Carro doador: bilionários russos contrabandeiam modelos de luxo para desmanche
Pratica comum no mercado de restauração virou solução para endinheirados que não conseguem mais comprar carros de luxo na Rússia
Pratica comum no mercado de restauração virou solução para endinheirados que não conseguem mais comprar carros de luxo na Rússia
Se você está reclamando da vida, talvez não saiba do drama que os bilionários russos estão passando. Com as sanções econômicas impostas pela invasão da Rússia à Ucrânia, muitas marcas deixaram o mercado de Vladmin Putin. E para não ficarem sem peças de reposição, endinheirados estão importando carros de luxo para servirem de doadores de peças.
VEJA TAMBÉM:
De acordo com o jornal Financial Times, os carros são adquridos no mercado cinza, por meio de contrabando. A procura acabou gerando um filão lucrativo. Segundo a publicação, um comprador comprou dos Mercedes S Maybach, justamente para ter um como “estoque” de peças.
Comprar um carro doador para remoção de peças é uma prática comum no mercado de reposição e restauração. Geralmente são carros que com que já saíram, têm poucas unidades rodando e difícil de achar peças nos ferros-velhos.
No caso dos bilionários russos, a lógica é parecida, sem representação oficial das marcas no mercado russo, e pouquíssimas unidades de luxo rodando, o jeito é comprar um carro reserva para ser depenado.
Segundo a entidade que representa os concessionários russos, 75% das marcas que operavam naquele mercado deixaram o país, devido às sansões impostas por outros países, contrários a invasão que se arrasta desde fevereiro. Das 60 marcas instaladas no país, apenas 14 se mantiveram.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |