Nova geração de baterias para carros elétricos será produzida na Hungria e abastecerá marcas como BMW, Volkswagen e Stellantis
A fabricante chinesa CATL apresentou no Salão do Automóvel de Munique a família de baterias Shenxing Pro, voltada para veículos elétricos, com foco em maior autonomia, durabilidade e recarga ultrarrápida.
O portfólio inclui dois modelos. O primeiro se destaca pela alta densidade de energia, com autonomia de até 758 quilômetros e vida útil estimada em 12 anos ou um milhão de quilômetros. A degradação após os primeiros 200 mil quilômetros, segundo a empresa, não deve ultrapassar 9%.
VEJA TAMBÉM
Já o segundo modelo aposta na velocidade de carregamento. A bateria pode ser carregada em apenas 10 minutos, e garante autonomia de 478 quilômetros, mesmo em temperaturas negativas. Ambos receberam um novo sistema de proteção contra ignição em caso de fuga térmica e carcaça com 25% mais rigidez.
Como parte da estratégia “Na Europa para a Europa”, a produção ocorrerá na fábrica em construção em Debrecen, Hungria, que terá capacidade de 100 gigawatts-hora por ano e empregará cerca de 9 mil trabalhadores. As baterias equiparão veículos de marcas como BMW, Volkswagen e Stellantis. Além disso, a CATL planeja abrir uma nova unidade na Espanha, em parceria com a Stellantis.
Durante o evento, a empresa reforçou sua visão de que a transição total para a tração elétrica é inevitável. Nem todos compartilham do otimismo, por exemplo a Geely, em parceria com a Renault, apresentou uma solução para converter carros elétricos em híbridos com motores específicos.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |