Stellantis pode acabar com marcas que não dão lucro

Especialistas especulam que Maserati, DS ou Lancia poderiam estar na lista, devido aos seus volumes de vendas relativamente baixos

Marca que está vindo para o Brasil pode estar em risco (Foto: FreePik )
Por Pedro Januzzi
Publicado em 27/07/2024 às 13h02
Atualizado em 23/11/2024 às 12h50

Formada em 2021, a Stellantis é uma gigante automobilística que reúne 14 marcas, desde as icônicas Fiat e Peugeot até as menores Lancia e Chrysler. De acordo com a Reuters, Carlos Tavares, CEO da Stellantis, declarou que a empresa está disposta a descartar marcas não rentáveis sem hesitação.

Tavares ressaltou que a Stellantis não pode manter divisões que não geram lucro, preferindo descontinuá-las. Esta declaração surge no contexto da divulgação dos resultados financeiros do primeiro semestre, que ficaram aquém das expectativas. A receita da empresa caiu 14%, o lucro líquido despencou 48%, e o preço das ações da Stellantis sofreu uma queda de 12,5%.

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Embora Tavares não tenha indicado quais marcas poderiam ser descontinuadas ou vendidas, analistas especulam que Maserati, DS ou Lancia poderiam estar na lista, devido aos seus volumes de vendas relativamente baixos. Além disso, a marca Chrysler, semelhante à Lancia, agora conta com apenas um modelo em sua linha.

Após a fusão da PSA e da FCA, que resultou na criação da Stellantis, Tavares havia prometido que cada marca teria um período de 10 anos para desenvolver uma estratégia própria. A empresa comprometeu-se a apoiar essas divisões com seus recursos durante esse tempo.

A transnacional também possui uma joint venture com a chinesa Leapmotor que está vindo para o Brasil, considerada a 15ª marca do grupo. Como parte dessa parceria, foi iniciada a produção de um hatch elétrico de baixo custo em uma fábrica na Polônia, o modelo em questão C10 que deve ser um dos modelos que vão chegar ao Brasil para competir com o BYD Dolphin.

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4 Comentários
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William 28 de julho de 2024

Putz Guerra como voce escreve mal. Comentario sem pe nem cabeça. Digno de um sem noção…desconhecedor da situação.

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Renato Stencel 28 de julho de 2024

Adquiriram no brasil a DPaschoal, maior rede de revenda de pneus. Deriam usar esta empresa para ampliar sua área de atuação, hoje no Sul e sudeste, para o Centro Oeste, principalmente no MT e MS, além de GIO, pois é nestes estados que o agronegócio é muito forte.

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Marcio Junior Bernardi 28 de julho de 2024

Deveriam acabar com a Jeep, carros com preços excessivos, baixa durabilidade e uma desvalorização absurda, entrei nessa bucha em novembro, nunca mais quero ouvir falar em Jeep.

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Arnol S Guerra 28 de julho de 2024

Vejo um ERRO CRUCIAL da STELLANTIS falta GESTÃO de seus PRODUTOS e RELAÇÃO COM O MERCADO, esta de costas para o Consumidor. Sobrevive pelo PODER ECONÔMICO. PEGEOUT e refutado BRASIL , a JEEP tem SUV anacrônico , a FIAT tem aceitação não têm assistência confiável. ALFA ROMEO aceita foi retirada de forma ARBITRÁRIA ! RESUMO !!!

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