Carlos Ghosn diz que a Nissan se tornou uma empresa ‘chata e medíocre’
O então presidente da Nissan, Carlos Ghosn, está lançando um novo livro onde revela o que estava sendo feito na Nissan antes de sua prisão
O então presidente da Nissan, Carlos Ghosn, está lançando um novo livro onde revela o que estava sendo feito na Nissan antes de sua prisão
O executivo brasileiro Carlos Ghosn, ex CEO da Nissan, deu uma entrevista ao Fox Business onde revelou mais detalhes do seu lado da polêmica na aliança Renault-Nissan-Mitsubishi. Na entrevista ele também promove o seu livro Broken Alliances, sem versão em português por enquanto.
Antes de sua prisão, Ghosn planejava junto da Renault uma colaboração mais próxima com a Renault. Segundo o executivo essa atitude não deixou os executivos japoneses da Nissan felizes. O novo livro aborda os planos de unir os três fabricantes contado pelo idealizador do plano; e também como isso levou à sua prisão.
VEJA TAMBÉM:
Na entrevista, Carlos Ghosn reforça que os planos de aproximar a Nissan da Renault feriu o ego dos executivos japoneses. Com medo de perder o controle da empresa para os franceses, arquitetaram a prisão do executivo brasileiro sob alegações de falsificação de relatórios de segurança e subnotificação de sua compensação.
Na entrevista ele também criticou o sistema judiciário japonês. Ghosn diz que Greg Kelly, ex vice-presidente da Nissan, ainda está no Japão como refém do sistema e também é inocente. Ele diz que o julgamento de Kelly será apenas em março de 2022, um exemplo de como os japoneses adiam o processo artificialmente para atrasar a fusão na aliança.
Antes de sua fuga para o Líbano, Carlos Ghosn foi mantido em uma cela solitária por meses sem poder falar com sua esposa e família. Ele diz que só fugiu do país após ter certeza que não teria um julgamento justo no Japão.
Carlos Ghosn entrou na liderança da Nissan em 1999, em uma época onde o fabricante estava desorganizado e com poucos modelos gerando lucro. Só no Japão a Nissan vendia 46 modelos diferentes e fazia motores diferentes para a mesma proposta.
Ghosn criou um plano de renascimento da Nissan que tornou as ofertas de carros e motores mais enxuta e lucrativa. Nessa última entrevista o executivo disso que nos 19 anos seguintes o fabricante acabou se tornando chato e medíocre, sem encontrar o seu espaço no mercado.
Antes de sua prisão, Ghosn estava criando um sistema onde a Nissan seria parte de algo completamente novo e com muita inovação tecnologia. Agora, depois de sua prisão, o executivo diz que o Japão, a Nissan, a Renault, a Mitsubishi, a França e os acionistas perderam a reputação.
A Daimler havia uma parceria com a aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, mas está recuando. O Boris explica:
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
A justiça do Japão é muito boa sim. Não é atoa que ela só ganha 99,4% dos casos. (Contém altas doses de ironia).
A união que ele queria trazer era para fortalecer as três montadoras frente a ameaça da Fiat-Chrysler. Essa ameaça cresceu ainda mais com a formação da Stellantis, provando que ele estava certo. O grande problema é que os japoneses são extremamente aversos a mudanças, e acabaram não aprovando. Como seria impossível demiti-lo sem atear fogo às ações da companhia, fizeram todo esse complô para detonar a imagem dele. Agora é só uma questão de tempo para a stellantis organizar o caixa e arrumar as malas para ir ao Japão…
Ele não é brasileiro!!!!
Ele disse que os executivos da Nissan não concordavam com o trabalho que ele fazia. Mas a Nissan em vez de orientá-lo ou demití-lo, de forma simples e rápida, preferiu criar um grande complô, expor seus desvios, pagar polícia para forjar uma investigação, envolver promotores, convencer juízes, criar uma conspiração cinematográfica e prendê-lo. Mais simples assim. 🙂
Não dava pra demitir ele do nada. Se desse, eles teriam feito. Pode ter sido alguma razão contratual, ou até mesmo o poder que a imagem dele tinha na companhia.
A última previsão dele era de que Nissan, Renault etc iam fechar, que só as grandes montadoras iam sobreviver no Brasil. Fechou a Ford, e a Nissan e Renault cresceram mais que as grandes. Sabe tudo esse “visionário” kkk
Um pilantra sem moral tentando agora desmoralizar a empresa que lhe deu a maior oportunidade da sua vida e tudo que ele tem hoje, e ganhou traição em troca. Devia estar preso.
Esse cara é louco. Depois que descobriram as suas falcatruas, vive fugindo da polícia e atacando a Nissan, a Renault, a Justiça japonesa, o governo do Japão. O que ele diz deveria ir direto para o esgoto.
Todos esses caras tem suas falcatruas. O que o Ghosn não aceitou é que tiraram justo ele e somente ele para bode expiatório. E digo mais: Tenho certeza que o próprio governo Japonês fez vista grossa à fuga dele. É ruim ter um cara do calibre dele preso por um mero crime fiscal; todo mundo já estava falando mal do sistema judicial do Japão.
Declarações mentirosas e sem nenhuma coerência. Vive atacando a Nissan para tentar pressioná-la a fazer um acordo para evitar a sua prisão pelos atos ilícitos cometidos. Está foragido hoje da justiça.
Tão esperto que disse que a Nissan e os pequenos fechariam aqui e a Nissan só cresceu com recorde histórico. Disse que só as grandes sobreviveriam e a Ford fechou. Calado ela acerta mais… kkkkk…..
Essa argumentação dele já foi derrubada pelas autoridades japonesas, com muitas provas de atitudes ilícitas da parte dele. Tenta reverter a situação inventando uma teoria da conspiração sem qualquer nexo, pois todos os seus argumentos estão se mostrando o contrário do que ele diz, e as provas são muitas.
Sabe que se for julgado não terá nenhuma chance, então usa essa narrativa para tentar salvar a sua imagem.
Eu já comentei aqui uma vez que dão muita moral para esse sujeito.
Ele aprontou e agora quer desmoralizar a Nissan e Renault a qualquer custo, mas as provas e os fatos só mostram que de inocente ele não tem nada. Pura vingança pessoal.
Desde que foi pego diz que o grupo vai afundar, mas o que acontece é o contrário.
Ultimamente só tem atacado a Nissan para tentar justificar seus próprios erros, mas enquanto ele deve para a justiça pelos danos e sonegação que causou, o grupo só cresce e ganha respeito. Então, Carlos Gosma, quem está mentindo?
Para quem fugiu da justiça, lhe falta moral para se fingir de coitado.
Fugiu por não confiar na Justiça do Japão? Calma, não é a daqui. A de lá funciona. O que não funcionou foi o esquema de desvios que ele criou.
Chato está ficando este site…. kkkk…… (nem consigo publicar mais com meu perfil antigo)
Um f u g i t i v o da Justiça, que provou-se ser s o n e g a d o r, que l e s o u a Nissan, que tinha esquemas de desvio com concessionárias, falando isso da Nissan? kkkkkk…… Muito confiável mesmo…. kkkkk……
A culpa é da Nissan que descobriu, da p o l í c i a federal do Japão que investigou, da r e c e i t a federal deles que comprovou tudo, da promotoria que denunciou e do J u i z que julga o caso….. ele é muito inocente….
Recebeu milhões e declarou alguns milhares. Montou esquemas de desvios, e frau dou a empresa, e agora é vítima e ataca a Nissan e o governo Japonês. Sei…
Muito inocente.
No livro ele conta também os crimes que cometeu? A fuga numa caixa de madeira? A sonegação de impostos?
Só sei que a aliança Nissan/Renault/Mitsubishi só continua crescendo e sendo atualmente a mais produtiva em cooperação hoje.
Ano passado ele disse que a Nissan era pequena aqui e que fecharia, mas quem fechou foi a Fordlixo que estava justamente na extremidade oposta do que ele disse. Sabe tudo esse cara…
grande executivo um grande idealizador o japa que mandou prender ele renunciou por ser corrupto.