Campeão paraplégico de MotoGP revive a emoção de pilotar sua moto
A Yamaha YXR500 que o antigo campeão de MotoGP, Wayne Rainey, pilotava em suas corridas foi especialmente adaptada para que ele pudesse a comandar
A Yamaha YXR500 que o antigo campeão de MotoGP, Wayne Rainey, pilotava em suas corridas foi especialmente adaptada para que ele pudesse a comandar
Em 1993, o tricampeão mundial de MotoGP, Wayne Rainey, sofreu um trágico acidente no GP da Itália que o deixou paraplégico. Mas agora, ele reviveu a emoção de pilotar a sua Yamaha YZR500, com a qual venceu o campeonato de 1992. Vale lembrar que, na época, sob outro regulamento, a categoria máxima da motovelocidade era de 500 cc.
A Yamaha modificou os controles da moto para que Rainey pudesse operá-la apenas com as mãos. As trocas de marchas estavam no guidão esquerdo: um botão vermelho subia as marchas e, ao puxar a alavanca da embreagem, reduzia. Uma pequena alavanca preta também foi adicionada ao guidão esquerdo, para operar o freio traseiro.
VEJA TAMBÉM:
Para acomodar Rainey, que ficou paralisado do peito para baixo, uma extensão da carroceria na parte de trás do tanque de combustível foi adicionada, para dar suporte extra à parte inferior do corpo, assim como tiras para mantê-lo no lugar e uma almofada no peito, para permitir que ele sinta os movimentos da moto.
O antigo campeão de MotoGP, Wayne Rainey, dominou a categoria no início da década de 1990. Ele foi tricampeão, sequencialmente, até ser impedido de competir.
Veja o piloto em ação:
Desde seu acidente, é a primeira vez que Rainey dá uma volta pilotando uma motocicleta. O campeão teve ajuda de seu filho, Rex, nesta missão, que tinha apenas dez meses de idade quando o piloto se machucou. O filho viu o pai correr pela primeira vez, e ainda fez parte disso.
A Yamaha também fez sua parte no evento, e foi elogiada por sua ação. A japonesa retirou a YZR500 de seu museu e a modificou especialmente para esta bela homenagem.
Acompanhe o canal do AutoPapo no YouTube.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Eu cresci assistindo ele correr meu irmão tinha um poster dele, hoje eu e ele na mesma situação ♿️ mas os dois pilotando outra vez ????♿️ Leo Soprano #32
Sensacional, eu apaixonado pelo esporte motociclismo assisti o várias vezes. Linda homenagem e ainda colocaram pra pilotar a outra moto o também lenda das motos Kenny Roberts, tal como naquela época. Parabéns, justa homenagem.
O Wayne tirou um gostinho do motor 2 tempos, acelerou com certeza o ronco afinadissimo teve ter levado ele novamente numa viagem no tempo…
Piloto sensacional, admirava muito quando era garoto. Atitude maravilhosa de todos os envolvidos!
Felicidades ao Wayne e parabéns a Yamaha que lhe proporcionou essa alegria.