Bomba de combustível dá sinais de que irá pifar

A bomba de combustível tá fazendo um zumbido estranho? Então, é bom ficar atento para que você não fique a pé no meio da rua

Por Boris Feldman16/10/18 às 20h30

A bomba de combustível dá sinais de quando vai estragar. Então, você motorista, preste atenção antes que seu carro te deixe na mão.

[TRANSCRIÇÃO]

O motorista muitas vezes se assusta porque o carro pifa de repente. Mas, esse de repente foi porque ele não prestou atenção no recado que o carro estava mandando pra ele. Recado? Como assim? Vou dar um exemplo: hoje, todos os automóveis tem injeção de combustível, e para isso, tem que ter uma bomba elétrica no tanque. Em alguns automóveis, basta você abrir a porta que o sistema já aciona a bomba lá no tanque pra ir pressurizando todo o sistema até você ligar o motor. Em alguns outros, a bomba de combustível começa a funcionar quando você liga a chave.

Mas em todos eles, dá pra ouvir nitidamente aquele ‘bizzzz’, que é o barulhinho da bomba de combustível funcionando. Se este ruído da bomba vai ficando cada vez mais alto e mais perceptível, pode anotar que as suas folgas estão aumentando, que o ruído aumentou porque ela já está com os sinais evidentes de desgaste. E o próximo passo é ela deixar de enviar o combustível para o motor e o carro parar no meio da rua. Às vezes, você pode dar sorte dela não parar totalmente e ainda manter um fluxo mínimo que te permite ir rodando como carro mal e porcamente até oficina.

Bomba de combustível
Foto Shutterstock | Reprodução
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
16 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Vanderlei Aparecido de Abreu 14 de dezembro de 2019

    Bom dia eu tenho Gol G7 e são muito problema que ele apresenta e já troquei a bomba dele quatro vezes a bomba de combustível e continua com zumbido agora não sei mais o que fazer tô até com medo de andar ele parar novamente na rua a bomba nova troquei ontem bomba ele já tá novamente com barulho estranho o que devo fazer Alguém pode me ajudar

    • Avatar
      Cyntia 30 de dezembro de 2019

      Estou com o mesmo problema em um Cerato 2015. Já troquei a bomba duas vezes e hoje queimou de novo. Elas começam a emitir um zumbido alto e o tempo todo e de repente queimam. Ninguém tem idéia do que pode estar causando isso?

  • Avatar
    ANTENOR QUEIROZ 9 de outubro de 2019

    Bom dia
    Tenho uma EcoSport 2014/2015….ela não funcionava na partida…..teoquei a bateria…..continuou sem funcionar o motor…..percebi que ao ligar a chave não fazia o barulho de acionamento da bomba de combustivel……no outro dia fui ligar o carro e funcionou normal…..
    Gostaria de saber se é possivel a bimba parar e depois de horas voltar a funcionar…??
    Grsto

    • Avatar
      Donizeti José da Silva 12 de outubro de 2019

      Sim, pode ocorrer esta situação em que às vezes a bomba funcione e em determinado momentos não, pode ser problema nela, ou na maioria das vezes o problema pode no rêle que aciona a bomba, pode estar com os pinos oxidados (enferrujados) sujos ou prestes a queimar. Pode também ser problema na fiação que alimenta a bomba. finalmente até um fusivel ( o da bomba) mal encaixado ou com mau contato pode também causar falhas na bomba.

  • Avatar
    Guilherme 2 de outubro de 2019

    Tenho um siena 2001 1.0 16 válvulas ex ele está acendo a luz de injeção e perdendenfo potência tbm pode ser bomba prq já troquei tbi sensor de rotação

  • Avatar
    Guilherme 2 de outubro de 2019

    Tenho um sorna 2001 1.0 16 válvulas ex ele está acendo a luz de injeção e perdendenfo potência tbm pode ser bomba prq já troquei tbi sensor de rotação

  • Avatar
    Jedeilson 9 de setembro de 2019

    O carro fica falhando principalmente quando tô na subida com na reserva aí reduz de vez

  • Avatar
    Isaias Silva 30 de julho de 2019

    Levei meu peugeot 208 griffe ano 2015 com 150.000 km rodados em estradas em um centro automotivo de renome para troca de óleo, limpeza de bicos e sistema de arrefecimento pois a luz correspondente de problemas no motor estava acesa . Qdo fui buscar o veículo o mecânico me disse que as válvulas estavam encharcadss e que teriam que refazer o serviço. Voltei no dia seguinte e me disseram que teria que trocar as velas e a bobina de ignição. Autorizei apenas a troca das velas por estar desconfiado da qualidade do serviço. Me entregaram o carro funcionando bem, mas depois de rodar 300 km o motor estourou quebrando o bloco num rombo enorme na parte de baixo. O que pode ter provocado tamanho estrago?

    • Avatar
      Tiago Gonçalves 27 de dezembro de 2019

      ISAIAS SILVA, esse tipo de problema que você descreveu tem a ver coma correia dentada que é responsável pelo sincronismo entre a parte de inferior do motor (virabrequim) e a superior (árvore de comando)…se a correia romper e o carro estiver em alta velocidade por exemplo, o sincronismo perfeito do motor encerra e ocorre literalmente um choque entre as peças que não deveriam fazê-lo, ocasionando esse tipo de problema.

  • Avatar
    Joao 26 de junho de 2019

    Rodei na reserva meu carro travou a bomba de combustível, um mecânico desrravou estou rodando normal será que está confiável mesmo ou é só paliativo

  • Avatar
    luis 5 de maio de 2019

    Meu carro estava dando embrulhada na hora trocar marcha e logo depois queimou bomba gasolina. troquei a bomba e ele continua embolando, será problema nos bicos injetores? Sendo que troquei a 2 meses cabo e velas? O que tenho verindicar?

  • Avatar
    Filipe 22 de janeiro de 2019

    Boas, como sei que a bomba de gasolina esta a pifar??

  • Avatar
    Jonathan 20 de dezembro de 2018

    Tenho um Corsa 97.. na lenta ele não falha mas falha bastante andando. Parece que algo corta gasolina ou corrente. Já troquei sensor MAP e bobina. Verifiquei velas e cabos.
    Depois de um bom tempo andando com ele falhando ele estabiliza. Tem chances de ser a bomba de combustível? Obs. No scanner não apareceu problema

    • Avatar
      Luciano 29 de abril de 2019

      Consserteza e a bomba fassa um teste tire ela e testa fora liga chave e acelera

  • Avatar
    Guilherme 7 de novembro de 2018

    – Oi, Boa tarde!! Meu nome er guilherme. Tenho uma fan 150 2012 injecao eletronica. E minha Moto quando ando c ela tem horas que ela falha. E quando coloco ela no descando e vou sair com ela, ela falha novamente. Queria saber oq er .. se er na bonda .. ???

  • Avatar
    Adilson 16 de outubro de 2018

    A luz que indica que o carro entrou na reserva não está acendendo,o que pode estar acontecendo

Avatar
Deixe um comentário