Carros elétricos irão dominar o Brasil em breve, indica estudo da PwC

Mesmo com preço alto e estrutura limitada, 75% dos brasileiros querem um carro elétrico. Dos que têm, 100% estão satisfeitos

GWM Ora 03 BEV58 2026 Vermelho Brava frente em movimento
Estudo da PwC projeta 35 milhões de veículos eletrificados no Brasil até 2040 (Foto: Divulgação | GWM)
Por Júlia Haddad
Publicado em 24/10/2025 às 21h00

A eletrificação sempre foi vista com ressalvas no Brasil, mas parece que a maré está mudando: um estudo da consultoria PwC constatou que os brasileiros estão mais interessados pelos carros elétricos do que se imaginava.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

A pesquisa indicou que 75% dos brasileiros têm planos de comprar um veículo elétrico até 2030. Quem já tem um carro elétrico está mais satisfeito do que nunca: o estudo constatou que praticamente 100% dos donos de EVs estão felizes com veículo, principalmente pelo custo mais baixo e direção mais prática.

VEJA TAMBÉM:

Segundo projeção da Strategy& — a consultoria estratégica da PwC Brasil — o país deve atingir 35 milhões de veículos eletrificados até 2040. O estudo aponta que, a partir de 2027, o mercado deve registrar crescimento anual médio de 106% até 2029. Fatores para isso incluem o aumento da produção nacional liderada por BYD e GWM e a entrada de novas montadoras no mercado.

Os números atuais já refletem essa tendência: entre janeiro e setembro, as vendas de eletrificados aumentaram 20,4% em relação ao mesmo período de 2024, somando 147.602 emplacamentos no país. Em setembro, 9,3% das vendas totais de veículos zero-quilômetro foram de modelos elétricos, híbridos ou híbridos plug-in.

O avanço é impulsionado por leis ambientais mais rígidas e pelo desejo do consumidor de reduzir gastos com combustível. Com motores mais eficientes, esses veículos exigem menos idas ao posto — uma vantagem em tempos de preços elevados.

A expansão da eletrificação também deve impactar o mercado de combustíveis fósseis. A consultoria estima que, até 2030, o país consumirá 8 bilhões de litros a menos de gasolina e 6 bilhões a menos de diesel. Em 2040, a redução deve alcançar 37 bilhões e 41 bilhões de litro. É uma retração de 59% e 66%, respectivamente, em relação às demandas atuais.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Santiago 25 de outubro de 2025

75% dos brasileiros querem um carro elétrico???
E todos que já têm, estão satisfeitos???
Não é bem isso o que eu tenho ouvido por aí…

Avatar
Zé das Quantas 25 de outubro de 2025

Dizer que quer um carro elétrico é fácil, difícil será utilizá-lo em passeios e viagens. Lembro do tempo que os postos não abriam nos finais de semana, quando precisávamos transportar combustível em galões dentro do carro e ainda ligar para algumas pessoas no trajeto para comprar e guardar mais combustível para continuarmos a viagem.
Imaginem o desespero agora se a bateria descarregar e não encontrar nenhum de carregamento, ou ter fila astronômica para tal.
Agora, para quem só usa o carro na cidade ou que tenha outro à combustão, tudo bem.
O ideal mesmo, por um bom tempo, é o carro híbrido
e preferencialmente pequenos para que muitos tenham acesso e que os antigos beberrões sejam aposentados.

Avatar
Deixe um comentário