Executivos cancelaram nova geração do Chevrolet Camaro

Uma equipa dentro da General Motors trabalhava em tornar a continuidade do esportivo viável, mas o pessoal que paga as contas que decide

chevrolet camaro SS primeira e sexta geração
A sexta geração foi a última (Fotos: Chevrolet | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 19/02/2025 às 10h00

O Chevrolet Camaro teve sua produção encerrada em 2023 e não deixou um sucessor. Existiram rumores de que o nome voltaria em um elétrico, como a Dodge fez com o Charger, porém não passaram de boatos.

Segundo fontes do portal GM Authority, uma equipe da General Motors estava trabalhando em uma proposta para a próxima geração do Camaro. Alguns executivos apoiavam a iniciativa, mas exigiram que ele fosse mais barato de fazer.

chevrolet camaro 327 1969 laranja traseira parado
Ele foi lançado em 1967 para competir contra o Mustang, o modelo da foto é de 1970

VEJA TAMBÉM:

Essa equipe precisava apresentar uma proposta viável de negócio, com estimativas de volume de vendas e lucro. Os resultados não foram animadores para os mandachuvas.

Outra fonte do portal afirmou que o projeto do Chevrolet Camaro de sétima geração não foi totalmente abandonado e ainda circula pela GM. Porém a luz no fim do túnel está cada vez mais fraca.

Desde o fim do Dodge Challenger, também em 2023, que o Ford Mustang reina sozinho no segmento de muscle cars norte-americanos. A Chevrolet concentra os esforços de sua divisão de performance no Corvette de motor central.

chevrolet camaro z28 1991 vermelho frente parado
A cada geração nova ele ficou mais próximo de um esportivo propriamente dito

A General Motors ainda investe pesado em carros elétricos, mas não irá usar o nome Camaro com essa forma de propulsão. Quem compete contra o Mustang Mach-E é o Blazer EV, que também possui visual esportivo e agora recebeu a versão SS com 624 cv.

Um grande impasse para uma nova geração do Chevrolet Camaro é a falta de plataformas para tração traseira com monobloco. A Cadillac ainda utiliza a Alpha para o CT4 e o CT5, a mesma base que era usada pela sexta geração do muscle car.

A única plataforma do tipo que a GM possui em seu portifólio é a VSS-R, que é utilizada pela nova geração do sedã grande Cadillac CT6. Ele é fabricado e vendido apenas na China, o que inviabiliza a produção nos EUA por falta de compartilhamento.

Quem quiser um esportivo da GM com motor dianteiro e tração traseira tem a disposição apenas os Cadillac CT4-V Blackwing e o CT5-V Backwing. O primeiro utiliza um motor V6 biturbo de 479 cv enquanto o segundo tem um V8 6.2 com compressor mecânico e 677 cv. Ambos são oferecidos com câmbio automático ou manual.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário