Bomba de combustível com sistema antifraude é instalada no Brasil
Nova bomba de combustível que atende às recomendações do Inmetro tem o objetivo de evitar golpes como a bomba baixa, por exemplo
Nova bomba de combustível que atende às recomendações do Inmetro tem o objetivo de evitar golpes como a bomba baixa, por exemplo
A primeira bomba com medidor de combustível, que visa evitar fraude nos postos, atendendo ao novo regulamento Regulamento Técnico Metrológico (RTM) da Portaria INMETRO 227/22, foi instalada no Posto Shell Galápagos (Rede JB), em S. João do Meriti (RJ).
O equipamento foi instalado pela Dover Fueling Solutions, e está de acordo com a legislação que determina que todas as bombas fabricadas no Brasil, a partir de 15 de março 2022, devem contar com assinatura digital.
VEJA TAMBÉM:
O objetivo dessas bombas de combustíveis é aumentar a segurança do consumidor, visando evitar fraudes e aumentar a confiabilidade nas medições. Com isso, vai ser possível evitar a “bomba baixa”, ato ilegal praticado por alguns estabelecimentos que fazem o consumidor pagar além do que efetivamente deve pelo combustível, uma vez que a capacidade colocada no tanque foi inferior ao registrado na bomba.
A tecnologia conta com a assinatura digital criptografada das informações movimentadas entre os componentes eletrônicos da bomba de combustível; a exigência de um compartimento fora da área lacrada para que o sistema de automação e outros periféricos do posto sejam conectados e; uma porta de comunicação bluetooth para que o consumidor verifique o abastecimento e os fiscais possam obter o histórico de manutenções e intervenções efetuadas no equipamento.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Sensacional, magnífico, parabéns para o INMETRO,