Uso de celular ao volante é atitude que mais incomoda motoristas
Além do uso do celular ao volante, 'cortar' outros veículos e travar a faixa da esquerda ocupam o pódio de atitudes irritantes no trânsito.
Além do uso do celular ao volante, 'cortar' outros veículos e travar a faixa da esquerda ocupam o pódio de atitudes irritantes no trânsito.
O uso do celular ao volante é a atitude que mais causa incômodo a outros motoristas, mostra levantamento com quase 9 mil condutores em São Paulo, feito pela concessionária CCR. Essa opção foi indicada por 31% das pessoas que responderam ao questionário. Em seguida, está o item motoristas “costuram” os outros veículos (25%), que dirigem devagar na faixa da esquerda (20%) e que não olham para o retrovisor (20%).
VEJA TAMBÉM:
O estudo foi feito para a Semana Nacional de Trânsito (SNT), que ocorre até o dia 25 de setembro. A campanha deste ano tem como objetivo alertar a população de que fortes emoções, como raiva e medo, não devem fazer parte do dia a dia do trânsito.
A pesquisa da CCR foi feita em 11 praças de pedágio em sete rodovias sob administração da concessionária, totalizando 1.610 quilômetros de estradas. Dos entrevistados, 80%, ou 7.110, foram homens e 20% mulheres, o equivalente a 1.869. Os motoristas eram questionados sobre incômodos ocorridos nos últimos 30 dias com algum tipo de comportamento no trânsito, sendo permitido apontar mais de uma causa.
O levantamento mostra diferenças entre homens e mulheres. Trafegar devagar é um incômodo para 13% das motoristas. Enquanto para os homens, esse item alcançou 20% dos entrevistados. O carro colado na traseira, por outro lado, incomoda 21% das mulheres e 15% dos homens.
Classificada como “gravíssima” pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a infração por uso de celular ao volante pesa no bolso. São R$ 283,47, além de sete pontos anotados na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
A multa pode ainda ser combinada com outro tipo de infração, a condução de veículo sem as duas mãos ao voltante, que custa R$ 130,16 e rende mais cinco pontos na carteira.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Usar celular no volante é coisa de gente sem vergonha, cretinos que só aprendem na desgraça, isso se a desgraça não matar antes do aprendizado.
O que mais me irrita no transito são os motoristas que ficam trancando a faixa da esquerda.
Eu poderia fazer aqui uma lista enorme do que me incomoda no trânsito, mas iria jogar aqui o mais do mesmo…
Essa reportagem não trouxe uma solução clara de como não sentir raiva ou medo, e creio que o pulo do gato é não dar importância para o que acontece no trânsito, mas sim atentos aos perigos.
Eu mesmo sempre medito antes de dirigir.
Em complemento eu prático a direção defensiva ensinada para renovar a carteira de motorista, pois a minha tem 21 anos e eu tenho 41 anos.
Percebo que quando a gente dirige aplicando a direção defensiva é mais difícil nos envolver em acidentes ou nos irritarmos.
Até 5 meses atrás eu atuava em campo me deslocando diariamente às lojas do cliente que prestava manutenção pelo Rio de Janeiro inteiro. Agora graças a Deus estou em Home Office. Eu SEMPRE dirijo observando mais os veículos que estão mais à frente do que o que está na minha frente propriamente dita (tipo uns 2 ou 3 veículos). Sempre mantenho distância recomendada (às vezes até mais). O que eu já evitei de me envolver em acidente nesses quase 30 anos conduzindo e no tempo que passei atuando em campo não está no gibi. É muita gente fazendo besteira atrás de besteira! RJ é um caos ainda mais nas vias expressas!