Carro elétrico de 2000 cv fracassa de forma ‘patética’ em prova de arrancada

Lotus Evija X estava cercado de expectativa, mas sofreu uma pane logo após a largada, avançando apenas 15 metros antes de colidir com as barreiras

kmabg2rpw44
Carro 100% elétrico tem mais de 2000 cv e fez a terceira volta mais rápida na história de Nürburgring (Foto: Festival de Velocidade de Goodwood | Reprodução)
Por Pedro Januzzi
Publicado em 12/07/2024 às 13h02
Atualizado em 12/07/2024 às 14h00

As expectativas eram elevadas para o Lotus Evija X no Goodwood Festival of Speed deste ano. O Super carro elétrico de 2.000 cavalos de potência tinha feito a terceira volta mais rápida na história de Nürburgring, o que lhe dava grandes chances de dominar a subida de Goodwood. No entanto, todas essas esperanças desapareceram quando o Evija X sofreu uma colisão segundos após deixar a linha de largada.

O Evija X participou do primeiro dia do tiro cronometrado no Festival of Speed deste ano, que começou na quinta-feira. A lista de inscritos não especifica quem estava ao volante do Lotus, embora nas outras duas corridas dos Evijas, o piloto britânico de GT nascido no Canadá, Scott Maxwell, tenha sido o condutor.

VEJA TAMBÉM:

Assim que recebeu a bandeira verde, o Evija X saiu da linha em uma nuvem de fumaça, com seus 2.000 cv fazendo todos os quatro pneus derraparem. No entanto, isso não durou muito; após apenas alguns segundos, o Evija X foi direto para os fardos de feno que cercavam o percurso, afundando sua parte dianteira e tirando o carro do evento.

Super carro elétrico fracassou

Não ficou claro o que fez o carro elétrico mudar de direção tão repentinamente, embora alguns fatores de fábrica possam ter contribuído. O Lotus provavelmente usa um alinhamento com cambagem extremamente negativa, o que aumenta a tração nas rodas externas (à tangência) quando o carro começa a girar.

Combinado com uma tração não otimizada para essas velocidades e uma irregularidade na estrada, até mesmo um piloto profissional de corrida poderia ser pego de surpresa.

O super carro elétrico provavelmente pode ser reconstruído, como os McLaren F1s foram tantas vezes depois de serem batidos. Mas fazer isso a tempo de retornar ao Goodwood Festival of Speed ​​deste ano é outra questão. E tomara que dê para concertar, pois senão será um prejuízo de US$ 2,3 milhões.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário