Corvette comemora 70 anos com versão eletrificada E-Ray

Chevrolet Corvette E-Ray combina V8 Small Block, com unidade elétrica dedicada às rodas dianteiras, e potência combinada de 655 cv

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Chevrolete iniciará as vendas do Corvette E-Ray este ano, partindo do equivalente a R$ 530 mil (Fotos: GM | Divulgação)
Por AutoPapo
Publicado em 17/01/2023 às 17h56

Depois que a Ferrari fabricou um SUV, tudo é permitido no planeta Terra. A Chevrolet acaba de lançar o Corvette E-Ray, versão eletrificada do ícone norte-americano, que também passa a ser o primeiro Vette com tração integral.

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O Corvette híbrido acaba de ser apresentado ao mercado. Ele é o presente de 70 anos do esportivo de Detroit, que foi apresentado em janeiro de 1953 no Motorama, que era um salão do automóvel que acontecia em Nova York.

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No Corvette híbrido, motor elétrico traciona apenas as rodas dianteiras

Um fato curioso é que a General Motors não esconde que suas pretensões de eletrificações priorizam modelos 100% elétricos, sem dar muita bola para híbridos ou híbridos plug-in. Mas no caso do Vette, a GM adotou uma estratégia parecida com fabricantes de esportivos europeus, como a Ferrari tem feito com LaFerrari, SF90 e 296 GTB: combinando motores elétricos com suas unidades térmicas.

E uma das razões é fato de como seria a recepção de um Corvette sem um V8 sob o capô? O E-Ray utiliza o conhecido LS2 Small Block, um V8 6.2, de aspiração natural, de 495 cv e 65 kgfm de torque e uma unidade elétrica de 160 cv e 17,3 kgfm de torque. A soma dos dois motores garante 655 cv.

Motor do Corvette híbrido

O V8 é montado em posição central posterior (atrás do banco do motorista) e traciona as rodas traseiras. Já o motorzinho elétrico é montado junto ao eixo dianteiro. A configuração faz do Vette um carro com tração integral, que a GM chama eAWD.

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Potência combinada do Corvette E-Ray é de 655 cv

A unidade elétrica é alimentada por uma pequena bateria de 1,9 kWh, instalada entre os bancos. A recarga das células é feita com uso de energia regenerativa em condições de inércia (movimento das rodas) e também da frenagem.

A GM não informa qual a autonomia, uma vez que esse tem função de auxiliar o V8. Este que por sua vez pode operar apenas com metade dos cilindros, em situações de baixa demanda de torque.

Ou seja, em velocidades estáveis e baixa rotação. Segundo a Chevrolet, o Vette pode acelerar a até 70 km/h usando apenas a eletricidade.

Preço do Corvette E-Ray

O Corvette E-Ray já teve sua produção iniciada na planta de Bowling Green, no estado do Kentucky. As vendas terão início ainda esse ano, com valores que partem de US$ 104 mil (R$ 530 mil).

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