BYD King quis incomodar Corolla, mas vende menos que Sentra

O sedã médio chinês chegou com promessas muito fortes de mexer no segmento mais tradicionalista do mercado, mas faltou combinar com os consumidores

BYD King 2025 prata frente em movimento
Marca fez campanhas para alavancar as vendas em agosto (Fotos: BYD | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 04/09/2024 às 08h00
Atualizado em 05/09/2024 às 13h12

O BYD King chegou ao Brasil com muitas pretensões de se tornar o “rei” dos sedãs médios. O slogan de sua campanha publicitária diz o chama de “o novo rei da rua” e usa imagens do jogador Pelé.

Porém no mercado ele ficou longe de receber alguma coroa. Em julho o BYD King emplacou 593 unidades, em agosto o volume caiu para 384 carros. Ele ficou atrás do Nissan Sentra, que teve sua reestilização lançada no mesmo dia que híbrido chinês.

VEJA TAMBÉM:

O Toyota Corolla manteve sua média de 3.500 unidades mensais inabalada, a chegada do King não afetou esse dado. Confira na tabela abaixo o segmento dos sedãs médios desde a estreia do modelo da BYD:

Modelo Vendas em Julho Vendas em agosto
Toyota Corolla 3.500 3.515
Nissan Sentra 728 485
BYD King 593 384
Volkswagen Jetta 245 254
Honda Civic 146 164

A BYD parece saber que o King está abaixo de suas expectativas. Em agosto a marca promoveu uma ação oferecendo revisões grátis no modelo para ajudar a alavancar as vendas.

Uma das principais crítica recebidas pelo modelo durante o lançamento foi a falta do pacote ADAS. Esse equipamento de segurança vem de série em todas as versões dos principais rivais e já está presente até em modelos compactos mais baratos. Ele também deve o teto solar, que também é comum em sua faixa de preço.

BYD King 2025 interior painel
O carro foca em tecnologias de entretenimento, mas deve pacote de segurança que é padrão no segmento

Os principais atrativos do BYD King são relacionados ao powertrain híbirdo plug-in, ele é o carro mais barato do Brasil com essa tecnologia. Seu motor elétrico de tração é potente e proporciona desempenho superior ao do Corolla Hybrid, além de poder rodar apenas na bateria por alguns quilômetros, sem gastar gasolina.

Essa vantagem pode jogar contra se levarmos em consideração que o comprador precisa ter um wallbox para recarregar o carro em casa ou no trabalho, caso não queira parar em estabelecimentos comerciais com carregadores. Sem esse equipamento, boa parte das vantagens de um híbrido plug-in são perdidas.

Nesse sentido o Toyota Corolla Hybrid leva vantagem pois sua pequena bateria é recarregada pelo próprio carro. O motorista não precisa realizar configurações no painel para reserva de energia ou algo do gênero, o veículo está o tempo todo buscando a maior eficiência. O japonês também é flex, enquanto o King roda apenas com gasolina.

Outro “azar” da BYD foi apostar forte em um segmento tão conservador. O público de sedãs médios é mais maduro e costuma ser fiel a uma montadora. A marca chinesa trouxe uma proposta muito tecnológica e diferente do habitual nesse segmento.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
17 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Urbano 6 de setembro de 2024

O carro desde o lançamento foi colocado a prova com o Corolla híbrido, e vendeu mais nos dois meses.

Agora os “especialistas” querem forçar que ele compete com o a combustão 45 mil mais barato que ele

Avatar
Victor Hugo Pinheiro Cunha 6 de setembro de 2024

Mentira. Fake news. O King é híbrido. Vendeu mais que o consolidado Corolla Hybrid. Não tem Sentra híbrido e não vale botar Corolla a combustão na lista. O King só vendeu menos que o Corolla Cross Hybrid mas aí também ele perdeu do GWM Haval e do BYD Song.
Na real guerra de. Híbridos…
1 Song
2 Haval
3 Corolla Cross Hybrid
4 King
5 Corolla Hybrid.
O resto é torcer os números.

Avatar
Marciano Baré 5 de setembro de 2024

Vendas dentro do esperado para o segmento. A BYD vai acertar algumas e errar outras. Corolla ainda é indiscutível.

Avatar
Carlos 5 de setembro de 2024

o.mais saboroso aqui é ver comentário dos “especialistas” (em porcaria nenhuma, claro! Como nas GloboNews da vida.
E discutem pacote adas e teto solar,.como se seus gol bolinha ou Palio 1998 os tivessem.
Pura comédia!

Avatar
Leonardo 5 de setembro de 2024

Acho até que esse King vendeu foi muito, para um carro de quase 200k e totalmente pelado, sem absolutamente nada de segurança, sem ADAS, sem retrovisor fotográfico, suspensão simples, no lugar do painel colocaram um smartphone atravessado R I D I C U L O assim como sua estética externa com aquelas “rodinhas” que não são harmônicas com o tamanho do veículo. Segundo compradores, a BYD tem um péssimo pós venda, há relatos de motorista Uber com carro batido e parado há 45 dias por que não teem peças de substituição. Sou fanboy do meu bolso, nos Toyotas faltam tecnologia e melhorarem os preços, nos BYDs faltam provar que seus carros são confiáveis, telas grandes e giratória não pode mudar esse cenário, após 200 mil km rodados aí sim.

Avatar
Brendon 5 de setembro de 2024

Mas ele vendeu mais q o Híbrido, não entendi essa matéria…

Avatar
Gabriel 5 de setembro de 2024

É tipo aqueles mp17 xing ling que vendia nos anos 2000, tocava música mp3 mp4 mpeg vídeo jpeg jpg jpmeusóvo, mas não era um Sony ou ipod… o carro é feio e ousaram no preço, ainda mais sem ADAS.

Avatar
Henrique 5 de setembro de 2024

Materia tendenciosa como várias, King vende mais que corolla hybrid, mal chegou e é sim o rei das ruas, os hater tem que compará-lo com carro a combustão kkkkk site comédia

Avatar
Rogerio 5 de setembro de 2024

Cara na boa, só otario desinformado vai cair na pegadinha da BYD, esse carro e mais barato que dolphin na china, por ser pelado, não tem nada, na mesma proporção aqui não poderia passar dos 130 mil, aqui na minha cidade, tem chuva de song, congestionamento de dolphin e dolphin mini, Seal e até o song pro que lançou junto com o king, já o “rei” coitado, único que vejo andando por aqui é o de teste drive.

Avatar
Victor Hugo 6 de setembro de 2024

É o único sedan híbrido plugin que tem e considerando o Corolla Hybrid que é o verdadeiro concorrente… O novato king já vendeu mais que o veterano Corolla Hybrid. Mas se vc quiser somar Corolla a combustão na conta a BYD teria que vender king só a combustão também…

Avatar
Davi 4 de setembro de 2024

Poderiam colocar as vendas do Corolla separadas entre somente combustão e híbrido. O King não briga com o Corolla combustão .

Avatar
Gustavo 4 de setembro de 2024

Na verdade o King compete com o Virtus Exclusive, porque só um cabaço deixa de comprar um Corolla para comprar um King ou um Virtus. Logo, o King compete com o Virtus.

Avatar
Rogerio 5 de setembro de 2024

Exatamente o que eu penso, eu até estava pensando em comprar um, ansioso pelo lançamento… Aí veio um banho de água fria. BYD deu um tiro no pé, ainda lançou junto com o song pro, quase mesmo preço, SUV que tá na moda no brasil, se eu fizesse questão de um BYD e tivesssse o dinheiro exato, iria de song pro.

Avatar
Rogerio 5 de setembro de 2024

Vendeu menos que Sentra amigo, que nem é híbrido, esse carro na china, é mais barato que dolphin, proporcionalmente aqui, teria que ser vendido a 120k, no máximo 130k, era exatamente o preço que eu esperava, competindo com virtus, Onix plus, HB20 S, a BYD foi muito pretensiosa,, só otario deixa de comprar um Corolla por causa de uma diferença de 14 mil, vai amargar com esse carro, ou reposicionam o preço, ou em 2027, ainda vai ter carro 2024 encalhado lá no patio.

Avatar
Fábio Pires 4 de setembro de 2024

Vi na rua esses dias. Grandão e malajambrado, sem um estilo definido. Carece de design, carro feio ninguém compra.

Avatar
Urbano 6 de setembro de 2024

Esse carro é tudo menos feio

Avatar
Deixe um comentário