O que você prefere? Um Mercedes exclusivo ou 11 mil Renault Kwid
Um Mercedes-Benz 300 SLR Uhlenhaut Coupé assumiu o posto de mais valioso de tdos os tempos ao ser vendido por mais de R$ 700 milhões
Um Mercedes-Benz 300 SLR Uhlenhaut Coupé assumiu o posto de mais valioso de tdos os tempos ao ser vendido por mais de R$ 700 milhões
Um Mercedes-Benz 300 SLR Uhlenhaut Coupé de 1955 foi vendido em leilão por um preço recorde de 135 milhões de euros (R$ 702 milhões) a um colecionador particular e se tornou o carro mais caro do mundo.
O modelo, que é um dos dois criados em 1955, sempre foi considerado uma das grandes joias da história do automobilismo, mas poucos imaginaram que seria colocado à venda.
Os recursos serão usados para estabelecer um “Fundo Mercedes-Benz” mundial que fornecerá bolsas de estudo e pesquisa nas áreas de ciência ambiental e descarbonização para jovens.
VEJA TAMBÉM:
Com o valor arrecadado pelo carro mais caro do mundo, seria possível comprar uma frota absurda do carro mais barato do Brasil: seriam mais de 11.100 Renault Kwid!
O Mercedes-Benz 300 SLR Uhlenhaut Coupé de 1955 vendido foi um dos apenas dois protótipos construídos pelo departamento de corridas da Mercedes-Benz, o carro recebeu o nome de seu criador e engenheiro-chefe, Rudolf Uhlenhaut, e é considerado um dos melhores exemplos de engenharia e design automotivo, frequentemente citado como “o carro mais bonito do mundo” por especialistas e entusiastas automotivos em todo o mundo.
Carro mais caro do mundo, o 300 SLR foi baseado no enorme sucesso W 196 R Grand Prix que ganhou dois Campeonatos Mundiais nas mãos de Juan Manuel Fangio, mas com seu motor ampliado para 3,0 litros para corridas de carros esportivos. O carro era capaz de atingir 290 km/h, tornando-o um dos carros legais de estrada mais rápidos já criados na época.
A venda do 300 SLR Uhlenhaut Coupé ocorreu no dia 5 de maio em um leilão realizado no Museu MercedesBenz em Stuttgart, com a RM Sotheby’s trabalhando em estreita cooperação com a Mercedes-Benz durante todo o processo para garantir que a venda fosse concluída com o mais alto padrão possível.
Entre os convidados foram selecionados clientes da Mercedes e colecionadores internacionais de carros e arte que compartilham os valores corporativos da Mercedes-Benz.
Diversas publicações já haviam especulado sobre a venda do carro mais caro do mundo, inclusive apostando em um valor ligeiramente mais alto.
O lance vencedor do carro mais caro do mundo foi de incríveis 135 milhões de euros (R$ 702 milhões), tornando-o o carro mais valioso já vendido e um preço que supera o recorde existente em mais de 90 milhões de euros (R$ 468 milhões).
No que parecia uma experiência surreal, a licitação foi aberta a um preço superior ao preço de venda do Ferrari 250 GTO de 1962 vendido pela RM Sotheby’s em 2018, o carro que anteriormente era classificado como o mais valioso já vendido em leilão. A 300 SLR agora está entre os dez itens mais valiosos já vendidos em leilão.
“Estamos orgulhosos de poder contribuir com nossa coleção histórica para esta iniciativa que conecta o passado com o futuro da engenharia e da tecnologia de descarbonização”, diz Marcus Breitschwerdt, chefe da Mercedes-Benz Heritage.
“O comprador privado concordou que o 300 SLR Uhlenhaut Coupé permanecerá acessível para exibição pública em ocasiões especiais, enquanto o segundo 300 SLR Coupé original permanece na propriedade da empresa e continuará a ser exibido no Museu Mercedes-Benz em Stuttgart.”
Considerado um dos mais espetaculares carros de corrida do Século XX, o Mercedes 300 SLR acabou entrando para a história também devido a uma tragédia: o catastrófico acidente em Le Mans em 1955, quando um exemplar foi arremessado contra as arquibancadas do circuito. Ao todo, 84 pessoas morreram e 180 ficaram feridas. Depois disso, a marca alemã abandonou as pistas, regressando mais de três décadas depois.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |