Bugatti leva cerca de 1 mês para concluir pintura em supercarros
Bugatti segue um padrão de qualidade para atender às exigências dos clientes e, por isso, buscam entregar a pintura mais perfeita possível
Bugatti segue um padrão de qualidade para atender às exigências dos clientes e, por isso, buscam entregar a pintura mais perfeita possível
A indústria automotiva busca cada vez mais automatizar sua linha de produção para aumentar a rentabilidade produzindo um grande número de veículos. No entanto, nem todas as montadoras seguem esse caminho.
A Bugatti, por exemplo, opta por um processo mais “tranquilo” e dedica mais de 700 horas apenas para pintar um de seus super carros, o que corresponde a 29 dias de trabalho. Isso ocorre porque a empresa busca criar acabamentos de pintura quase perfeitos em seus modelos para atender às exigências dos clientes.
VEJA TAMBÉM:
Antes de aplicar a primeira camada de primer, a Bugatti verifica minuciosamente cada painel em busca de imperfeições. A primeira etapa é encontrar pequenos buracos e manchas para garantir que a superfície esteja adequada para receber a pintura. Em seguida, é adicionada a primeira camada de primer, que é lixada cuidadosamente até ficar completamente lisa para evitar ondulações, solavancos ou buracos imperceptíveis.
Esse processo leva cerca de 100 horas para ser concluído, além de outras 100 horas antes da aplicação da tinta. Antes de aplicar a coloração, é adicionada uma camada transparente, que também é lixada e ajuda a trazer profundidade e riqueza à cor final.
Depois de aplicar as cores, o painel volta a ser inspecionado em busca de novas imperfeições. Se um deles tiver um tom mais escuro que os outros, ele volta ao atelier para ser pitnado. A marca francesa diz que garantir que a cor permaneça consistente em diferentes painéis é um grande desafio, porque às vezes eles estão pintando sobre metal e outras vezes sobre fibra de carbono.
Feito isso, o processo ainda não está concluído. Depois que a pintura está de acordo com as diretrizes da montadora ela passa por quatro dias de polimento para garantir que tudo esteja perfeito. Em seguida, é examinado no túnel de luz por dez horas, para verificar se ainda há a presença de alguma mancha.
De acordo com Christophe Piochon, presidente da Bugatti, esse processo é mantido porque Ettore Bugatti, fundador da marca, cresceu em uma família de artistas, e ele demonstrava seu talento através dos carros. Por isso, eles mantém a tradição para garantir que todos os aspectos do design e da produção sejam concluídos com dedicação à excelência estética”.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |