Novo Chevrolet Corvette ZR1 tem V8 biturbo com mais de 1.000 cv
A versão mais extrema do esportivo norte-americano aproveitou o motor central para entregar força de hipercarro por preço de supercarro
A versão mais extrema do esportivo norte-americano aproveitou o motor central para entregar força de hipercarro por preço de supercarro
Quando a oitava geração do Chevrolet Corvette foi apresentada com o motor em posição central, novas alternativas para deixar o esportivo ainda mais rápidas apareceram. Primeiro veio o Z06, com motor V8 aspirado de comando duplo no cabeçote e virabrequim plano, depois o E-Ray híbrido e agora chega a versão mais extrema: a ZR1.
Esse modelo é o primeiro Corvette turbinado de fábrica e sai da concessionária com impressionantes 1.079 cv. Há 15 anos isso era a potência do Bugatti Veyron e outros hipercarros de valores astronômicos, agora um Chevrolet que custa a fração de uma Ferrari traz quatro dígitos de cavalos vapor.
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A Chevrolet apenas revelou o Corvette ZR1 e adiantou alguns de seus dados, ele só chegará ao mercado em 2025. A montadora garante aceleração de zero a 400 m em 9,7 segundos, atingindo 241 km/h no final da reta.
O carro já foi testado em Nurburgring, com os engenheiros da Chevrolet afirmando que o ZR1 atingiu 320 km/h na Döttinger Höhe. O tempo da volta não foi divulgado, mas parece que estão buscando algum recorde. A velocidade máxima foi prometida para acima de 340 km/h.
Durante o desenvolvimento do Corvette de oitava geração foi criado também o motor V8 5.5 de comando duplo e virabrequim plano, chamado de Gemini. Uma equipe trabalhou na versão aspirada, do Z06, enquanto outra fez o biturbo do ZR1.
A escolha por abandonar o compressor mecânico foi em nome da eficiência. Quanto maior o supercharger, mais potência ele “rouba” do motor. Segundo Dustin Gardner, assistente engenheiro chefe do modelo, o compressor traria uma perda de 200 cv para poder resultar nos 1.000 desejados.
O engenheiro chefe do Corvette, Tadge Juechter, disse para a revista Road And Track que todo o projeto do Corvette C8 e do motor Gemini foi feito pensando nos turbocompressores. O que precisa ser exclusivo no propulsor foi feito assim. Isso quer dizer que apenas o bloco foi reaproveitado do 5.5 aspirado.
Uma diferença é o uso combinado das injeções multiponto no duto com a direta, os outros V8 da Chevrolet usam apenas a injeção direta. Isso significa que existem 16 injetores no Corvette ZR1. A taxa de compressão no motor V8 turbo também é menor, já que a indução forçada compensa isso.
O motor usar cárter seco para, um uma dedicada a lubrificar apenas os turbos. Cada bancada de cilindros tem seu coletor de admissão, a central eletrônica controla o V8 como se fossem dois quatro cilindros independentes para garantir a melhor eficiência.
O Chevrolet Corvette ZR1 utiliza dois turbocompressores BorgWarner, que funcionam com 1,38 bar de pressão. Eles possuem válvulas wastegate controladas eletronicamente, que ajudam a manter os turbos sempre cheios e praticamente acabam com o lag. O carro perdeu o porta-malas dianteiro para receber os intercoolers.
A potência de 1.079 cv é atingida a 7 mil rpm, com a faixa vermelha iniciando em 8 mil rpm. O torque de 114,4 kgfm é atingindo a 6 mil rpm, mas o motor entrega mais de 110 kgfm entre 3 mil e 7 mil rpm.
Toda essa força vai apenas para as rodas traseiras através do câmbio Tremec de dupla embreagem e 8 marchas. A caixa precisou ser reforçada para lidar com toda essa potência.
A Chevrolet apresentou em 2023 o Corvette Z06 GT3.R, que compete na categoria GTE no mundial de endurance. Ele já trazia muito do que vemos no ZR1, como a carroceria ainda mais larga, as tomadas de ar maiores e a tampa do motor com janela dividida.
Os pneus são 275/30 ZR20 na dianteira e 345/25 ZR21 na traseira. Mesmas medidas do Corvette Z06, porém calçados com Michelin Pilot Sport 4Sfeitos sob medida para o torque maior.
O pacote ZTK adiciona pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 R, que são semi-slick de altíssima performance. Para parar toda essa cavalaria foram adotados novos freios com discos de carbono cerâmica.
As rodas o Corvette ZR1 são feitas em fibra de carbono, como as do Z06, porém são ainda mais leves graças ao desenho de 10 raios. A furação delas é diferente para lidar melhor com a potência extra, sai o padrão 5×120 e entra o 5×130.
De série o Corvette ZR1 já conta com um spoiler traseira e aerodinâmica melhorada. O pacote ZTK adiciona um aerofólio maior e com curvatura que permite abrir o porta-malas, molas mais firmes e os pneus já citados.
Pelo que já vimos, não há dúvidas de que esse poderá ser um dos carros mais rápidos do mundo em Nurburgring. A Chevrolet mostrou que ainda há espaço para supercarros puramente a combustão.
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