Cascas de ovos fazem pneus melhores e eficientes para chuva
Você nunca imaginou que pisar, ou melhor, dirigir em ovos, fosse uma vantagem, mas seu composto traz mais eficiência e melhor desempenho na chuva
Você nunca imaginou que pisar, ou melhor, dirigir em ovos, fosse uma vantagem, mas seu composto traz mais eficiência e melhor desempenho na chuva
O pneu do carro é uma das partes que mais precisa de troca ou manutenção e pode dar muita dor de cabeça para o motorista, especialmente em situações adversas de terreno e clima. Mas, parece que a Stellantis descobriu uma solução para fazer pneus melhores: cascas de ovos.
O grande grupo está tirando esse material orgânico de lixos e composteiras para colocá-lo no composto que dá origem aos seus pneus. Essa técnica foi registrada como patente pela Stellantis nos Estados Unidos em meados de 2023 e o registro saiu no fim de janeiro.
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A ideia é simples: extrair óxido de cálcio (CaO) de cascas de ovos descartadas e usar o material para substituir o negro de fumo e a sílica como enchimento de pneus e agente de acoplamento. Mais de 90% dos ovos de galinha, por exemplo, são compostos de carbonato de cálcio, do qual o óxido de cálcio pode ser coletado.
Segundo a Stellantis, remover cascas de aterros sanitários reduz o desperdício, e usar bio-resíduos para substituir materiais derivados de produtos químicos significa menos veneno para o meio ambiente. Além disso, segundo o site CarMoses que descobriu o registro do grupo automotivo, o óxido de cálcio pode melhorar a resistência ao rolamento de um pneu e aumentar a aderência em condições molhadas.
A Stellantis diz que sua fórmula de pneu com infusão de CaO melhorará a eficiência de combustível em cerca de 3% e a resistência ao rolamento em 20% quando comparado a um pneu padrão feito com negro de fumo.
Vantagens do pneu de casca de ovo:
Por incrível que pareça, os pneus tradicionais são muito poluentes e estudos ainda afirmam que a sua degradação cria mais poluição do que os gases de escapamento. Outras pesquisas mostram que a maioria dos microplásticos flutuando no oceano e nas hidrovias, pedaços que nunca podem se decompor, são partículas de pneus. Dessa forma, pessoas estão respirando, bebendo e ingerindo pneus velhos direta e indiretamente, o que pode ser muito prejudicial à saúde.
Na patente, a Stellantis traz mais detalhes sobre o processo de extração e produção, como exposição das cascas de ovos a altas temperaturas de pelo menos 900 °C. Isso vai decompor os ovos em pó (óxido de cálcio), que então passa por moagem. Demais especificações sobre os processos gerais de fabricação (por exemplo, custos, tempo) ou se os pneus de casca de ovo permanecerão pretos não foram divulgados.
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