Boeing 737 terá substituto feito em parceria com a Rolls-Royce, diz jornal

Para dar fim à má fase do 737, Boeing deve recorrer a avião completamente, com parceiros já em discussão, diz The Wall Street Journal

Boeing 737 da Gol
Boeing 737 é um dos aviões mais populares já feitos, com produção desde os anos 1960 (Foto: Gol | Divulgação)
Por Eduardo Passos
Publicado em 07/10/2025 às 06h00
Atualizado em 07/10/2025 às 11h32

Por muito tempo, o Boeing 737 foi o sinônimo do que é um jato comercial de passageiros. Recentemente, porém, o modelo se envolveu em diversos acidentes e viu o Airbus A320 disparar nas vendas.

Participe do nosso Canal no WhatsApp

VEJA TAMBÉM:

Mas a Boeing já tem um plano: uma aeronave completamente nova, que substituirá o 737 no segmento, afirma o The Wall Street Journal.

A reportagem afirmou que os trabalhos já estão avançados. Entre eles, já estaria ocorrendo a modelagem de uma nova cabine dos pilotos e conversas com a Rolls-Royce, que seria a fabricante escolhida para os motores.

O novo avião seria bimotor e de corredor único, tal como o Boeing 737. Por outro lado, o fato de ter sido feito do zero poderia dar fim à série de problemas que 737 vem enfrentando nos últimos anos — inclusive com versões interditadas por meses no início da década.

Outro benefício seria a economia de combustível, que giraria em torno de 15% e poderia tornar o produto muito mais atraente às companhias aéreas.

Novo motor em posição diferente foi origem dos problemas do Boeing 737 MAX FOTO Divulgação
Rolls-Royce seria a fabricante do novo jato, e confirmou que está conversando com a Boeing sobre o assunto

Rolls-Royce na jogada

A ideia de um sucessor do 737 ainda não é confirmada pela Boeing, que precisa tirar o atraso de quase 6.000 encomendas já feitas à fábrica, nos Estados Unidos.

O plano, entretanto, já era rascunhado por CEOs anteriores e seria uma das opções para que o atual chefe da fabricante, Kelly Ortberg, deixar um legado positivo de sua liderança.

Fabricado desde os anos 1960, o Boeing 737 é adepto de longa data dos motores CFM, produzidos em parceria da General Electric com a Safran.

Simultaneamente, a Rolls-Royce apresentou, no começo de 2025, uma nova geração de motores, que ainda não têm aeronaves-clientes.

O CEO da Rolls-Royce, Tufan Erginbilgic, confirmou que houve encontro com a Boeing, a fim de discutir propostas comerciais para o propulsor. Sem especificar a aeronave, Erginbilgic afirmou que essa seria um modelo de corredor único.

“Isso dá uma noção de para onde a conversa está indo”, afirmou a investidores recentemente.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário