos e ele corta na alta .

Avatar
JOSE MAURICIO MARTINS SARAMAGO 17 de julho de 2022

Caro Yuri, perdoe discordar de você. O meu carro é um HB20 e vem de fábrica preparado para etanol, então a falácia de que é “veneno” para o motor cai por terra. O carro desenvolve bem melhor com etanol do que com gasolina. As montadores tem engenheiros que exaustivamente trabalharam os motories para esse tipo de combustível.

Avatar
Mauricio 19 de setembro de 2022

Eu usei uma Fiat Elba original de fabrica somente a álcool, rodei 685.000 Km sem fumacear, se fosse um veneno não teria feito essa kilometragem

Avatar
Jerônimo 20 de março de 2022

A verdade meus amigos é que em nosso país não há pra onde correr quando a questão é o custo dos combustíveis, dificilmente teremos alguma vantagem no uso desse ou daquele combustível, só teríamos alguma vantagem de fato se a “larica” tributária não existisse.

Avatar
marcelo 26 de novembro de 2021

Sempre optei por etanol, mas, devido aos aumentos agora to experimentando a gasolina! Meu carro aumentou em 4km a mais por litro na gasolina(vw virtus msi), então pago 1,30 reais a mais por 4 km! Acho que dá tudo no mesmo, agora isso vai do gosto de cada um. Sempre no meu carro e os da minha empresa usaram etanol desde novos e nunca tive problemas com motor, bicos etc, mas as trocas de óleo e velas sempre como manda o manual! Tivemos aqui um celta com 145mil km que ferveu e mexemos no cabeçote, pudemos observar os pistões e estavam limpos e com pouquíssima corrosão!

Avatar
Marcelo 21 de fevereiro de 2021

Gasolina – tem poder de lubrificação
Etanol – não possui poder de lubrificação
Gasolina – baixa contaminação no lubrificante
Etanol – alta contaminação no lubrificante
Gasolina – não possui água
Etanol – 5% de água

É sério que vocês fazem contas de centavos pra achar que estão se dando bem usando etanol?

Avatar
Paulo Poeta 21 de fevereiro de 2021

Não concordo com sua teoria ok. A gasolina lubrifica, limpa bicos ok. Ela suja mais o óleo do motor diminuindo a sua vida útil. Álcool não lubrifica ok. Mas o óleo do motor, suja menos e lubrifica por mais tempo.

Avatar
Luís Otávio 5 de março de 2021

Sabe se nada, comentário inútil o seu, abasteci com álcool por 1 ano, o desempenho do motor é horrível, não tem comparação abastecer com gasolina se possível aditivada, está sim lubrifica o motor do seu carro.

Avatar
Anderson 30 de outubro de 2021

Não sou especialista mas outro fator contra o álcool é que ele destrói as velas, tive que trocar pois meu carro um belo dia não dava mais partida. Ao avaliar o mecânico mostrou a vela cheia de resíduo e segundo ele a causa é o etanol (me recomendou a sempre abastecer uma porcentagem de gasolina p/ minimizar esse problema)

Avatar
yuri 24 de maio de 2022

Está cheio de vídeos de nível médio de conhecimento evidenciando o grau de acúmulo de resíduos em motores com muito etanol, nem mesmo aquela roçadeira Sthil resiste a essa abominação de 30%.

Avatar
Julio Vieira 17 de abril de 2021

Quanta besteira, etanol contamina muito menos o lubrificante. E daí que tem água? O motor flex é preparado para isso. Abasteço meu carro desde 0km 80% das vezes no etanol e economizo MUITO, além de que o motor do carro fica MUITO melhor. Aliás, com 100mil km o motor está zero.

Avatar
MARCEL J TEIXEIRA 31 de maio de 2021

Tenho meu carro a dois anos e meio, comprei zero, nunca viu gasolina na vida, sempre abastecendo com Etanol…vou abastecer essa semana pela primeira vez na gasolina, pois, com os aumentos absurdos do etanol, não compensa mais…Só reforçando que o motor está zerado usando 100% etanol…

Avatar
Marcus 16 de junho de 2021

Sempre abasteci com alcool e nunca tive problemas com isso. Meu penúltimo carro foi um cobalt 2014 flex. Rodei mais de 180.000 Km com ele, sempre no álcool, posto de confiança, nunca tive problema em nenhum bico se quer, qto mais no motor, porém eu cuidava zelava do carro, sempre trocando oleo, filtros e sempre fazendo checagem periódica, resumindo, vendi o carro, ainda estava zero.
Gosto do álcool por ter menos produto químico e menos poluente, mas acredito tbém nos benefícios da gasolina, as vezes é bom colocar uma aditivada de marca pra dar uma lubrificada.

Avatar
Juares 5 de junho de 2021

Onde tem álcool com 5% de agua? Eu acho impossível isso , a gasolina que se compra nas bombas dos postos de gasolina são todas aduteradas e não tem fiscalização

Avatar
Marcus 16 de junho de 2021

ó pessoal achando que está abastecendo com gasolina, qdo na verdade tem mais alcool e água no meio..kk

Avatar
Bastião 21 de julho de 2021

E verdade e os que tem os caras matam,. Hoje em dia tanto faz você abastecer com álcool ou gasolina,e álcool que vai na gasolina vai me dizer que não tem água, ninguém comenta isso.

Avatar
Lucas 22 de outubro de 2021

A gasolina possuí etanol anidro, sem água. O etanol vendido nos postos é o hidratado, com água.

Avatar
ROGERIO 11 de março de 2022

COM GASOLINA NÃO TEM AGUA? ETANOL TEM AGUA E ESTA NA MISTURA DA GASOLINA, OU SEJA, GASOLINA TEM AGUA

Avatar
yuri 24 de maio de 2022

O pessoal sonha, me digam em que planeta alienígena se consegue separar 100% das pontes de hidrogênio entre as moléculas. Ridículo.

Avatar
JOSE MAURICIO MARTINS SARAMAGO 17 de julho de 2022

Motores a alcool, são preparados para esse tipo de combustível. Não creio que montadoras preparem carros para o uso de Etanol com esse fator.

Avatar
fernando 9 de agosto de 2022

acho realmente que alccol é mais contaminado, de um tempo pra cá troquei duas vezes abomba de gazolina pois sempre usei alcool

Avatar
Mauricio 19 de setembro de 2022

Gasolina emite monóxido de carbono que acabou com o planeta, álcool, zero monóxido de carbono

Avatar
OLiver 5 de junho de 2023

Marcelo, foi o melhor resumo sobre o assunto que eu li até hoje. Você resumiu muito bem.

Avatar
MARCOS FERNANDO DOS SANTOS 12 de fevereiro de 2021

Lá vem as empresas sucroenergeticas tentar nos enrolar (novamente) se nem com 70% é crível acreditar q compensa, imaginar se aumentar. Há anos me recuso a abastecer com álcool, não é possível acreditar q produzir álcool custa 70% de produzir gasolina, logo só sobra a margem de lucro deste item ser muito maior, sem contar q seus preços acompanham o da gasolina, nunca vimos o comparativo chegar a 50%, sempre é 70 ou muito próximo disto

Avatar
Rodrigo Augusto 27 de janeiro de 2021

Meu veículo 1.0 faz 11 no etanol pisando o mínimo possível no acelerador, mudando a marcha em torno de 2 a 2,5 mil rpm. Tentando dirigir da mesma forma na gasolina aditivada chego em 12,5, muito longe dos supostos 70%. Se a gasolina já possui atualmente 27% de etanol, antigamente não era essa quantidade de mistura,mas esse cálculo de 70% sempre foi informado.

Avatar
Henrique Garcia 24 de janeiro de 2021

Ford Ka 1.0 Zetec, hoje no sul fluminense gasolina aditivada a R$5,29 e etanol a R$ 3,50. Relação consumo álcool x gasolina = 0,856. Relação valor = 0,66, se chegasse até 0,85 ainda estaria compensando o álcool, já que deu 0,66 compensa muito!!

Avatar
Jovani 1 de agosto de 2020

Etanol tá reais o litro e gasolina tá 4,60 qual melhor abastecer

Avatar
EDER 15 de março de 2020

HONDA BIZ É A SOLUCAO 45 KM COM GASOLA E 36 COM ETANOL

Avatar
Tiago Corrêa de Oliveira 2 de março de 2020

Tenho um Uno 2009 que só abastecia no etanol… ele fazia uns 6km/l cidade e 10km/l na estrada. Fiz o teste com gasolina aditivada, agora ele faz 10km/l cidade e 15km/l estrada. Etanol nunca mais rsrs

Avatar
Antonio 24 de janeiro de 2020

Meus trajetos são muito curtos e não faço mais que 300 quilômetros por mês como o meu carro. E ele não é econômico no transito urbano. Faz 6 km por litro no ETANOL e 7,5 na gasolina. O que me fez optar pelo Etanol, já que a diferença de quilômetros por litro é muito pequena e a diferença de preço entre um combustível e outro e vantajosa, gasolina 4,49 e o etanol 3,10.

Avatar
Dalton 6 de janeiro de 2020

O cálculo mais simples para quem tem computador de bordo é o valor do combustível dividido pela media de consumo do veículo, exemplo: minha Toro faz 8,5 em média cidade/estrada, portanto meu preço de etanol 3,43 : 8,5= 0,40, gasolina 4,53 : 8,5 = 0,43, portanto etanol pra min tem o menor custo.

Avatar
Helbert 31 de janeiro de 2020

Caso seu veiculo Toro na gasolina fizer mais do que 10 km/l compensa gasolina… na conta que vc fez, considerou a mesma média de consumo. Na gasolina ela vai ter uma maior média.

Avatar
Antonio 10 de dezembro de 2019

Tenho um GOL TRACK 2014/15. Só uso Gasolina Aditivada.. Sou doidão? Acho que não.. Rodo muito pouco. uns 450 km por mês.

Avatar
Etevaldo 19 de novembro de 2019

No meu caso, apesar de usar mais ETANOL do que gasolina, pela minha condução que geralmente não passa de 100km/h, e testando os dois combustíveis, percebi que o gasto praticamente fica no mesmo. Entretanto, percebo melhor desempenho usando ETANOL do que GASOLINA.
Ao subir ladeiras por exemplo, consigo subir na quinta marcha, enquanto que usando gasolina pede quarta.
Colocando o mesmo valor tanto de ETANOL quanto GASOLINA (R$50,00) percebi que o rendimento foi significativamente melhor usando ETANOL. Ou seja, sobrou mais combustível depois de percorrer a mesma distância usando ETANOL.
Conclui então, que pra mim está sendo mais vantajoso usar ETANOL, visto que até mesmo melhor desempenho e quilometragem o mesmo me proporciona.

Avatar
Marcos andre franco 14 de novembro de 2019

Pessoal, boa noite, infelizmente os carros de cilindrada pequena são uma ilusão, 1.0 / 1.5 … não vale mais a pena comprar, o consumo aumenta muito acima de 100 km / hora… acredito que dificilmente andem a 80km / hora pensando na econômica, e por experiência própria sugiro a compra de carros 2.0 muito mais econômicos e mais potência ecomomizando muito mais, devido que eles andam a 110 km/ hora a baixa revolução… fazendo uma média muito boa, ao contrário dos pequenos…. tenham uma boa noite!!!

Avatar
Thiago 22 de janeiro de 2020

Como assim ? Não tem como comparar. tenho um March 1.0 e faço de 18 km\L a 22 Km\L na estrada a 100 ou 120 kmh. Hoje ainda é Impossível um 2.0 fazer isso.

Avatar
Denner 25 de fevereiro de 2020

Por isso tem os carros 1.0 Turbo!
Economiza como um 1.0 e anda igual um 2.0

Avatar
luciano 29 de agosto de 2021

e nao cabe 5 pessoas e nem malas.

Avatar
Reginaldo Marques 6 de abril de 2020

E cada uma que aparece hoje praticamente não existe mais motor 2.0 só em sedãs de luxo e levam pau de carros 1.0 a 1.5 turbo que andam mais e são mais economicos

Avatar
Claiton 13 de junho de 2020

Exatamente. Motor 2.0 é praticamente carro pesado e com elevado consumo e ainda com bloco de ferro fundido. O que temos hoje são motores de alto desempenho com motor e cabeçote de alumínios tanto que a tecnologia dos aditivos de arrefecimento já é hibrida garantindo uma maior proteção contra a corrosão no alumínio.

Avatar
JOSE MAURICIO MARTINS SARAMAGO 17 de julho de 2022

Tenho um hb20 1.0 que faz 150kms na estrada e não fica muito longe dos 1.6 assim sendo a falácia de que 1.0 e fraco cai por terra. Experimente HB20

Avatar
alexandre felipe rodrigues 27 de janeiro de 2019

Bem eu faço o custo por quilometro rodado , meu carro no etanol e um avião para beber , na gasolina não bebe pouco e faz boa média faço 10 na gasolina e 7 no etanol

Avatar
MRG 12 de janeiro de 2019

Cada motorista deve fazer o seu cálculo, de acordo com o estilo de condução. Além da diferença de preço entre os combustíveis, vale lembrar que a maioria dos carros tem desempenho melhor com etanol, o que pode fazer o motorista aliviar o pé do acelerador e melhorar o consumo. Há também o fato de o etanol “sujar” menos a parte interna do motor do que a gasolina comum, o que pode impactar nos custos a longo prazo…

AutoPapo
Guilherme Campos 21 de janeiro de 2019

Concordo com você MRG, a única vantagem a favor da gasolina é a autonomia. Mesmo assim a autonomia do etanol será suficiente para enfrentar longos trechos sem postos de abastecimento, mesmo nos lugares mais remotos.

Avatar
Darlan 6 de dezembro de 2018

Pra saber o que é mais vantagem, levando em conta apenas o consumo, basta dividir o preço do litro pelo consumo. Não precisa fazer um monte de contas e comparações proporcionais ou qualquer outro malabarismo aritmético.

Um exemplo real do meu carro:

Litro de gasolina: R$ 4,20
Litro de etanol: R$ 3,40

Consumo urbano com gasolina: 7,5 Km/l
4,2 / 7,5 = 0,56

Consumo urbano com etanol: 6 Km/l
3,4 / 6 = 0,56

Consumo de estrada com gasolina: 14 Km/l
4,2 / 14 = 0,3

Consumo de estrada com etanol: 11 Km/l
3,4 / 11 = 0,3

Nestes casos, em termos de consumo não há diferença entre usar gasolina ou etanol.
No uso urbano eu gasto 56 centavos e na estrada 30 centavos por km rodado, independente do combustível.

AutoPapo
Guilherme Campos 21 de janeiro de 2019

Boa Darlan, essa também é uma forma de fazer o cálculo. E se você dividir 3,4 por 4,2 (preço do alcool / preço da gasolina) Vai chegar a 0,80 (ou 80%). O que mostra que a matéria está certa. A média não é mais 70%. No seu caso é 80%!

Avatar
wagner fidelis vieira 24 de novembro de 2020

Nesse caso o melhor é a gasolina, pois vai rodar mais kilometros pelo mesmo gasto de combustivel dos 2 combustiveis

Avatar
Rodrigo Lipphaus 24 de setembro de 2018

Aplicativo android que calcula a melhor opção entre álcool e gasolina na hora de abastecer. Caso saiba as médias do veículo ele leva as mesmas em consideração. Link para download: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.lipphaus.alcool_gasolina

Avatar
Rodrigo 20 de setembro de 2018

Sério? Desde meados de 2010 eu já tinha estudado sobre isso…..

Avatar
Carlos Augusto 19 de setembro de 2018

Estou rodan

Avatar
Dias 19 de setembro de 2018

No meu carango uso urinolina e faço 40 km/l .kkkkkk

Avatar
Diogo 19 de setembro de 2018

Opa
Tenho uma S10 e ela faz 5,9 km no álcool e na gasolina 7,5 km
No álcool economizo muito mais,
Minha única dúvida se realmente o álcool danifica o Motor em menos tempo de uso do q a gasolina

Avatar
Washington 17 de dezembro de 2019

È ao contrário, Etanol é um combustivel limpo, tanto que sempre onde tem adulteração 90% é na gasolina

Avatar
yuri 24 de maio de 2022

Limpo no instagram, mas o gasto energético ao meio ambiente para colocar essa porcaria na gasolina a Globo não conta.

Avatar
Rafael Fernandes dos Santos 19 de setembro de 2018

Com certeza o alcool é o melhor combustivel, se colocassem no mercado um carro 100% movido a alcool, com a devida configuração, taxa de compressao, etc. Com as tecnologias de hj, injeção direta, bicos injetores com aquecimento, etc, o alcool chegaria tranquilo a 85% de eficiencia. As montadoras no mundo todo competem pra reduzir o consumo e aumentar a eficiencia da gasolina, mas nenhuma compete pra aumentar a eficiencia do alcool, se tivesse uma competição, veriamos como aumentaria a eficiencia do alcool perante a gasolina. O risco seria somente uma crise na industria alcooleira, mas eu gostaria de correr o risco

Avatar
Maycon Leite 23 de maio de 2020

Pois é, cara, penso a mesma coisa. Acho que poderíamos ter um investimento nessa questão de veículos movidos a etanol (é aquele papo do pato – nada, anda e voa, mas não faz nada disso tão bem quanto um animal que faz exclusivamente aquilo [um peixe que só nada, um felino que só anda/corre ou uma águia que {praticamente} só voa), mas acho difícil de vermos algo assim porque provavelmente não faria muito sucesso nas vendas, já que na prática a pessoa estaria perdendo uma opção (“agora eu só posso abastecer com etanol”); talvez se houvesse algum incentivo do governo pra esses veículos e o carro a etanol custasse, digamos, 10% a menos que sua variante flex…
E não sei até que ponto isso “resolve” o problema, mas dizem que os carros turbo conseguem aproveitar muito bem tanto a gasolina quanto o etanol (e não ficar num meio termo como os aspirados) porque conseguem controlar melhor a quantidade da mistura ar+combustível admitida (e assim “simular” uma taxa de compressão maior pro etanol).

Avatar
Danilo Mellone 19 de setembro de 2018

Qual o melhor teste para se fazer no combustível para saber se está adulterado?

Avatar
Edgard Aguiar Amaral 19 de setembro de 2018

O álcool é feito elaborado pelas indústrias nacionais, é imprescindível que elas tenham a liberdade e prerrogativas de vendas diretas ao consumidor!!!!!!!!!! Isso vai alavancar a matriz energética no nosso país!!!

Avatar
Aroldo Félix 19 de setembro de 2018

Uma lógica burra. Se na gasolina já está composta por 27% de álcool, o que compramos não é puro e se não é puro deveria ser muito mais barata.
Outra lógica burra minha. Se não fosse os cartéis no Brasil,no álcool poderia ser vendido por muito menos e ninguém usaria gasolina. Meu carro, Etios, anda igual usando álcool. Não uso gasolina.

Avatar
Donizeti de Oliveira Calisto 19 de setembro de 2018

Disse tudo , eu até tenho minhas dúvidas se na gasolina é adicionado somente 27% de etanol , sabendo que a gasolina está mais cara , não duvido nada de essa porcentagem ser maior…agora com o final da safra da cana de açúcar , o etanol está mais caro!!!

Avatar
Binho 9 de abril de 2019

kkkkkkk a desculpa é sempre a safra… cara cana de açúcar é uma praga.. joga no chão da sua casa 1 semana depois já tem capim de cana ali… isso é papo pra enganar o trouxa do brasileiro

Avatar
Claudio Café 19 de setembro de 2018

Tenho a solução, montei e instalei um kit vapor de gasolina no meu carro, antes fazia 15 kms l, Ágora está fazendo 21 kms l !
Considerando ser um carro antigo estou muito satisfeito !

Avatar
Jesus 12 de outubro de 2018

Onde compro esse kit? Thanks!

Avatar
Jose 14 de março de 2019

Kkklklk para de mentir mano, já foi provado que valor de gasolina não resolve nada você tá querendo e acabar trouxa para vender o seu… se lascar viu

Avatar
denise 4 de abril de 2019

isso é verdade esse kit?

Avatar
Maycon Leite 23 de maio de 2020

Claro que não, cara. Se fosse a indústria automotiva (na Europa principalmente, que tem umas metas mais sérias de redução de emissões) já tinha adotado em massa, a menos que se acredite “na verdade” – aquele papo de que as petroleiras têm esquema com as montadoras pra fazer os carros consumirem mais combustível. Isso aí é papo de charlatão que quer vender seus lixos, quando muito o cara instala isso no carro e por questões subconscientes passa a pisar menos (“opa, instalei um negócio aqui que vai melhorar meu consumo, deixa eu dirigir mais na boa pra melhorar ainda mais”), quase como um placebo, aí acha que foi a maquininha milagrosa que aumentou a autonomia.

Avatar
JEFFERSON PERALTA 19 de setembro de 2018

Ja fazem 3 anos que eu não coloco 1 litro de gasolina em meus carros, não sinto a menor falta da gasolina.
Mas esse ano percebi que o aumento no valor do etanol tem acontecido frequência com maior frequência, com certeza os distribuidores já se atentaram a regra acima.

Avatar
Eduardo 19 de setembro de 2018

Aqui no DF tem posto vendendo etanol a 3,82. Claro que existe um abuso aí. Estão aproveitando os aumentos abusivos da gasolina para subir o etanol também, e o ministério público não faz nada.

Avatar
Ricardo Almeida 19 de setembro de 2018

Se não fosse obrigatório o uso de 27% de álcool na gasolina o preço seria ainda mais interessante, porém os usineiros são poderosos… bancam campanhas …

Avatar
Denis 19 de setembro de 2018

Eu sempre faço a conta dividindo o valor do combustível pelo km/l.
Por exemplo etanol 2,599/8km/l = R$ 0,33 o km rodado
Gasolina 3,899 10= R$ 0,39 o Km rodado
Eu que rodo no mínimo 5.000 km por mês, se eu optar pela gasolina, vou ter um gasto a mais de R$ 300,00

Avatar
Darlan 6 de dezembro de 2018

É isso aí cara, um jeito muito mais simples e objetivo de fazer o diagnóstico. Os caras estão há décadas repetindo essa coisa de 70%, quando basta dividir o preço do litro pelo consumo.

Avatar
Graco 18 de setembro de 2018

Infelizmente, no Brasil não se pode nem divulgar esse tipo de informação… é certeza matemática um aumento gradual do etanol sem nenhuma justificativa de custo, só porque o consumidor está lavando pequena vantagem!

Avatar
Dim 18 de setembro de 2018

Simplificando a matéria toda ,o que compensa álcool ou gasolina, no flex do povão.

Avatar
Felipe 18 de setembro de 2018

Na minha opinião essa porcaria de etanol deveria custar R$ 1 no máximo, já que é um produto nacional alternativo a gasolina. Pode perguntar a qualquer dono de usina porquê o etanol é caro desse jeito e ele dirá “é uma questão de oferta e procura”. Ou seja, se o povo esquece do etanol, fica barato. Se todos usam, fica caro.

Avatar
Rogério 18 de setembro de 2018

Claro que não. Um combustível limpa o outro. Só com gadolina aditivada não há formação de sujeira, mas há problema de predetonação. Eu uso 3 tanques de gasolina pra um de álcool, exceto quando vou calcular o consumo. Combustível é caro, mecânico é muito mais caro.

Avatar
Sidney 18 de setembro de 2018

Meu carro e flex posso misturar gasolina com etanol

AutoPapo
Guilherme Campos 19 de setembro de 2018

Sem dúvida e em qualquer proporção. Veja na matéria https://autopapo.uol.com.br/blog-do-boris/misturar-gasolina-e-alcool-carro-flex/

Avatar
Ademir 15 de julho de 2019

Meu amigo acho melhor não pois o módulo não irá reconhecer o combustível certo e irá queimar mais combustível. O ideal é diversificar a cada 2 ou 3 tanques de álcool um de gasolina. Porém o álcool impregna nos bicos e futuramente haverá maior consumo de combustível e manutenção de velas e limpeza dos bicos.

Avatar
Sidney fontes 18 de setembro de 2018

Tem mecânico que diz não misturar gasolina com etanol meu carro é flex como faço.

Avatar
Samarone 18 de setembro de 2018

Troca de mecânico.

Avatar
Gilson 18 de setembro de 2018

O povo está pagando pela incompetência e ladroagem do governo. Deixaram a Petrobrás na situação que se encontra. E ainda tem pessoas que vão votar neles. Após a eleição eles esquecem o povinho e vão continuar roubando.

Avatar
Marcus Caldas 18 de setembro de 2018

Em minha Ferrari F430, eu fiz as contas, tá mais vantajoso usar o álcool…
Ela engasga um pouco mas continua rodando numa boa.
Futuramente pretendo por um kit gás nela!

Avatar
Francisco 18 de setembro de 2018

Invejoso … coloquei kit gás em minha Lamboguini e não ficou xôxa não… mas bebe um pouco mais. Kkkkk

Avatar
Carlos 18 de setembro de 2018

Será que fazem conversão em jatinho particular? e que o combustível pra avião tá caro que só, vou 3 vzs por semana em Dubai e tá pesando um pouco no orçamento.

Avatar
Ozotoceros 15 de novembro de 2018

Uso etanol no meu helicóptero. Roda prá cima e prá baixo muito bem.

Avatar
Rubens 22 de fevereiro de 2020

Pô cara, vocês estão confundindo meus neurônios, qual combustível devo usar no meu boing sinal de contas.?

Avatar
Jorginho Magnata das Galaxias 9 de abril de 2019

Sim, no meu navio cruzeiro com heliporto+helicóptero acoplado com pista de pouso para meu jatinho particular fiz a conversão para gás natural em 2008, porém ele perde potencia e quando preciso carregar o navio com minha coleção de 300 veículos não desempenha bem além de gastar mais. É também muito complicado o fato de ter que todos saírem do navio cada vez que vamos abastecer o mesmo com o gás, e ter q apresentar o selo do INMETRO, além de q pago uma taxa de 300.000,00 para vistoria cautelar todo ano. Sendo assim voltei para o diesel porém gosto de abastecer somente no brasil pois ele vem com raspas de ouro e diamantes que melhora a performance de navio, deve ser esse o motivo do preço mais caro, mas preço não é problema para mim.

Avatar
Rubens 22 de fevereiro de 2020

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk…rindo até 2021

Avatar
Otavio 18 de setembro de 2018

Aqui em Brasília a gasolina está sendo vendida em alguns postos a 5 reais o litro coloquei etanol há 3.09 o litro praticamente 2 Reis de diferença compensa o etanol sendo que meu carro e 1.0 3 cilindros gasolina tá um roubo.

Avatar
Antonio 18 de setembro de 2018

A instrução de dividir a quantidade de litros pela quilometragem está errada. É ao contrário!

Avatar
Tucano 18 de setembro de 2018

Exatamente! Também percebi o equívoco!

Avatar
Geraldo 19 de setembro de 2018

Verdade, começou bem a matéria, mas depois…kkk

Avatar
Renato 19 de setembro de 2018

Não está, leia de novo e irá ver que está correto.Mas tem que ler direito!!

Avatar
Edimilço 18 de setembro de 2018

Cara gasolina tá um roubo * tem q e andar no álcool enquanto valer a pena depois no gás porque gasolina tem q apodrecer nos postos bando de ladrão 5 reis um litro vai roubar pra se preso bando de *

EDITADO

Avatar
Luizcarlosguerra 18 de setembro de 2018

Gasolina a 484
Etanol 325
Qual devo usar tenho um jeep compass 2018

Avatar
Leonelson Bertora 18 de setembro de 2018

Meu camarada, boa tarde! Sugiro vc fazer a média de consumo de um tanque completo com gasolina e comparar com a média de um tanque com álcool, no seu Compass. Isso para a cidade, ou estrada, por exemplo. Fiz isso com meu Focus para saber o que vale mais.

Avatar
Jean 24 de dezembro de 2019

E no seu teste do Focus qual foi ?

Avatar
Jean 24 de dezembro de 2019

Qual foi o resultado do Focus

Avatar
Manoel 11 de março de 2022

Realmente
Todos querem.daber o.melhor para ser feito
O.meu carrinho e um Fox

Ano 2017 e flex tudo bem
Encho o tanque todo 50km
Volto ao.mesmo.posto envho e vejo a quilometragem feito com cada um aí vou saber qual melhor usar
Isso?

AutoPapo
Guilherme Campos 21 de janeiro de 2019

3,25 / 4,84 = 0,67 (67%) Ou seja abaixo de 75%. O etanol sai mais em conta.

Avatar
Deixe um comentário