BMW culpa China pela ‘esquisitice’ dos carros atuais

A BMW explica que o design ousado de suas grades foi feito para o mercado chinês, mas a marca agora muda a estratégia

O BMW iX3 2026 BMW (1)
Um dos designs polêmico das grades da BMW (Foto: BMW | Divulgação)
Por Tom Schuenk
Estagiário sob supervisão de Felipe Boutros
Publicado em 23/09/2025 às 09h00

A BMW afirmou que a China foi um dos fatores que os levaram à adoção das enormes grades, um dos elementos de design mais polêmicos da marca nos últimos anos. A próxima linha Neue Klasse indica uma mudança de direção estética, sinalizando que a era das super grades pode estar finalmente chegando ao fim.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

VEJA TAMBÉM:

O design ousado

Em uma mesa redonda no lançamento do SUV elétrico iX3, Adrian van Hooydonk (chefe de design do BMW Group), defendeu o design ousado. Ele explicou que os mercados demandam visuais mais chamativos e ainda afirmou que “em certas regiões do mundo, como a China, as pessoas ainda pedem grades grandes”. Segundo o executivo, a BMW recebeu críticas dos fãs da marca. Entretanto, os números de vendas mostraram resultados positivos, indicando que os consumidores aprovaram o design.

A marca afirmou que equilibrar gostos regionais é um desafio para uma empresa global, e mercados como o europeu e norte-americano preferem linhas mais discretas e elegantes. Já consumidores chineses e asiáticos, no geral, valorizam uma presença visual mais forte.

O Neue Klasse

A próxima geração Neue Klasse chegou para mostrar que a BMW está reavaliando sua abordagem estética. Grades menores e mais equilibradas devem substituir os designs mais radicais. O objetivo é restaurar o equilíbrio entre inovação e tradição, mantendo a identidade icônica das grades duplas, mas em proporções mais harmoniosas.

BMW iX3 2026

A BMW busca com isso manter uma estética mais refinada, conciliando atração global e modernidade, enquanto continua a provocar debates sobre design automotivo. A decisão da BMW mostra a importância de levar as preferências regionais na hora de se pensar em novos modelos.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário