O que você prefere? Um Mercedes exclusivo ou 11 mil Renault Kwid

Um Mercedes-Benz 300 SLR Uhlenhaut Coupé assumiu o posto de mais valioso de tdos os tempos ao ser vendido por mais de R$ 700 milhões

mercedes benz 300 slr uhlenhaut coupe prata de frente carro mais caro do mundo 
Modelo da Mercedes foi criado em 1955 (Fotos: Divulgação)
Por AutoPapo
Publicado em 20/05/2022 às 11h02

Um Mercedes-Benz 300 SLR Uhlenhaut Coupé de 1955 foi vendido em leilão por um preço recorde de 135 milhões de euros (R$ 702 milhões) a um colecionador particular e se tornou o carro mais caro do mundo.

O modelo, que é um dos dois criados em 1955, sempre foi considerado uma das grandes joias da história do automobilismo, mas poucos imaginaram que seria colocado à venda.

Os recursos serão usados ​​para estabelecer um “Fundo Mercedes-Benz” mundial que fornecerá bolsas de estudo e pesquisa nas áreas de ciência ambiental e descarbonização para jovens.

VEJA TAMBÉM:

Com o valor arrecadado pelo carro mais caro do mundo, seria possível comprar uma frota absurda do carro mais barato do Brasil: seriam mais de 11.100 Renault Kwid!

O Mercedes-Benz 300 SLR Uhlenhaut Coupé de 1955  vendido foi um dos apenas dois protótipos construídos pelo departamento de corridas da Mercedes-Benz, o carro recebeu o nome de seu criador e engenheiro-chefe, Rudolf Uhlenhaut, e é considerado um dos melhores exemplos de engenharia e design automotivo, frequentemente citado como “o carro mais bonito do mundo” por especialistas e entusiastas automotivos em todo o mundo.

Baseado no carro de Fangio

Carro mais caro do mundo, o 300 SLR foi baseado no enorme sucesso W 196 R Grand Prix que ganhou dois Campeonatos Mundiais nas mãos de Juan Manuel Fangio, mas com seu motor ampliado para 3,0 litros para corridas de carros esportivos. O carro era capaz de atingir 290 km/h, tornando-o um dos carros legais de estrada mais rápidos já criados na época.

A venda do 300 SLR Uhlenhaut Coupé ocorreu no dia 5 de maio em um leilão realizado no Museu MercedesBenz em Stuttgart, com a RM Sotheby’s trabalhando em estreita cooperação com a Mercedes-Benz durante todo o processo para garantir que a venda fosse concluída com o mais alto padrão possível.

Entre os convidados foram selecionados clientes da Mercedes e colecionadores internacionais de carros e arte que compartilham os valores corporativos da Mercedes-Benz.

Diversas publicações já haviam especulado sobre a venda do carro mais caro do mundo, inclusive apostando em um valor ligeiramente mais alto.

Carro mais caro do mundo era uma Ferrari

ferrari 250 gto
Anteriormente, essa Ferrari 250 GTO era o carro mais caro do mundo

O lance vencedor do carro mais caro do mundo foi de incríveis  135 milhões de euros (R$ 702 milhões), tornando-o o carro mais valioso já vendido e um preço que supera o recorde existente em mais de 90 milhões de euros (R$ 468 milhões).

No que parecia uma experiência surreal, a licitação foi aberta a um preço superior ao preço de venda do Ferrari 250 GTO de 1962 vendido pela RM Sotheby’s em 2018, o carro que anteriormente era classificado como o mais valioso já vendido em leilão. A 300 SLR agora está entre os dez itens mais valiosos já vendidos em leilão.

“Estamos orgulhosos de poder contribuir com nossa coleção histórica para esta iniciativa que conecta o passado com o futuro da engenharia e da tecnologia de descarbonização”, diz Marcus Breitschwerdt, chefe da Mercedes-Benz Heritage.

“O comprador privado concordou que o 300 SLR Uhlenhaut Coupé permanecerá acessível para exibição pública em ocasiões especiais, enquanto o segundo 300 SLR Coupé original permanece na propriedade da empresa e continuará a ser exibido no Museu Mercedes-Benz em Stuttgart.”

Mancha na história do carro mais caro do mundo

Considerado um dos mais espetaculares carros de corrida do Século XX, o Mercedes 300 SLR acabou entrando para a história também devido a uma tragédia: o catastrófico acidente em Le Mans em 1955, quando um exemplar foi arremessado contra as arquibancadas do circuito. Ao todo, 84 pessoas morreram e 180 ficaram feridas. Depois disso, a marca alemã abandonou as pistas, regressando mais de três décadas depois.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário