Corvette comemora 70 anos com versão eletrificada E-Ray
Chevrolet Corvette E-Ray combina V8 Small Block, com unidade elétrica dedicada às rodas dianteiras, e potência combinada de 655 cv
Chevrolet Corvette E-Ray combina V8 Small Block, com unidade elétrica dedicada às rodas dianteiras, e potência combinada de 655 cv
Depois que a Ferrari fabricou um SUV, tudo é permitido no planeta Terra. A Chevrolet acaba de lançar o Corvette E-Ray, versão eletrificada do ícone norte-americano, que também passa a ser o primeiro Vette com tração integral.
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O Corvette híbrido acaba de ser apresentado ao mercado. Ele é o presente de 70 anos do esportivo de Detroit, que foi apresentado em janeiro de 1953 no Motorama, que era um salão do automóvel que acontecia em Nova York.
Um fato curioso é que a General Motors não esconde que suas pretensões de eletrificações priorizam modelos 100% elétricos, sem dar muita bola para híbridos ou híbridos plug-in. Mas no caso do Vette, a GM adotou uma estratégia parecida com fabricantes de esportivos europeus, como a Ferrari tem feito com LaFerrari, SF90 e 296 GTB: combinando motores elétricos com suas unidades térmicas.
E uma das razões é fato de como seria a recepção de um Corvette sem um V8 sob o capô? O E-Ray utiliza o conhecido LS2 Small Block, um V8 6.2, de aspiração natural, de 495 cv e 65 kgfm de torque e uma unidade elétrica de 160 cv e 17,3 kgfm de torque. A soma dos dois motores garante 655 cv.
O V8 é montado em posição central posterior (atrás do banco do motorista) e traciona as rodas traseiras. Já o motorzinho elétrico é montado junto ao eixo dianteiro. A configuração faz do Vette um carro com tração integral, que a GM chama eAWD.
A unidade elétrica é alimentada por uma pequena bateria de 1,9 kWh, instalada entre os bancos. A recarga das células é feita com uso de energia regenerativa em condições de inércia (movimento das rodas) e também da frenagem.
A GM não informa qual a autonomia, uma vez que esse tem função de auxiliar o V8. Este que por sua vez pode operar apenas com metade dos cilindros, em situações de baixa demanda de torque.
Ou seja, em velocidades estáveis e baixa rotação. Segundo a Chevrolet, o Vette pode acelerar a até 70 km/h usando apenas a eletricidade.
O Corvette E-Ray já teve sua produção iniciada na planta de Bowling Green, no estado do Kentucky. As vendas terão início ainda esse ano, com valores que partem de US$ 104 mil (R$ 530 mil).
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