Brabus 900 Crawler: O ‘bugão’ de 900 cv e R$ 4 milhões
Preparadora alemã cria uma versão furiosa do Mercedes-Benz Classe G, com apenas 15 unidades, para comemorar seus 45 anos de atividade
Preparadora alemã cria uma versão furiosa do Mercedes-Benz Classe G, com apenas 15 unidades, para comemorar seus 45 anos de atividade
Um Mercedes-Benz Classe G é um carro para poucos. O SUV alemão, por aqui, parte de R$ 1,7 milhão. Fator que faz dele um automóvel exclusivo em qualquer mercado. Para se ter uma ideia, desde 1997, seu período de vendas mais expressivo foi em 2021, quando vendeu 15,6 mil unidades, na somatória dos mercados europeu e norte-americano. Mas há sempre alguém que quer mais exclusividade.
E para esse consumidor existe a Brabus. A preparadora, também sediada na Alemanha, é conhecida pelas versões anabolizadas e caríssimas dos modelos da Estrela das Três Pontas. A mais nova criação de Brabus 900 Crawler.
VEJA TAMBÉM:
Trata-se de uma espécie de UTV superdimensionado construído sobre o Classe G. Não se trata de nenhuma primazia. A General Motors fez um desses com uma Chevrolet Silverado em 2021 e o batizou de Beast. O Crawler não tem portas, janelas ou para-brisas. As colunas deram lugares a uma estrutura tubular, como se fosse um Fapinha gigante.
O único elemento que remete ao jipão da Mercedes é a parte frontal. E olhe lá, pois ele conta com para-lamas em forma de trapézio e abertos como num Jeep Wrangler. A “carcaça” é totalmente feita em fibra de carbono, inclusive a cobertura.
Esse carro foi pensado para aventuras extremas. Sua altura livre do solo é de assustadores 53 cm. Ele utiliza pneus off-road de 40 polegadas, calçadas em rodas aro 20, que literalmente encolhem no miolo do composto.
Por dentro, quatro bancos independentes, do tipo concha, com cintos de cinco pontos. Um item fundamental para manter dentro do bugão.
O painel conta com o grande quadro de instrumentos do Classe G. No entanto, apenas a tela de instrumentação está habilitada. O segundo visor (para multimídia) foi desabilitado, pois não há sistema de entretenimento ou rádio embarcados.
Por outro lado, há um módulo de navegação profissional diante do banco do passageiro. Nesse carro, quem vai de carona precisa fazer as vezes do navegador.
Para encarar desafios radicais, o Brabus 900 Crawler foi equipado com o polivalente V8 biturbo da marca alemã. Mas os engenheiros da Brabus resolveram colocar mais veneno no motor. A unidade teve o deslocamento elevado de 4.0 para 4.5 litros e ganhou dois turbocompressores de 1,4 BAR de pressão, assim como novos pistões, bielas e virabrequim.
O resultado são 900 cv e 125 kgfm de torque. No entanto, a Brabus limita a entrega de no máximo 105 kgfm a 2.900 rpm. Toda essa força é distribuída por uma caixa de nove marchas. A tração é 4×4, claro.
Assim, esse monstro exótico, que marca os 45 anos da preparadora alemã, terá apenas 15 unidades. Cada ao preço de 749 mil euros (R$ 4.081 milhões). Detalhe, esse preço é na Alemanha, onde o Classe G “comum” parte de 110 mil euros (R$ 600 mil). Ou seja, chega aqui por uns R$ 12 milhões, fazendo uma conta de padaria.
Curte um Mercedes mais clássico? Boris Feldman te apresenta o “Charuto”. Veja o vídeo:
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |