Indianos fazem caminhonete do VW T-Cross

Uma equipe de estudantes criou essa variante do SUV compacto, que é vendido na Índia com o nome Taigun, mas o resultado ficou exótico

Protótipo indiano caminhonete volkswagen t cross frente
Esse é o melhor ângulo do carro, acredite (Fotos: Volkswagen India | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 27/09/2024 às 10h00

A Volkswagen confirmou a produção de uma nova caminhonete no Brasil, que terá a base do T-Cross e será feita junto do SUV em São José dos Pinhais (PR). Uma equipe de estudantes de engenharia mecatrônica adiantou esse projeto com a filial indiana da montadora.

O resultado final é, de grosso modo, um T-Cross  com uma caçamba após a cabine. Antes que você se desespere, a caminhonete nacional que a Volkswagen brasileira está preparando não será assim.

Protótipo indiano caminhonete volkswagen t cross lateral
O entre-eixos não foi aumentado, o carro cresceu apenas no balanço traseiro

VEJA TAMBÉM:

O trabalho de criação do T-Cross picape levou nove meses. Os alunos realizaram análises de mercado, pesquisas e o desenvolvimento do veículo. Tudo isso foi feito como parte de um programa do governo indiano.

Pela falta de fotos da traseira e a forma em que o pessoal se posicionou encobrindo a caçamba para as fotos, eles estão cientes da estranheza do resultado. O carro também ganhou uma personalização na dianteira.

Aparentemente o T-Cross teve a tampa do porta-malas removida e foi estendido a partir daí. Em caminhonetes derivadas de outros carros é comum aumentar o entre-eixos, para que não fiquei com um balanço traseiro exagerado e a carga possa ser posicionada sobre o eixo.

Protótipo indiano caminhonete volkswagen t cross frente com equipe de estudantes
A forma que se posicionaram para a foto faz parecer que não ficaram muito orgulhosos

Outro fator que chamou nossa atenção foi a diferença de altura da suspensão em cada eixo, o traseira aparenta estar mais baixo. O -T-Cross é vendido na Índia com o nome Taigun e possui um desenho diferente na dianteira.

A Volkswagen está preparando uma caminhonete intermediária com base nesse SUV para concorrer com a Chevrolet Montana, a Renault Oroch e a Fiat Strada. Não será a Tarok, que foi apresentada praticamente pronta para a produção em 2018, tinha porte maior e opção de motor diesel.

O modelo novo será mais simples e terá proposta mais voltada para o uso no asfalto e estradas de terra leves. Essa caminhonete está cotada para ser o primeiro híbrido flex nacional da Volkswagen, só saberemos disso quando ela for lançada em 2025.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário